Modos de dizer e ver educação (e) matemática : a incitação à reflexão como dispositivo em um curso de formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Fernando Cézar Ripe da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98636
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado pretende discutir e analisar dois imperativos enunciados nas Engenharias Didáticas de alunos- professores – que frequentaram o Curso de Especialização para professores de Matemática (UAB/IMAT-UFRGS), na modalidade a Distância – e que produziram efeitos nos seus modos de dizer e ver Educação (e) Matemática. O material empírico que tomei para análise faz parte do jogo avaliativo instituído por esse Curso de Especialização. Neste jogo destaca-se a produção de “práticas inovadoras” no ensino de matemática pelos alunos-professores que realizaram o desenvolvimento de suas atividades no Polo de Rosário do Sul/RS. Este estudo apresenta um exercício teórico, dos principais conceitos presentes nas obras do pensador Michel Foucault e de autores afins – Deleuze, Larrosa, Bujes, Bello, entre outros – que nos permitem refletir como o sujeito professor se constitui. Conclui-se, a partir dos enunciáveis recorrentes que foram capturados nas produções escritas dos sujeitos-docentes, o funcionamento de dispositivos disciplinadores que operam a proliferação discursiva de dois imperativos, quais sejam: (i) a incorporação de saberes matemáticos não institucionalizados às práticas escolares; (ii) a indicação da utilização de ferramentas tecnológicas como potencializadoras do processo de ensino e aprendizagem de matemática.
id URGS_45823355ecde6d06d2b29fa64ec287cb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98636
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cruz, Fernando Cézar Ripe daLópez Bello, Samuel Edmundo2014-07-25T02:08:26Z2011http://hdl.handle.net/10183/98636000922742A presente Dissertação de Mestrado pretende discutir e analisar dois imperativos enunciados nas Engenharias Didáticas de alunos- professores – que frequentaram o Curso de Especialização para professores de Matemática (UAB/IMAT-UFRGS), na modalidade a Distância – e que produziram efeitos nos seus modos de dizer e ver Educação (e) Matemática. O material empírico que tomei para análise faz parte do jogo avaliativo instituído por esse Curso de Especialização. Neste jogo destaca-se a produção de “práticas inovadoras” no ensino de matemática pelos alunos-professores que realizaram o desenvolvimento de suas atividades no Polo de Rosário do Sul/RS. Este estudo apresenta um exercício teórico, dos principais conceitos presentes nas obras do pensador Michel Foucault e de autores afins – Deleuze, Larrosa, Bujes, Bello, entre outros – que nos permitem refletir como o sujeito professor se constitui. Conclui-se, a partir dos enunciáveis recorrentes que foram capturados nas produções escritas dos sujeitos-docentes, o funcionamento de dispositivos disciplinadores que operam a proliferação discursiva de dois imperativos, quais sejam: (i) a incorporação de saberes matemáticos não institucionalizados às práticas escolares; (ii) a indicação da utilização de ferramentas tecnológicas como potencializadoras do processo de ensino e aprendizagem de matemática.This master’s degree thesis wants to discuss and analyze these recurring statements in Engineering Teaching, which constitute the discursive practices of students-teachers - who attended the Specialization Course for Teachers of Mathematics (UAB / IMAT-UFRGS), in distance module - and that produce of effects in their ways of saying and see the education and the mathematics. The empirical analysis that was made the evaluative part of the game established by the Post Graduate Course. In this game there is the production of "innovative practices" in teaching of mathematics student, teachers who completed the development of this activities at the Polo of Rosario do Sul / RS. This examination has proposed a theoretical exercise, the main of conceptions in the works of the philosopher Michel Foucault and authors alike – Deleuze, Larrosa, Eizirik, Bujes, Bello, and others – that allow us to reflect how the individual teacher’s made. It follows from the recurrent enunciable who were captured in the written production of subject-teachers, disciplining the functioning of devices that operate the proliferation of two imperative discursives, namely: (i) the incorporation of mathematical knowledge to non-institutionalized school practices (ii) an indication of the use of technological tools such as potentiating the process of teaching and learning of mathematics.application/pdfporMatemáticaEducação continuadaProfessorEnsino a distânciaMath educationContinuing education teacherDeviceSubjectDistance education (EAD)Modos de dizer e ver educação (e) matemática : a incitação à reflexão como dispositivo em um curso de formação continuadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000922742.pdf.txt000922742.pdf.txtExtracted Texttext/plain265950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98636/2/000922742.pdf.txtfa55350127f64d5748ed6a53cc167fa1MD52ORIGINAL000922742.pdf000922742.pdfTexto completoapplication/pdf1284763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98636/1/000922742.pdf24739cd39442cccc3d7a28260d797ed6MD51THUMBNAIL000922742.pdf.jpg000922742.