Aulas de História nas nuvens : os nós de ensinar História com o Google for Education no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Cláudio Santos Pinto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213010
Resumo: Esta pesquisa reflete sobre o ensino da História com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), buscando potencializar os saberes históricos de forma colaborativa e na interação dos estudantes com o Google for Education. O objetivo geral historiciza o tema da tecnologia em sala de aula mapeando produções que trataram dos temas “ensino de História" e “tecnologias digitais”, observando as metodologias adaptadas para ensinar História com as tecnologias. Em um colégio privado de Porto Alegre, com estudantes imersos na cultura digital, foi importante resgatar os conceitos Cibercultura (LÉVY), Revolução Digital (CHARTIER), Conversão Digital (DOUEIHI) e Web Currículo, (ALMEIDA E SILVA) para perceber as transformações e apropriações geradas com as difusões das tecnologias nas vidas das estudantes. O professor é quem planeja as situações de ensino e, ao mesmo tempo, observa, registra e desenvolve a pesquisa com apoio teórico nas produções de Ana Zavala. Portanto, este estudo tem inspiração na Investigação Prática da prática de ensinar História, com vistas a reafirmar alguns saberes, reformular outros e voltar a olhar a prática. Utilizando as TDICs, três propostas de pesquisas foram estabelecidas envolvendo a História do Brasil em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio. Os estudantes foram orientados a construírem textos multimodais, autorais e com hiperlinks, compartilhando saberes e experiências. As fontes para este estudo foram os materiais resultante das pesquisas, as anotações discentes sobre as aulas e os planejamentos e os registros pós-aulas do próprio professor. De modo provisório, considerou-se estabelecer um maior rigor as normas técnicas, discussões mais voltadas às Teorias da História, com abordagens a História Cultural e Social, estímulos às pesquisas escolares usando o compartilhamento, incitando a autoria e o usos de múltiplas linguagens no ensino de História com tecnologias digitais. A partir do processo estabelecido a própria dissertação tornou-se a dimensão propositiva desta pesquisa.
id URGS_1d9f3aeb474b2664c7129b7bbbc370cd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213010
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Guimarães, Cláudio Santos PintoGil, Carmem Zeli de Vargas2020-08-19T03:39:31Z2020http://hdl.handle.net/10183/213010001116364Esta pesquisa reflete sobre o ensino da História com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), buscando potencializar os saberes históricos de forma colaborativa e na interação dos estudantes com o Google for Education. O objetivo geral historiciza o tema da tecnologia em sala de aula mapeando produções que trataram dos temas “ensino de História" e “tecnologias digitais”, observando as metodologias adaptadas para ensinar História com as tecnologias. Em um colégio privado de Porto Alegre, com estudantes imersos na cultura digital, foi importante resgatar os conceitos Cibercultura (LÉVY), Revolução Digital (CHARTIER), Conversão Digital (DOUEIHI) e Web Currículo, (ALMEIDA E SILVA) para perceber as transformações e apropriações geradas com as difusões das tecnologias nas vidas das estudantes. O professor é quem planeja as situações de ensino e, ao mesmo tempo, observa, registra e desenvolve a pesquisa com apoio teórico nas produções de Ana Zavala. Portanto, este estudo tem inspiração na Investigação Prática da prática de ensinar História, com vistas a reafirmar alguns saberes, reformular outros e voltar a olhar a prática. Utilizando as TDICs, três propostas de pesquisas foram estabelecidas envolvendo a História do Brasil em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio. Os estudantes foram orientados a construírem textos multimodais, autorais e com hiperlinks, compartilhando saberes e experiências. As fontes para este estudo foram os materiais resultante das pesquisas, as anotações discentes sobre as aulas e os planejamentos e os registros pós-aulas do próprio professor. De modo provisório, considerou-se estabelecer um maior rigor as normas técnicas, discussões mais voltadas às Teorias da História, com abordagens a História Cultural e Social, estímulos às pesquisas escolares usando o compartilhamento, incitando a autoria e o usos de múltiplas linguagens no ensino de História com tecnologias digitais. A partir do processo estabelecido a própria dissertação tornou-se a dimensão propositiva desta pesquisa.This research reflects on teaching History with Digital Information and Communication Technologies (DICTs), aiming to enhance the historical knowledge in a collaborative way and in the students’ interaction with Google for Education. The general objective historicizes the technology in the classroom theme by mapping productions that have already addressed the themes "History teaching" and "digital technologies", observing the methodologies adapted to teach history with technology. In a private school in Porto Alegre, with students immersed in a digital culture, it was important to retrieve the concepts Cyberculture (LÉVY), Digital Revolution (CHARTIER), Digital Conversion (DOUEIHI), and Web Curriculum (ALMEIDA E SILVA) to observe the transformations and appropriations generated by the technology diffusion in the students’ lives. The teacher is the one who plans the teaching situations and, at the same time, observes, records and develops the research with theoretical support in Ana Zavala's productions. Therefore, this study is inspired by the Practical investigation of the History teaching practice, in order to reaffirm some knowledge, revise others and look at the practice again. Using DICTs, three research proposals were established involving the history of Brazil in two classes in the third year of high school. Students were instructed to build multimodal, authorial and hyperlinked