A representação gráfica da melodia numa perspectiva psicogenética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cestari, Maria Luiza
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256190
Resumo: O presente estudo consistiu na análise de condutas espontâneas evidenciadas por crianças ao representar graficamente melodias e no estabelecimento de relações entre essas condutas e o desenvolvimento cognitivo. A investigação foi realizada com 36 sujeitos de 5-10 anos, distribuídos igualmente por faixa etária, de ambos os sexos, frequentando Jardim de Infância e 1 Grau de uma escola pública de Porto Alegre - RS, tendo sido estabelecido como critério de escolha somente o fato de não haverem recebido educação musical anterior. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de cinco provas piagetianas (conservação de substância, peso e volume, ordem linear e cíclica e correspondência serial), a execução de um trabalho gráfico a partir de trechos melódicos executados em flauta doce (contralto) e,como dado adicional,um interrogatório sobre referências espontâneas alusivas às propriedades do som. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Da primeira análise constaram: a) a classificação em estágios do desenvolvimento cognitivo, a partir dos resultados das provas piagetianas; b) a caracterização de padrões de condutas gráficas (correspondência som/grafia e construção do símbolo musical) na representação dos motivos melódicos; c) a constatação de referências espontânea sobre as propriedades do som (altura, duração, intensidade e timbre). A analise quantitativa possibilitou averiguar as correlações existentes entre os estágios do desenvolvimento cognitivo e os tipos de condutas gráficas manifestadas, além da correlação entre a faixa etária e a média dos pontos obtidos em cada prova, Para este propósito, utilizou-se o coeficiente de correlação Rho de Spearman. Os resultados obtidos evidenciaram, em relação às provas piagetianas, um processo evolutivo, verificando-se, entretanto, nas crianças da presente amostra, a aquisição de noções mais tardiamente do que nas estudadas por Piaget. Quanto à representação gráfica da melodia, observou-se a existência de regularidades nas grafias, o que permitiu caracterizar condutas típicas tanto em relação à correspondência som/grafia como à construção do símbolo. Constatou-se também um certo paralelismo entre a aquisição de algumas noções de natureza cognitiva (conservação de substância e correspondência serial) e a representação gráfica de melodia no que se refere a um de seus aspectos, a correspondência som/grafia ,assim como a tendência dos sujeitos em perceber e verbalizar algumas propriedades do som com maior incidência do que outras (1o intensidade, 2o timbre, 3o altura e 4o duração). Estas constatações permitem levantar a hipótese da existência de uma certa relação entre as noções de correspondência observadas nas estruturas cognitivas de natureza lógico-matemáticas e musicais.
id URGS_49553327a4a427fde38106a196755e2b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256190
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cestari, Maria LuizaRasche, Vânia Maria Moreira2023-03-22T03:24:53Z1983http://hdl.handle.net/10183/256190000151014O presente estudo consistiu na análise de condutas espontâneas evidenciadas por crianças ao representar graficamente melodias e no estabelecimento de relações entre essas condutas e o desenvolvimento cognitivo. A investigação foi realizada com 36 sujeitos de 5-10 anos, distribuídos igualmente por faixa etária, de ambos os sexos, frequentando Jardim de Infância e 1 Grau de uma escola pública de Porto Alegre - RS, tendo sido estabelecido como critério de escolha somente o fato de não haverem recebido educação musical anterior. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de cinco provas piagetianas (conservação de substância, peso e volume, ordem linear e cíclica e correspondência serial), a execução de um trabalho gráfico a partir de trechos melódicos executados em flauta doce (contralto) e,como dado adicional,um interrogatório sobre referências espontâneas alusivas às propriedades do som. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Da primeira análise constaram: a) a classificação em estágios do desenvolvimento cognitivo, a partir dos resultados das provas piagetianas; b) a caracterização de padrões de condutas gráficas (correspondência som/grafia e construção do símbolo musical) na representação dos motivos melódicos; c) a constatação de referências espontânea sobre as propriedades do som (altura, duração, intensidade e timbre). A analise quantitativa possibilitou averiguar as correlações existentes entre os estágios do desenvolvimento cognitivo e os tipos de condutas gráficas manifestadas, além da correlação entre a faixa etária e a média dos pontos obtidos em cada prova, Para este propósito, utilizou-se o coeficiente de correlação Rho de Spearman. Os resultados obtidos evidenciaram, em relação às provas piagetianas, um processo evolutivo, verificando-se, entretanto, nas crianças da presente amostra, a aquisição de noções mais tardiamente do que nas estudadas por Piaget. Quanto à representação gráfica da melodia, observou-se a existência de regularidades nas grafias, o que permitiu caracterizar condutas típicas tanto em relação à correspondência som/grafia como à construção do símbolo. Constatou-se também um certo paralelismo entre a aquisição de algumas noções de natureza cognitiva (conservação de substância e correspondência serial) e a representação gráfica de melodia no que se refere a um de seus aspectos, a correspondência som/grafia ,assim como a tendência dos sujeitos em perceber e verbalizar algumas propriedades do som com maior incidência do que outras (1o intensidade, 2o timbre, 3o altura e 4o duração). Estas constatações permitem levantar a hipótese da existência de uma certa relação entre as noções de correspondência observadas nas estruturas cognitivas de natureza lógico-matemáticas e musicais.The present study comprises the analysis of spontaneous behavior shown by children when asked to represent melodies graphically, and the setting upof relations between that behavior and cognitive development. The research involved 36 children, 18 boys and 18 girls, ages between 5 and 10, equally distributed by age-groups, either in the kindergarten or in the elementary grades of a public school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Only those subjects who had not had any previous musical instruction were selected. Data were collected through the setting of five piagetians tests (conservation of mass, weight and volume, linear and cyclical order and serial correspondence) , the graphic representation of tunes played on an alto recorder, and as additional data, free questions asking for spontaneous responses on the properties of sound. Qualitative and quantitative analyses of data were made. The qualitative analysis involved: a) the classification of subjects into stages of cognitive development from the results on piagetian tests; b) the characterization of patterns of graphic behavior (the correspondence betwen sound and graphic representation, and the construction of the musical symbol) in the representation of melodies; c) the verification of spontaneous answers to the properties of sound (pitch, duration, intensity and timbre) . The quantitative analysis made it possible to determine the correlation between the stages of cognitive development and the patterns of graphic behavior, as well as a correlation between age-group and the averaqe of scores in each test. For this purpose, Spearman's correlation coefficient ,Rho, was used. The results obtained in the piagetian tests revealed a developmental process, although the chiIdren in the sample showed to acquire the notions later suggested by Piaqet. The graphic representation of melodies indicated a regular pattern,therefore, a typical behavior could be characterizes, both in the correspondence sound between and graphic representation, and in the construction of the musical symbol. Some parallelism was evident in the acquisition of some notions of cognitive nature (conservation of mass and serial correspondence)and in one of the aspects of graphic representation of melodies (the correspondence between sound and graphic representation) , as well as a tendency to perceive and describe some sound properties rmre often than others (1st. intensity, 2nd timbre, 3rd pitch, 4th duration). From this evidence a hypothesis can be put forward: there is some relationship between the notions of correspondence observed in logic-mathematical and musical cognitive structures.application/pdfporPiaget, Jean, 1896-1980Representação gráficaCriançaPsicogenéticaEducacao musical : Ensino elementar : Representacao graficaA representação gráfica da melodia numa perspectiva psicogenéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1983mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000151014.pdf.txt000151014.pdf.txtExtracted Texttext/plain153664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256190/2/000151014.pdf.txtbbc6890fb0f7e48252bc5fd7d094c8e6MD52ORIGINAL000151014.pdfTexto completoapplication/pdf8770235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256190/1/000151014.pdfd710fa060192f73d1e92e1a4979f23caMD5110183/2561902023-04-21 03:23:48.11503oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256190Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-21T06:23:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação gráfica da melodia numa perspectiva psicogenética
