Teoria da digitação : um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alípio, Alisson Cardoso Monteiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103340
Resumo: Este trabalho trata da investigação dos princípios metodológicos necessários ao processo de digitação ao violão. Para tal, parâmetros digitacionais são convertidos em um protocolo de instâncias (exposição dos casos, aplicação dos comandos, avaliação das circunstâncias, gerenciamento das consequências e julgamento das condições), as quais são mediadas por princípios e circundadas por perspectivas, formando, assim, um cenário digitacional. Por meio de um processo de inferências, concluímos que a fluência sonora, independentemente de posicionamentos estéticos, é uma condição básica para uma execução satisfatória ao violão; por dedução, vimos que a capacidade de se tocar legato é o principal elemento desse ideal. Verificamos, também, que a digitação é, em termos, pessoal, pois todas as suas instâncias são de interação dialética entre sujeito e objeto; mas não completamente, pois cada instância é regida por princípios que não dizem respeito, exclusivamente, ao indivíduo. Observamos, por fim, que a construção de um cenário digitacional não é um meio de se encontrar a melhor digitação, mas sim, de buscá-la, pois o princípio básico em que ela se opera é a organização dos saberes que o executante mobiliza em seu processo.
id URGS_9851ca39d7fd30d6dd25535debbba90f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103340
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Alípio, Alisson Cardoso MonteiroWolff, Daniel2014-09-17T02:12:05Z2014http://hdl.handle.net/10183/103340000936914Este trabalho trata da investigação dos princípios metodológicos necessários ao processo de digitação ao violão. Para tal, parâmetros digitacionais são convertidos em um protocolo de instâncias (exposição dos casos, aplicação dos comandos, avaliação das circunstâncias, gerenciamento das consequências e julgamento das condições), as quais são mediadas por princípios e circundadas por perspectivas, formando, assim, um cenário digitacional. Por meio de um processo de inferências, concluímos que a fluência sonora, independentemente de posicionamentos estéticos, é uma condição básica para uma execução satisfatória ao violão; por dedução, vimos que a capacidade de se tocar legato é o principal elemento desse ideal. Verificamos, também, que a digitação é, em termos, pessoal, pois todas as suas instâncias são de interação dialética entre sujeito e objeto; mas não completamente, pois cada instância é regida por princípios que não dizem respeito, exclusivamente, ao indivíduo. Observamos, por fim, que a construção de um cenário digitacional não é um meio de se encontrar a melhor digitação, mas sim, de buscá-la, pois o princípio básico em que ela se opera é a organização dos saberes que o executante mobiliza em seu processo.This work deals with the investigation of the methodological principles necessary to the process of elaborating guitar fingerings. To this end, fingering parameters are converted into a protocol of instances (exposure of the cases, application of the commands, assessment of the circumstances, management of the consequences and judgment of the conditions), which are mediated by principles and surrounded by perspectives, thus forming a fingering scenario. Through a process of inference, we conclude that the sound fluency, independently of aesthetic positioning, is a basic condition for a satisfactory performance on guitar; by deduction, we have seen that the ability to play legato is the main element of this ideal. We also verified that fingering is, in terms, a matter of personal choice because all its instances are dialectical interaction between subject and object; but not completely so, because each instance is governed by principles which do not concern exclusively the individual. We note, finally, that the construction of a fingering scenario is not a way to find the best fingering, but, to seek it, because the basic principle on which it operates is the organization of acknowledgments that the performer mobilizes in his process.Este trabajo se ocupa de la investigación de los principios metodológicos necesarios para el proceso de elaboración de la digitación en la guitarra. Con este fin, parámetros de digitación se convierten en un protocolo de instancias (la exposición de los casos, la aplicación de los comandos, la evaluación de las circunstancias, la administración de las consecuencias y el juicio de las condiciones), que están mediadas por principios y rodeadas de perspectivas, formando así un escenario de digitación. A través de un proceso de inferencia, llegamos a la conclusión de que la fluidez del sonido, independientemente de las posiciones estéticas, es una condición básica para una ejecución satisfactoria en la guitarra; por deducción, hemos visto que la capacidad de tocar legato es el elemento principal de este ideal. También verificamos que la digitación es, en términos, personal, porque todas las instancias son una interacción dialéctica entre el sujeto y el objeto; pero no completamente, porque cada instancia se rige por principios que no se refieren exclusivamente a la