O impacto das novas tecnologias disruptivas na lexicografia sob a perspectiva da teoria das funções lexicográficas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/241827 |
Resumo: | Esta tese de doutorado teve como objetivo analisar os princípios fundamentais da Teoria das Funções Lexicográficas (TFL) e os elementos básicos de uma teoria específica da lexicografia pedagógica para aprendizes de línguas estrangeiras — inserida na TFL — salientando o impacto das novas tecnologias disruptivas na lexicografia e as possibilidades que oferecem para o desenho e a construção de dicionários da internet. Este propósito geral se decompôs em quatro objetivos específicos: (a) analisar os princípios axiomáticos mais importantes da TFL e seu desenvolvimento como uma teoria ‘transformativa’ que defende a lexicografia como uma área de teoria e prática social, bem como ciência independente com uma grande vocação interdisciplinar; (b) discutir os elementos fundamentais de uma teoria específica da lexicografia pedagógica voltada para aprendizes de línguas estrangeiras, inserida na TFL, a partir da delimitação do conceito de ‘dicionário para aprendizes de línguas estrangeiras’; (c) enfatizar a aproximação da TFL à ciência da informação para o desenvolvimento da lexicografia da internet e o crescente impacto das novas mídias digitais como suporte das obras lexicográficas, diferenciando os dicionários da internet dos dicionários na internet; (d) analisar a relação entre lexicografia e tecnologia, evidenciando as possibilidades que as modernas tecnologias e técnicas de computação, informação e comunicação oferecem para a concepção de dicionários on-line e descrevendo as inovações tecnológicas utilizadas atualmente e as que abrem caminho para um futuro com produtos lexicográficos mais personalizados. Para atingir os objetivos, realizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica, a partir da qual concluiu-se que a TFL é uma teoria abrangente e em permanente evolução que pode orientar qualquer tipo de estudo ou projeto dicionarístico no contexto da era digital e da Quarta Revolução Industrial que vem se impondo. A presente tese constitui-se como uma contribuição pedagógica na medida em que pode ser usada (a) como suporte para a discussão em diversas disciplinas de cursos de graduação e programas de pósgraduação; (b) como fonte de inspiração para selecionar e delimitar tópicos de pesquisa emergentes em lexicografia; e (c) como subsídio para elaborar e/ou desenvolver projetos de investigação, além de oportunizar novos desafios e múltiplas perspectivas de pesquisa. Uma das mais instigantes e desafiadoras situa-se no âmbito da lexicografia pedagógica da internet para aprendizes de línguas estrangeiras, dada a escassez de dicionários on-line—para esse grupo de usuários —que aproveitem plenamente as tecnologias disponíveis. |
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Chancí Arango, Myriam LucíaFinger, Ingrid2022-07-05T05:08:58Z2021http://hdl.handle.net/10183/241827001144230Esta tese de doutorado teve como objetivo analisar os princípios fundamentais da Teoria das Funções Lexicográficas (TFL) e os elementos básicos de uma teoria específica da lexicografia pedagógica para aprendizes de línguas estrangeiras — inserida na TFL — salientando o impacto das novas tecnologias disruptivas na lexicografia e as possibilidades que oferecem para o desenho e a construção de dicionários da internet. Este propósito geral se decompôs em quatro objetivos específicos: (a) analisar os princípios axiomáticos mais importantes da TFL e seu desenvolvimento como uma teoria ‘transformativa’ que defende a lexicografia como uma área de teoria e prática social, bem como ciência independente com uma grande vocação interdisciplinar; (b) discutir os elementos fundamentais de uma teoria específica da lexicografia pedagógica voltada para aprendizes de línguas estrangeiras, inserida na TFL, a partir da delimitação do conceito de ‘dicionário para aprendizes de línguas estrangeiras’; (c) enfatizar a aproximação da TFL à ciência da informação para o desenvolvimento da lexicografia da internet e o crescente impacto das novas mídias digitais como suporte das obras lexicográficas, diferenciando os dicionários da internet dos dicionários na internet; (d) analisar a relação entre lexicografia e tecnologia, evidenciando as possibilidades que as modernas tecnologias e técnicas de computação, informação e comunicação oferecem para a concepção de dicionários on-line e descrevendo as inovações tecnológicas utilizadas atualmente e as que abrem caminho para um futuro com produtos lexicográficos mais personalizados. Para atingir os objetivos, realizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica, a partir da qual concluiu-se que a TFL é uma teoria abrangente e em permanente evolução que pode orientar qualquer tipo de estudo ou projeto dicionarístico no contexto da era digital e da Quarta Revolução Industrial que vem se impondo. A presente tese constitui-se como uma contribuição pedagógica na medida em que pode ser usada (a) como suporte para a discussão em diversas disciplinas de cursos de graduação e programas de pósgraduação; (b) como fonte de inspiração para selecionar e delimitar tópicos de pesquisa emergentes em lexicografia; e (c) como subsídio para elaborar e/ou desenvolver projetos de investigação, além de oportunizar novos desafios e múltiplas perspectivas de pesquisa. Uma das mais instigantes e desafiadoras situa-se no âmbito da lexicografia pedagógica da internet para aprendizes de línguas estrangeiras, dada a escassez de dicionários on-line—para esse grupo de usuários —que aproveitem plenamente as tecnologias disponíveis.This doctoral thesis aimed to analyze the fundamental principles of the function theory and the basic elements of a specific theory of pedagogical lexicography for foreign language learners — inserted in the function theory — highlighting the impact of new disruptive technologies in lexicography and the possibilities they offer for the design and construction of internet dictionaries. This general purpose was broken down into four specific objectives: (a) to analyze the