texts, sharing knowledge and experiences. The sources for this study were the materials originated from research, the students’ notes about the classes and the teacher’s plans and post-class records. Temporarily, it was considered to establish great strictness to technical norms, discussions more focused on Theories of History, with approaches to Cultural and Social History, stimuli to school research using sharing, inciting authorship and the uses of multiple languages in History teaching with digital technology. After establishing the process, the dissertation itself developed into the propositional dimension of this research.application/pdfporEnsino de históriaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Cultura digitalEducação a distânciaHistory TeachingDigital CultureGoogle for EducationDigital Information and Communication Technologies (DICTs)Aulas de História nas nuvens : os nós de ensinar História com o Google for Education no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116364.pdf.txt001116364.pdf.txtExtracted Texttext/plain432510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213010/2/001116364.pdf.txt609c6a7a9f1227d6d266a5866d0bf052MD52ORIGINAL001116364.pdfTexto completoapplication/pdf2741350http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213010/1/001116364.pdfc15aaa13997e2ac7dceae4d93c27fa23MD5110183/2130102020-08-20 03:38:10.717425oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213010Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-08-20T06:38:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aulas de História nas nuvens : os nós de ensinar História com o Google for Education no Ensino Médio
title Aulas de História nas nuvens : os nós de ensinar História com o Google for Education no Ensino Médio
spellingShingle Aulas de História nas nuvens : os nós de ensinar História com o Google for Education no Ensino Médio
Guimarães, Cláudio Santos Pinto
Ensino de história
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Cultura digital
Educação a distância
History Teaching
Digital Culture
Google for Education
Digital Information and Communication Technologies (DICTs)
title_short Aulas de História nas nuvens : os nós de ensinar História com o Google for Education no Ensino Médio
title_full Aulas de História nas nuvens : os nós de ensinar História com o Google for Education no Ensino Médio
title_fullStr Aulas de História nas nuvens : os nós de ensinar História com o Google for Education no Ensino Médio
title_full_unstemmed Aulas de História nas nuvens : os nós de ensinar História com o Google for Education no Ensino Médio
title_sort Aulas de História nas nuvens : os nós de ensinar História com o Google for Education no Ensino Médio
author Guimarães, Cláudio Santos Pinto
author_facet Guimarães, Cláudio Santos Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Cláudio Santos Pinto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
contributor_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Cultura digital
Educação a distância
topic Ensino de história
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Cultura digital
Educação a distância
History Teaching
Digital Culture
Google for Education
Digital Information and Communication Technologies (DICTs)
dc.subject.eng.fl_str_mv History Teaching
Digital Culture
Google for Education
Digital Information and Communication Technologies (DICTs)
description Esta pesquisa reflete sobre o ensino da História com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), buscando potencializar os saberes históricos de forma colaborativa e na interação dos estudantes com o Google for Education. O objetivo geral historiciza o tema da tecnologia em sala de aula mapeando produções que trataram dos temas “ensino de História" e “tecnologias digitais”, observando as metodologias adaptadas para ensinar História com as tecnologias. Em um colégio privado de Porto Alegre, com estudantes imersos na cultura digital, foi importante resgatar os conceitos Cibercultura (LÉVY), Revolução Digital (CHARTIER), Conversão Digital (DOUEIHI) e Web Currículo, (ALMEIDA E SILVA) para perceber as transformações e apropriações geradas com as difusões das tecnologias nas vidas das estudantes. O professor é quem planeja as situações de ensino e, ao mesmo tempo, observa, registra e desenvolve a pesquisa com apoio teórico nas produções de Ana Zavala. Portanto, este estudo tem inspiração na Investigação Prática da prática de ensinar História, com vistas a reafirmar alguns saberes, reformular outros e voltar a olhar a prática. Utilizando as TDICs, três propostas de pesquisas foram estabelecidas envolvendo a História do Brasil em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio. Os estudantes foram orientados a construírem textos multimodais, autorais e com hiperlinks, compartilhando saberes e experiências. As fontes para este estudo foram os materiais resultante das pesquisas, as anotações discentes sobre as aulas e os planejamentos e os registros pós-aulas do próprio professor. De modo provisório, considerou-se estabelecer um maior rigor as normas técnicas, discussões mais voltadas às Teorias da História, com abordagens a História Cultural e Social, estímulos às pesquisas escolares usando o compartilhamento, incitando a autoria e o usos de múltiplas linguagens no ensino de História com tecnologias digitais. A partir do processo estabelecido a própria dissertação tornou-se a dimensão propositiva desta pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-19T03:39:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/213010
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116364
url http://hdl.handle.net/10183/213010
identifier_str_mv 001116364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213010/2/001116364.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213010/1/001116364.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 609c6a7a9f1227d6d266a5866d0bf052
c15aaa13997e2ac7dceae4d93c27fa23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085531843821568