O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28065 |
Resumo: | Este trabalho trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (original para violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver uma digitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais do presente autor. Para tal, foi estabelecido um modelo de análise, onde a textura musical é dividida e classificada, com base em referenciais teóricos, como: melódica, harmônica, motívica e polifônica. Ao analisar as digitações usadas em transcrições, e compará-las às desta pesquisa, concluímos que se pode ter autonomia para contestar uma digitação grafada, pois ela reflete nada mais que as decisões do seu autor, sejam musicais ou técnicas. A partir disto, podemos deduzir que elas se alteram conforme as nossas próprias decisões. |
id |
URGS_47e46ab24e00a0f64ee670b0b26374ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28065 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Alípio, Alisson Cardoso MonteiroWolff, Daniel2011-03-12T06:01:07Z2010http://hdl.handle.net/10183/28065000767084Este trabalho trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (original para violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver uma digitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais do presente autor. Para tal, foi estabelecido um modelo de análise, onde a textura musical é dividida e classificada, com base em referenciais teóricos, como: melódica, harmônica, motívica e polifônica. Ao analisar as digitações usadas em transcrições, e compará-las às desta pesquisa, concluímos que se pode ter autonomia para contestar uma digitação grafada, pois ela reflete nada mais que as decisões do seu autor, sejam musicais ou técnicas. A partir disto, podemos deduzir que elas se alteram conforme as nossas próprias decisões.This work deals with the process of elaborating guitar fingerings for J. S. Bach’s Ciaccona BWV 1004 (original for violin). The aim was to develop a left hand fingering able to reflect the musical intentions of the present author. To this end, a model of analysis was established, in which the musical texture is divided and classified, based on theoretical references, into the following categories: melodic, harmonic, motivic and polyphonic. By analyzing the fingering used on transcriptions, and comparing it with the results of this research, we conclude that we can question a suggested fingering, because it reflects nothing more than the decisions of its author, whether musical or technical. From this we can deduce that they change according to our own decisions.application/pdfporViolão : Transcrição musicalMelodia polifônicaDigitaçãoClassical guitarFingeringTranscriptionMotivePolyphonic melodyO processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000767084.pdf000767084.pdfTexto completoapplication/pdf3260832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28065/1/000767084.pdfc0659caf6ae4acef717ab305fda4a635MD51TEXT000767084.pdf.txt000767084.pdf.txtExtracted Texttext/plain326922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28065/2/000767084.pdf.txt5f910c47e33a9d65aedd2605bc7ab1eeMD52THUMBNAIL000767084.pdf.jpg000767084.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28065/3/000767084.pdf.jpg12814b0dbbbcc1e7a947103506010e96MD5310183/280652018-10-23 09:13:22.164oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28065Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:13:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach |
title |
O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach |
spellingShingle |
O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach Alípio, Alisson Cardoso Monteiro Violão : Transcrição musical Melodia polifônica Digitação Classical guitar Fingering Transcription Motive Polyphonic melody |
title_short |
O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach |
title_full |
O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach |
title_fullStr |
O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach |
title_full_unstemmed |
O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach |
title_sort |
O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach |
author |
Alípio, Alisson Cardoso Monteiro |
author_facet |
Alípio, Alisson Cardoso Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alípio, Alisson Cardoso Monteiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wolff, Daniel |
contributor_str_mv |
Wolff, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violão : Transcrição musical Melodia polifônica Digitação |
topic |
Violão : Transcrição musical Melodia polifônica Digitação Classical guitar Fingering Transcription Motive Polyphonic melody |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Classical guitar Fingering Transcription Motive Polyphonic melody |
description |
Este trabalho trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (original para violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver uma digitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais do presente autor. Para tal, foi estabelecido um modelo de análise, onde a textura musical é dividida e classificada, com base em referenciais teóricos, como: melódica, harmônica, motívica e polifônica. Ao analisar as digitações usadas em transcrições, e compará-las às desta pesquisa, concluímos que se pode ter autonomia para contestar uma digitação grafada, pois ela reflete nada mais que as decisões do seu autor, sejam musicais ou técnicas. A partir disto, podemos deduzir que elas se alteram conforme as nossas próprias decisões. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-12T06:01:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/28065 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000767084 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/28065 |
identifier_str_mv |
000767084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28065/1/000767084.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28065/2/000767084.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28065/3/000767084.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c0659caf6ae4acef717ab305fda4a635 5f910c47e33a9d65aedd2605bc7ab1ee 12814b0dbbbcc1e7a947103506010e96 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736844121899008 |