persona. Observamos, por último, que la construcción de un escenario de digitación no es una manera de encontrar la mejor digitación, sino buscarla, porque el principio básico en el que opera es la organización de los conocimientos que el intérprete moviliza en su proceso.application/pdfporViolão : TécnicaDedilhadoMetodologiaDigitaçãoClassical guitarLeft-hand fingeringRight-hand fingeringTechnical demandsMethodological principlesGuitarra clásicaDigitación de mano izquierdaDigitación de mano derechaExigencias técnicasPrincipios metodológicosTeoria da digitação : um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000936914.pdf000936914.pdfTexto completoapplication/pdf5369316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103340/1/000936914.pdf5676f74e0d18ad90d058e5d435490a97MD51TEXT000936914.pdf.txt000936914.pdf.txtExtracted Texttext/plain353724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103340/2/000936914.pdf.txt71ada54ac10b5f1349fab892f6813e39MD52THUMBNAIL000936914.pdf.jpg000936914.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103340/3/000936914.pdf.jpgac4c7ff95a34a4228c3793ff9df14d06MD5310183/1033402018-10-24 08:56:14.469oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103340Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-24T11:56:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teoria da digitação : um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violão
title Teoria da digitação : um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violão
spellingShingle Teoria da digitação : um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violão
Alípio, Alisson Cardoso Monteiro
Violão : Técnica
Dedilhado
Metodologia
Digitação
Classical guitar
Left-hand fingering
Right-hand fingering
Technical demands
Methodological principles
Guitarra clásica
Digitación de mano izquierda
Digitación de mano derecha
Exigencias técnicas
Principios metodológicos
title_short Teoria da digitação : um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violão
title_full Teoria da digitação : um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violão
title_fullStr Teoria da digitação : um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violão
title_full_unstemmed Teoria da digitação : um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violão
title_sort Teoria da digitação : um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violão
author Alípio, Alisson Cardoso Monteiro
author_facet Alípio, Alisson Cardoso Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alípio, Alisson Cardoso Monteiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wolff, Daniel
contributor_str_mv Wolff, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Violão : Técnica
Dedilhado
Metodologia
Digitação
topic Violão : Técnica
Dedilhado
Metodologia
Digitação
Classical guitar
Left-hand fingering
Right-hand fingering
Technical demands
Methodological principles
Guitarra clásica
Digitación de mano izquierda
Digitación de mano derecha
Exigencias técnicas
Principios metodológicos
dc.subject.eng.fl_str_mv Classical guitar
Left-hand fingering
Right-hand fingering
Technical demands
Methodological principles
dc.subject.spa.fl_str_mv Guitarra clásica
Digitación de mano izquierda
Digitación de mano derecha
Exigencias técnicas
Principios metodológicos
description Este trabalho trata da investigação dos princípios metodológicos necessários ao processo de digitação ao violão. Para tal, parâmetros digitacionais são convertidos em um protocolo de instâncias (exposição dos casos, aplicação dos comandos, avaliação das circunstâncias, gerenciamento das consequências e julgamento das condições), as quais são mediadas por princípios e circundadas por perspectivas, formando, assim, um cenário digitacional. Por meio de um processo de inferências, concluímos que a fluência sonora, independentemente de posicionamentos estéticos, é uma condição básica para uma execução satisfatória ao violão; por dedução, vimos que a capacidade de se tocar legato é o principal elemento desse ideal. Verificamos, também, que a digitação é, em termos, pessoal, pois todas as suas instâncias são de interação dialética entre sujeito e objeto; mas não completamente, pois cada instância é regida por princípios que não dizem respeito, exclusivamente, ao indivíduo. Observamos, por fim, que a construção de um cenário digitacional não é um meio de se encontrar a melhor digitação, mas sim, de buscá-la, pois o princípio básico em que ela se opera é a organização dos saberes que o executante mobiliza em seu processo.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-17T02:12:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103340
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000936914
url http://hdl.handle.net/10183/103340
identifier_str_mv 000936914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103340/1/000936914.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103340/2/000936914.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103340/3/000936914.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5676f74e0d18ad90d058e5d435490a97
71ada54ac10b5f1349fab892f6813e39
ac4c7ff95a34a4228c3793ff9df14d06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309053441703936