Ensinando a escrita em italiano como língua adicional : um olhar para o livro didático e para a elaboração de tarefas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264261 |
Resumo: | Esta dissertação objetiva inicialmente evidenciar a importância do ensino da produção textual em italiano como língua adicional e investigar como são propostas as atividades de escrita de três livros didáticos de italiano. Partimos da noção bakthiniana de linguagem sobre interlocução (2006) e gêneros do discurso (2003), para abordar a língua e a escrita através de atividades que estimulem o aluno a aprender a fazer coisas no mundo (CLARK, 2000). Desse modo, buscamos verificar se as atividades dos livros didáticos analisados fazem o aluno atuar socialmente em situações comunicativas, ao abordar a escrita através de tarefas integradas de leitura e produção textual, que são “[...] um convite para interagir com o mundo, usando a linguagem com um propósito social” (BRASIL, 2020, p. 4). Analisamos, portanto, se as atividades apresentam um enunciador inserido em um contexto comunicativo, um interlocutor e um gênero do discurso. Os resultados demonstraram que muitas atividades do livro não apresentam enunciador e interlocutor em seus enunciados, e desse modo não contextualizam o aluno em uma situação comunicativa. A partir dessa constatação, elaboramos uma tarefa de nossa autoria para promover uma discussão sobre aspectos importantes na produção de tarefas integradas de leitura e escrita, partindo dos princípios fundamentais para a elaboração de uma tarefa (NUNAN, 2004) e das análises realizadas pelo Estudo Descritivo da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras (SCHOFFEN et al, 2018). Pretende-se com este trabalho auxiliar professores de italiano na adaptação de atividades de livros didáticos e elaboração de suas próprias tarefas, a fim de auxiliar alunos de italiano a desenvolverem a sua proficiência através também da prática da produção textual. |
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Thomas, JúliaSchoffen, Juliana Roquele2023-09-01T03:32:57Z2023http://hdl.handle.net/10183/264261001176361Esta dissertação objetiva inicialmente evidenciar a importância do ensino da produção textual em italiano como língua adicional e investigar como são propostas as atividades de escrita de três livros didáticos de italiano. Partimos da noção bakthiniana de linguagem sobre interlocução (2006) e gêneros do discurso (2003), para abordar a língua e a escrita através de atividades que estimulem o aluno a aprender a fazer coisas no mundo (CLARK, 2000). Desse modo, buscamos verificar se as atividades dos livros didáticos analisados fazem o aluno atuar socialmente em situações comunicativas, ao abordar a escrita através de tarefas integradas de leitura e produção textual, que são “[...] um convite para interagir com o mundo, usando a linguagem com um propósito social” (BRASIL, 2020, p. 4). Analisamos, portanto, se as atividades apresentam um enunciador inserido em um contexto comunicativo, um interlocutor e um gênero do discurso. Os resultados demonstraram que muitas atividades do livro não apresentam enunciador e interlocutor em seus enunciados, e desse modo não contextualizam o aluno em uma situação comunicativa. A partir dessa constatação, elaboramos uma tarefa de nossa autoria para promover uma discussão sobre aspectos importantes na produção de tarefas integradas de leitura e escrita, partindo dos princípios fundamentais para a elaboração de uma tarefa (NUNAN, 2004) e das análises realizadas pelo Estudo Descritivo da Parte Escrita do Exame Celpe-Bras (SCHOFFEN et al, 2018). Pretende-se com este trabalho auxiliar professores de italiano na adaptação de atividades de livros didáticos e elaboração de suas próprias tarefas, a fim de auxiliar alunos de italiano a desenvolverem a sua proficiência através também da prática da produção textual.The aim of this thesis is initially to highlight the importance of teaching textual production in Italian as an additional language and to investigate how the writing activities are proposed in three Italian textbooks. Starting from the Bakhtinian notion of language on interlocution (2006) and speech genres (2003) to approach language and writing through activities which stimulate the student to learn doing things in the world (CLARK, 2000). Thus, we pursued to verify if the activities in the analyzed textbooks make the student act socially in communicative situations, when addressing writing through integrated tasks of reading and textual production, which are “[…] an invitation to interact in the world, using language as a social purpose” (BRASIL, 2020, p 4, author's translation). Therefore, we analyzed whether the activities presented an enunciator placed within a communicative context, an interlocutor, and a speech genre. The results showed that many activities from the books did not present an enunciator or an interlocutor in their statement and because of this it did not contextualized the student in a communicative situation. For this reason, we elaborated a task to promote a discussion about important aspects regarding the production of integrated tasks of reading and writing, starting from the fundamental principles for the elaboration of a task (NUNAN, 2004), and the analyses done by the Descriptive Study of the Written Part of The Celpe-Bras Test (SCHOFFEN et al, 2018). With this work, it is intended to assist Italian teachers on adapting activities from textbooks and elaborating their own tasks, in order to help Italian students to develop their linguistic proficiency by practicing textual production.application/pdfporProficiênciaEnsino de língua estrangeira (italiano)Leitura e produção textualLivro didáticoInterlocuçãoWritten proficiencyItalian teachingIntegrated tasks of reading and textual productionTextbooksInterlocutionEnsinando a escrita em italiano como língua adicional : um olhar para o livro didático e para a elaboração de tarefasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176361.pdf.txt001176361.pdf.txtExtracted Texttext/plain276433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264261/2/001176361.pdf.txtd1d5d6a16b42b33c65a00c092adc4394MD52ORIGINAL001176361.pdfTexto completoapplication/pdf3973294http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264261/1/001176361.pdfe03e52271b6e2e0d89ffbd91eeedf34bMD5110183/2642612023-09-02 03:35:36.093608oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264261Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-02T06:35:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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