O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alípio, Alisson Cardoso Monteiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28065
Resumo: Este trabalho trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (original para violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver uma digitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais do presente autor. Para tal, foi estabelecido um modelo de análise, onde a textura musical é dividida e classificada, com base em referenciais teóricos, como: melódica, harmônica, motívica e polifônica. Ao analisar as digitações usadas em transcrições, e compará-las às desta pesquisa, concluímos que se pode ter autonomia para contestar uma digitação grafada, pois ela reflete nada mais que as decisões do seu autor, sejam musicais ou técnicas. A partir disto, podemos deduzir que elas se alteram conforme as nossas próprias decisões.
id URGS_47e46ab24e00a0f64ee670b0b26374ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28065
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Alípio, Alisson Cardoso MonteiroWolff, Daniel2011-03-12T06:01:07Z2010http://hdl.handle.net/10183/28065000767084Este trabalho trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (original para violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver uma digitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais do presente autor. Para tal, foi estabelecido um modelo de análise, onde a textura musical é dividida e classificada, com base em referenciais teóricos, como: melódica, harmônica, motívica e polifônica. Ao analisar as digitações usadas em transcrições, e compará-las às desta pesquisa, concluímos que se pode ter autonomia para contestar uma digitação grafada, pois ela reflete nada mais que as decisões do seu autor, sejam musicais ou técnicas. A partir disto, podemos deduzir que elas se alteram conforme as nossas próprias decisões.This work deals with the process of elaborating guitar fingerings for J. S. Bach’s Ciaccona BWV 1004 (original for violin). The aim was to develop a left hand fingering able to reflect the musical intentions of the present author. To this end, a model of analysis was established, in which the musical texture is divided and classified, based on theoretical references, into the following categories: melodic, harmonic, motivic and polyphonic. By analyzing the fingering used on transcriptions, and comparing it with the results of this research, we conclude that we can question a suggested fingering, because it reflects nothing more than the decisions of its author, whether musical or technical. From this we can deduce that they change according to our own decisions.application/pdfporViolão : Transcrição musicalMelodia polifônicaDigitaçãoClassical guitarFingeringTranscriptionMotivePolyphonic melodyO processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000767084.pdf000767084.pdfTexto completoapplication/pdf3260832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28065/1/000767084.pdfc0659caf6ae4acef717ab305fda4a635MD51TEXT000767084.pdf.txt000767084.pdf.txtExtracted Texttext/plain326922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28065/2/000767084.pdf.txt5f910c47e33a9d65aedd2605bc7ab1eeMD52THUMBNAIL000767084.pdf.jpg000767084.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28065/3/000767084.pdf.jpg12814b0dbbbcc1e7a947103506010e96MD5310183/280652018-10-23 09:13:22.164oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28065Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:13:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
title O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
spellingShingle O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
Alípio, Alisson Cardoso Monteiro
Violão : Transcrição musical
Melodia polifônica
Digitação
Classical guitar
Fingering
Transcription
Motive
Polyphonic melody
title_short O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
title_full O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
title_fullStr O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
title_full_unstemmed O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
title_sort O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
author Alípio, Alisson Cardoso Monteiro
author_facet Alípio, Alisson Cardoso Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alípio, Alisson Cardoso Monteiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wolff, Daniel
contributor_str_mv Wolff, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Violão : Transcrição musical
Melodia polifônica
Digitação
topic Violão : Transcrição musical
Melodia polifônica
Digitação
Classical guitar
Fingering
Transcription
Motive
Polyphonic melody
dc.subject.eng.fl_str_mv Classical guitar
Fingering
Transcription
Motive
Polyphonic melody
description Este trabalho trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (original para violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver uma digitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais do presente autor. Para tal, foi estabelecido um modelo de análise, onde a textura musical é dividida e classificada, com base em referenciais teóricos, como: melódica, harmônica, motívica e polifônica. Ao analisar as digitações usadas em transcrições, e compará-las às desta pesquisa, concluímos que se pode ter autonomia para contestar uma digitação grafada, pois ela reflete nada mais que as decisões do seu autor, sejam musicais ou técnicas. A partir disto, podemos deduzir que elas se alteram conforme as nossas próprias decisões.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-12T06:01:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28065
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000767084
url http://hdl.handle.net/10183/28065
identifier_str_mv 000767084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28065/1/000767084.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28065/2/000767084.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28065/3/000767084.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c0659caf6ae4acef717ab305fda4a635
5f910c47e33a9d65aedd2605bc7ab1ee
12814b0dbbbcc1e7a947103506010e96
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308999612006400