most important axiomatic principles of the function theory and its development as a ‘transformative’ theory that defends lexicography as an area of social theory and practice, as well as independent science with a great interdisciplinary vocation; (b) discuss the fundamental elements of a specific theory of pedagogical lexicography aimed at foreign language learners, inserted in the function theory, starting from the delimitation of the concept of ‘Learner's Dictionary’; (c) emphasize the approximation of the function theory to information science for the development of e-lexicography and the growing impact of new digital media as support of lexicographical works, differentiating internet dictionaries from dictionaries on the internet; (d) to analyze the relationship between lexicography and technology, highlighting the possibilities that modern technologies and techniques of computing, information and communication offer for the design of online dictionaries and describing the technological innovations currently used and those that open the way to a future with more personalized lexicographical products. With a view to achieving such objectives, a bibliographic research was carried out, from which it was concluded that the function theory is a comprehensive theory and in constant evolution able to guide any type of study or dictionary project in the context of the digital era and of the Fourth Industrial Revolution that has been imposing itself. The present thesis constitutes a pedagogical contribution in that it can be used (a) as a support for the discussion in several disciplines of undergraduate courses and graduate programs; (b) as a source of inspiration for selecting and delimiting emerging research topics in lexicography; and (c) as input to prepare and/or develop research projects, besides offering new challenges and multiple research perspectives. One of the most instigating and challenging research perspectives is within the scope of pedagogical e-lexicography for foreign language learners, given the shortage of online dictionaries — for this group of users — that take full advantage of the available technologies.Esta tesis doctoral tuvo como objetivo analizar los principios fundamentales de la teoría funcional de la lexicografía (TFL) y los elementos básicos de una teoría específica de la lexicografía pedagógica para aprendices de lenguas extranjeras — incluida en la TFL — destacando el impacto de las nuevas tecnologías disruptivas en la lexicografía y las posibilidades que ofrecen para el diseño y construcción de diccionarios de internet. Este propósito general se desglosó en cuatro objetivos específicos: (a) analizar los principios axiomáticos más importantes de la TFL y su desarrollo como una teoría transformativa que defiende la lexicografía como un área de teoría y práctica social, así como ciencia independiente con una gran vocación interdisciplinar; (b) discutir los elementos fundamentales de una teoría específica de la lexicografía pedagógica dirigida a aprendices de lenguas extranjeras, incluida en la TFL, a partir de la definición del concepto de diccionario para aprendices de lenguas extranjeras; (c) enfatizar la aproximación de la TFL a la ciencia de la información para el desarrollo de la lexicografía de internet y el creciente impacto de los nuevos medios digitales como soporte de las obras lexicográficas, diferenciando los diccionarios de internet de los diccionarios en internet; (d) analizar la relación entre lexicografía y tecnología, resaltando las posibilidades que ofrecen las modernas tecnologías y técnicas de computación, información y comunicación para el diseño de diccionarios de internet y describiendo las innovaciones tecnológicas que se utilizan en la actualidad y las que abren el camino a un futuro con productos lexicográficos más personalizados. Para lograr los objetivos se realizó una investigación bibliográfica, de la cual se concluyó que la TFL es una teoría integral y en constante evolución que puede orientar cualquier tipo de estudio o proyecto lexicográfico en el contexto de la era digital y de la Cuarta Revolución Industrial que se viene imponiendo. La presente tesis constituye un aporte pedagógico por cuanto puede ser utilizada (a) como material de discusión en varias disciplinas de cursos de pregrado y de posgrado; (b) como fuente de inspiración para seleccionar y delimitar temas emergentes de investigación en lexicografía; e (c) como ayuda para elaborar o desarrollar proyectos de investigación, además de brindar nuevos desafíos y múltiples perspectivas de investigación. Una de las más estimulantes y desafiantes se encuentra en el ámbito de la lexicografía pedagógica de internet para aprendices de lenguas extranjeras, dada la escasez de diccionarios de internet, para este tipo de usuarios, que aprovechen al máximo las tecnologías disponibles.application/pdfporLexicografia pedagógicaTeoria Funcional da LexicografiaLínguas estrangeirasAquisição de segunda línguaLexicografiaDicionário eletrônicoTecnologia da informaçãoLingüísticaFunction theoryPedagogical lexicographyLearner's dictionaryeLexicographyOnline dictionariesLexicography and technologyInformation technologies and techniquesTeoría funcional de la lexicografíaLexicografía pedagógicaDiccionario para aprendices de lenguas extranjerasLexicografía de internetDiccionarios en líneaLexicografía y tecnologíaTecnologías y técnicas de la informaciónO impacto das novas tecnologias disruptivas na lexicografia sob a perspectiva da teoria das funções lexicográficasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144230.pdf.txt001144230.pdf.txtExtracted Texttext/plain433753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241827/2/001144230.pdf.txt0eb618aa70db5d822f7ec8cd403abe7fMD52ORIGINAL001144230.pdfTexto completoapplication/pdf2888505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241827/1/001144230.pdf66798f4fe5a83e50b95b0cabdabc4da5MD5110183/2418272024-04-11 06:26:12.832713oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-11T09:26:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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