title A representação gráfica da melodia numa perspectiva psicogenética
spellingShingle A representação gráfica da melodia numa perspectiva psicogenética
Cestari, Maria Luiza
Piaget, Jean, 1896-1980
Representação gráfica
Criança
Psicogenética
Educacao musical : Ensino elementar : Representacao grafica
title_short A representação gráfica da melodia numa perspectiva psicogenética
title_full A representação gráfica da melodia numa perspectiva psicogenética
title_fullStr A representação gráfica da melodia numa perspectiva psicogenética
title_full_unstemmed A representação gráfica da melodia numa perspectiva psicogenética
title_sort A representação gráfica da melodia numa perspectiva psicogenética
author Cestari, Maria Luiza
author_facet Cestari, Maria Luiza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cestari, Maria Luiza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rasche, Vânia Maria Moreira
contributor_str_mv Rasche, Vânia Maria Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean, 1896-1980
Representação gráfica
Criança
Psicogenética
Educacao musical : Ensino elementar : Representacao grafica
topic Piaget, Jean, 1896-1980
Representação gráfica
Criança
Psicogenética
Educacao musical : Ensino elementar : Representacao grafica
description O presente estudo consistiu na análise de condutas espontâneas evidenciadas por crianças ao representar graficamente melodias e no estabelecimento de relações entre essas condutas e o desenvolvimento cognitivo. A investigação foi realizada com 36 sujeitos de 5-10 anos, distribuídos igualmente por faixa etária, de ambos os sexos, frequentando Jardim de Infância e 1 Grau de uma escola pública de Porto Alegre - RS, tendo sido estabelecido como critério de escolha somente o fato de não haverem recebido educação musical anterior. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de cinco provas piagetianas (conservação de substância, peso e volume, ordem linear e cíclica e correspondência serial), a execução de um trabalho gráfico a partir de trechos melódicos executados em flauta doce (contralto) e,como dado adicional,um interrogatório sobre referências espontâneas alusivas às propriedades do som. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Da primeira análise constaram: a) a classificação em estágios do desenvolvimento cognitivo, a partir dos resultados das provas piagetianas; b) a caracterização de padrões de condutas gráficas (correspondência som/grafia e construção do símbolo musical) na representação dos motivos melódicos; c) a constatação de referências espontânea sobre as propriedades do som (altura, duração, intensidade e timbre). A analise quantitativa possibilitou averiguar as correlações existentes entre os estágios do desenvolvimento cognitivo e os tipos de condutas gráficas manifestadas, além da correlação entre a faixa etária e a média dos pontos obtidos em cada prova, Para este propósito, utilizou-se o coeficiente de correlação Rho de Spearman. Os resultados obtidos evidenciaram, em relação às provas piagetianas, um processo evolutivo, verificando-se, entretanto, nas crianças da presente amostra, a aquisição de noções mais tardiamente do que nas estudadas por Piaget. Quanto à representação gráfica da melodia, observou-se a existência de regularidades nas grafias, o que permitiu caracterizar condutas típicas tanto em relação à correspondência som/grafia como à construção do símbolo. Constatou-se também um certo paralelismo entre a aquisição de algumas noções de natureza cognitiva (conservação de substância e correspondência serial) e a representação gráfica de melodia no que se refere a um de seus aspectos, a correspondência som/grafia ,assim como a tendência dos sujeitos em perceber e verbalizar algumas propriedades do som com maior incidência do que outras (1o intensidade, 2o timbre, 3o altura e 4o duração). Estas constatações permitem levantar a hipótese da existência de uma certa relação entre as noções de correspondência observadas nas estruturas cognitivas de natureza lógico-matemáticas e musicais.
publishDate 1983
dc.date.issued.fl_str_mv 1983
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-22T03:24:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256190
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000151014
url http://hdl.handle.net/10183/256190
identifier_str_mv 000151014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256190/2/000151014.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256190/1/000151014.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bbc6890fb0f7e48252bc5fd7d094c8e6
d710fa060192f73d1e92e1a4979f23ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085612521259008