A Utilização de guias de execução como estratégia de memorização do primeiro movimento da Partita em Lá menor de J.S. Bach (BWV 1013) para flauta solo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ariel da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130007
Resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de guias de execução como estratégia de memorização da Allemande da Partita em Lá menor de J. S. Bach (BWV 1013) para flauta solo. O referencial teórico foi o estudo realizado por Roger Chaffin et. al 2010: Preparing for memorized cello performance: the role of performance cues. A pesquisa foi realizada através de auto-estudo, tendo o próprio autor como sujeito. A coleta de dados foi realizada através de onze sessões de estudo e duas apresentações públicas com registros em áudio e vídeo e diários de estudos. Para verificar a eficácia da memorização, a peça foi escrita de memória após um mês da última apresentação. Como resultado a pesquisa apontou a eficácia da utilização dos guias de execução onde a respiração atuou como um guia estrutural na obra escolhida. A pesquisa destaca a utilização de guias de execução como estratégia para aumentar o controle e eficiência em uma performance de memória.
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spelling Alves, Ariel da SilvaWinter, Leonardo Loureiro2015-11-20T02:38:17Z2015http://hdl.handle.net/10183/130007000977872A pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de guias de execução como estratégia de memorização da Allemande da Partita em Lá menor de J. S. Bach (BWV 1013) para flauta solo. O referencial teórico foi o estudo realizado por Roger Chaffin et. al 2010: Preparing for memorized cello performance: the role of performance cues. A pesquisa foi realizada através de auto-estudo, tendo o próprio autor como sujeito. A coleta de dados foi realizada através de onze sessões de estudo e duas apresentações públicas com registros em áudio e vídeo e diários de estudos. Para verificar a eficácia da memorização, a peça foi escrita de memória após um mês da última apresentação. Como resultado a pesquisa apontou a eficácia da utilização dos guias de execução onde a respiração atuou como um guia estrutural na obra escolhida. A pesquisa destaca a utilização de guias de execução como estratégia para aumentar o controle e eficiência em uma performance de memória.This research aims to investigate the use of performance cues as a strategy to memorize a solo piece for flute by J. S. Bach (Allemande, BWV 1013). The theoretical framework was the study developed by Roger Chaffin et. al (2010): Preparing for memorized cello performance: the role of performance cues. The qualitative survey was developed through self-study, having the author himself as the subject. The data were collected through eleven study sessions and two public performances recorded on audio and video and registered on study diaries. To verify the efficiency of the memorization, the piece was written a month after the last performance. As a result, the research showed the efficiency the use of performance cues where breathing acted as a structural guide in the chosen piece. This research highlights the use of performance cues as a strategy to enhance control and efficiency in a performance by memory.application/pdfporGuia de execuçãoBach, Johann Sebastian, 1685-1750Memorização musicalFlauta (Música)Práticas interpretativas (Música)MemorizationPerformance cuesFluteBWV 1013A Utilização de guias de execução como estratégia de memorização do primeiro movimento da Partita em Lá menor de J.S. Bach (BWV 1013) para flauta soloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000977872.pdf000977872.pdfTexto completoapplication/pdf2055068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130007/1/000977872.pdf6e546fbd9d6eebe8839d15471e6b675aMD51TEXT000977872.pdf.txt000977872.pdf.txtExtracted Texttext/plain108239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130007/2/000977872.pdf.txt0aa39d03d57460e5aced98551a1cfdd7MD52THUMBNAIL000977872.pdf.jpg000977872.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130007/3/000977872.pdf.jpg521ba1535c914fb45ebd2148032cabeeMD5310183/1300072018-10-25 09:18:17.069oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:18:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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