Lexicografia pedagógica: atores e interfaces

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duran, Magali Sanches [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Xatara, Claudia Maria [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502007000200002
http://hdl.handle.net/11449/28877
Resumo: Os dicionários para aprendizes de línguas estrangeiras são obras relativamente recentes no mercado editorial e atendem uma demanda por obras pedagógicas que foi ignorada pelos lexicógrafos durante muito tempo. Esse segmento do mercado lexicográfico vem se revelando promissor, com diversas possibilidades de inovações. A fim de delinear o campo de desenvolvimento da Lexicografia Pedagógica, este artigo analisa-a sob duas perspectivas: a de suas interfaces com outras áreas da Lingüística e a de seus atores, pessoas cuja atuação influencia a produção de suas obras. Esta exposição tem o objetivo de despertar o interesse de pesquisadores brasileiros pela Lexicografia Pedagógica e, indiretamente, promover a produção nacional de dicionários pedagógicos.
id UNSP_79f3bbf69d6e7a0b95e4040e669283d8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28877
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Lexicografia pedagógica: atores e interfacesPedagogical bilingual lexicography: actors and interfacespedagogical lexicographyBilingual lexicographypedagogical bilingual dictionaryLexicografia pedagógicaLexicografia bilínguedicionário bilíngüe pedagógicoOs dicionários para aprendizes de línguas estrangeiras são obras relativamente recentes no mercado editorial e atendem uma demanda por obras pedagógicas que foi ignorada pelos lexicógrafos durante muito tempo. Esse segmento do mercado lexicográfico vem se revelando promissor, com diversas possibilidades de inovações. A fim de delinear o campo de desenvolvimento da Lexicografia Pedagógica, este artigo analisa-a sob duas perspectivas: a de suas interfaces com outras áreas da Lingüística e a de seus atores, pessoas cuja atuação influencia a produção de suas obras. Esta exposição tem o objetivo de despertar o interesse de pesquisadores brasileiros pela Lexicografia Pedagógica e, indiretamente, promover a produção nacional de dicionários pedagógicos.Foreign learners' dictionaries have been brought out in the last thirty years and fill a need for pedagogical works that lexicographers ignored for a long time. This is a promising market, as it offers several possibilities of innovations. To better understand pedagogical lexicography, we propose in this article to identify the major actors and interfaces that affect its production. Such an exposition aims to arouse interest from Brazilian researchers about pedagogical lexicography and indirectly promote national production of pedagogic dictionaries.UNESPUNESPPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duran, Magali Sanches [UNESP]Xatara, Claudia Maria [UNESP]2014-05-20T15:13:39Z2014-05-20T15:13:39Z2007-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article203-222application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502007000200002DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - PUC-SP, v. 23, n. 2, p. 203-222, 2007.0102-4450http://hdl.handle.net/11449/2887710.1590/S0102-44502007000200002S0102-44502007000200002S0102-44502007000200002.pdf5491216178053615SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporDELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada0,133info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-17T06:17:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28877Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:32:46.696711Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lexicografia pedagógica: atores e interfaces
Pedagogical bilingual lexicography: actors and interfaces
title Lexicografia pedagógica: atores e interfaces
spellingShingle Lexicografia pedagógica: atores e interfaces
Duran, Magali Sanches [UNESP]
pedagogical lexicography
Bilingual lexicography
pedagogical bilingual dictionary
Lexicografia pedagógica
Lexicografia bilíngue
dicionário bilíngüe pedagógico
title_short Lexicografia pedagógica: atores e interfaces
title_full Lexicografia pedagógica: atores e interfaces
title_fullStr Lexicografia pedagógica: atores e interfaces
title_full_unstemmed Lexicografia pedagógica: atores e interfaces
title_sort Lexicografia pedagógica: atores e interfaces
author Duran, Magali Sanches [UNESP]
author_facet Duran, Magali Sanches [UNESP]
Xatara, Claudia Maria [UNESP]
author_role author
author2 Xatara, Claudia Maria [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Duran, Magali Sanches [UNESP]
Xatara, Claudia Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogical lexicography
Bilingual lexicography
pedagogical bilingual dictionary
Lexicografia pedagógica
Lexicografia bilíngue
dicionário bilíngüe pedagógico
topic pedagogical lexicography
Bilingual lexicography
pedagogical bilingual dictionary
Lexicografia pedagógica
Lexicografia bilíngue
dicionário bilíngüe pedagógico
description Os dicionários para aprendizes de línguas estrangeiras são obras relativamente recentes no mercado editorial e atendem uma demanda por obras pedagógicas que foi ignorada pelos lexicógrafos durante muito tempo. Esse segmento do mercado lexicográfico vem se revelando promissor, com diversas possibilidades de inovações. A fim de delinear o campo de desenvolvimento da Lexicografia Pedagógica, este artigo analisa-a sob duas perspectivas: a de suas interfaces com outras áreas da Lingüística e a de seus atores, pessoas cuja atuação influencia a produção de suas obras. Esta exposição tem o objetivo de despertar o interesse de pesquisadores brasileiros pela Lexicografia Pedagógica e, indiretamente, promover a produção nacional de dicionários pedagógicos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
2014-05-20T15:13:39Z
2014-05-20T15:13:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502007000200002
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - PUC-SP, v. 23, n. 2, p. 203-222, 2007.
0102-4450
http://hdl.handle.net/11449/28877
10.1590/S0102-44502007000200002
S0102-44502007000200002
S0102-44502007000200002.pdf
5491216178053615
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502007000200002
http://hdl.handle.net/11449/28877
identifier_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - PUC-SP, v. 23, n. 2, p. 203-222, 2007.
0102-4450
10.1590/S0102-44502007000200002
S0102-44502007000200002
S0102-44502007000200002.pdf
5491216178053615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
0,133
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 203-222
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129217637908480