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98636/3/000922742.pdf.jpg4e0e9f5a53df705b5ba0f73423b92f8eMD5310183/986362021-12-06 05:42:01.038965oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:42:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modos de dizer e ver educação (e) matemática : a incitação à reflexão como dispositivo em um curso de formação continuada
title Modos de dizer e ver educação (e) matemática : a incitação à reflexão como dispositivo em um curso de formação continuada
spellingShingle Modos de dizer e ver educação (e) matemática : a incitação à reflexão como dispositivo em um curso de formação continuada
Cruz, Fernando Cézar Ripe da
Matemática
Educação continuada
Professor
Ensino a distância
Math education
Continuing education teacher
Device
Subject
Distance education (EAD)
title_short Modos de dizer e ver educação (e) matemática : a incitação à reflexão como dispositivo em um curso de formação continuada
title_full Modos de dizer e ver educação (e) matemática : a incitação à reflexão como dispositivo em um curso de formação continuada
title_fullStr Modos de dizer e ver educação (e) matemática : a incitação à reflexão como dispositivo em um curso de formação continuada
title_full_unstemmed Modos de dizer e ver educação (e) matemática : a incitação à reflexão como dispositivo em um curso de formação continuada
title_sort Modos de dizer e ver educação (e) matemática : a incitação à reflexão como dispositivo em um curso de formação continuada
author Cruz, Fernando Cézar Ripe da
author_facet Cruz, Fernando Cézar Ripe da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Fernando Cézar Ripe da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
contributor_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Educação continuada
Professor
Ensino a distância
topic Matemática
Educação continuada
Professor
Ensino a distância
Math education
Continuing education teacher
Device
Subject
Distance education (EAD)
dc.subject.eng.fl_str_mv Math education
Continuing education teacher
Device
Subject
Distance education (EAD)
description A presente Dissertação de Mestrado pretende discutir e analisar dois imperativos enunciados nas Engenharias Didáticas de alunos- professores – que frequentaram o Curso de Especialização para professores de Matemática (UAB/IMAT-UFRGS), na modalidade a Distância – e que produziram efeitos nos seus modos de dizer e ver Educação (e) Matemática. O material empírico que tomei para análise faz parte do jogo avaliativo instituído por esse Curso de Especialização. Neste jogo destaca-se a produção de “práticas inovadoras” no ensino de matemática pelos alunos-professores que realizaram o desenvolvimento de suas atividades no Polo de Rosário do Sul/RS. Este estudo apresenta um exercício teórico, dos principais conceitos presentes nas obras do pensador Michel Foucault e de autores afins – Deleuze, Larrosa, Bujes, Bello, entre outros – que nos permitem refletir como o sujeito professor se constitui. Conclui-se, a partir dos enunciáveis recorrentes que foram capturados nas produções escritas dos sujeitos-docentes, o funcionamento de dispositivos disciplinadores que operam a proliferação discursiva de dois imperativos, quais sejam: (i) a incorporação de saberes matemáticos não institucionalizados às práticas escolares; (ii) a indicação da utilização de ferramentas tecnológicas como potencializadoras do processo de ensino e aprendizagem de matemática.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-25T02:08:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98636
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922742
url http://hdl.handle.net/10183/98636
identifier_str_mv 000922742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98636/2/000922742.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98636/1/000922742.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98636/3/000922742.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fa55350127f64d5748ed6a53cc167fa1
24739cd39442cccc3d7a28260d797ed6
4e0e9f5a53df705b5ba0f73423b92f8e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309051196702720