A interação das áreas de produção e de marketing e o impacto estratégico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2883 |
Resumo: | Recentes avanços nas tecnologias e métodos de produção e seu impacto sobre a competitividade das empresas têm atraído a atenção daqueles ligados às atividades empresarial e acadêmica. Aumentam as alternativas e as implicações quando tomam-se decisões que influenciam a maneira com que empresas competem no mercado. É necessário coerência entre as atividades das diversas áreas funcionais de forma a propiciar ações coordenadas e alinhadas aos objetivos das organizações. Este estudo aborda, a partir da perspectiva de produção, a relação entre produção e marketing. Analisa-se informações coletadas em duas empresas confrontado-as com uma revisão bibliográfica realizada sobre o assunto. Diferentes realidades foram encontradas nas empresas estudadas. Em uma delas tem-se a integração entre as áreas, enquanto na outra ocorrem conflitos com impactos negativos sobre seu desempenho. Através do entendimento das áreas de produção e marketing, evidencia-se a importância de seu bom relacionamento. Verificam-se pontos de conflito e suas causas, mecanismos que proporcionam integração e as implicações para as empresas. Finalmente, conclui-se que, apesar da grande importância da relação entre produção e marketing, o assunto não é dominado. Faltam conceitos, raciocínio e linguagem desenvolvidos. Além disto, em ambos os casos, a área de produção tende a se concentrar em aspectos operacionais. |
id |
URGS_4f48951da23ff5c0123d5d5e14a377a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2883 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Schneider, Cláudio FuhrmannFensterseifer, Jaime Evaldo2007-06-06T17:24:35Z2000http://hdl.handle.net/10183/2883000282857Recentes avanços nas tecnologias e métodos de produção e seu impacto sobre a competitividade das empresas têm atraído a atenção daqueles ligados às atividades empresarial e acadêmica. Aumentam as alternativas e as implicações quando tomam-se decisões que influenciam a maneira com que empresas competem no mercado. É necessário coerência entre as atividades das diversas áreas funcionais de forma a propiciar ações coordenadas e alinhadas aos objetivos das organizações. Este estudo aborda, a partir da perspectiva de produção, a relação entre produção e marketing. Analisa-se informações coletadas em duas empresas confrontado-as com uma revisão bibliográfica realizada sobre o assunto. Diferentes realidades foram encontradas nas empresas estudadas. Em uma delas tem-se a integração entre as áreas, enquanto na outra ocorrem conflitos com impactos negativos sobre seu desempenho. Através do entendimento das áreas de produção e marketing, evidencia-se a importância de seu bom relacionamento. Verificam-se pontos de conflito e suas causas, mecanismos que proporcionam integração e as implicações para as empresas. Finalmente, conclui-se que, apesar da grande importância da relação entre produção e marketing, o assunto não é dominado. Faltam conceitos, raciocínio e linguagem desenvolvidos. Além disto, em ambos os casos, a área de produção tende a se concentrar em aspectos operacionais.Recent advances in technologies and methods of production and their impact on companies competitiveness have attracted the attention of those involved in academic and entrepreneurial activities. The number of alternatives and their implications increase when making decisions that influence the way companies compete in the market. Activities in different functional areas must be coherent in order to provide coordinated actions, tuned with the organisations’ targets. This study concerns the relation between production and marketing from the production viewpoint. Information collected at two companies is analysed and confronted with a review of the literature on the subject. Different realities were found in the companies studied. In one of them, there is integration between the areas while in the other, there are many conflicts with negative impact over performance. Through the understanding of the production and marketing areas the importance of their relation is evidenced. Conflicts and their causes are pointed out, as well as ways to provide integration and the implications for the companies. Finally, it is concluded that, despite the importance of this relation, the issue is not clear in the companies studied. Concepts, language and developed rationale are lacking. In both cases the production area tends to concentrate on operational activitiesapplication/pdfporEstratégia : Marketing : Produção : NegóciosA interação das áreas de produção e de marketing e o impacto estratégicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2000mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000282857.pdf000282857.pdfTexto completoapplication/pdf303168http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2883/1/000282857.pdfcfd6e64275dfec1dd3fe5de91e88ef4aMD51TEXT000282857.pdf.txt000282857.pdf.txtExtracted Texttext/plain177852http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2883/2/000282857.pdf.txt0c821f5d3ef4573fedf9aa793294d7abMD52THUMBNAIL000282857.pdf.jpg000282857.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2883/3/000282857.pdf.jpge6f72322120b747b28c5314e7fdbe752MD5310183/28832018-10-16 08:56:03.397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2883Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:56:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A interação das áreas de produção e de marketing e o impacto estratégico |
title |
A interação das áreas de produção e de marketing e o impacto estratégico |
spellingShingle |
A interação das áreas de produção e de marketing e o impacto estratégico Schneider, Cláudio Fuhrmann Estratégia : Marketing : Produção : Negócios |
title_short |
A interação das áreas de produção e de marketing e o impacto estratégico |
title_full |
A interação das áreas de produção e de marketing e o impacto estratégico |
title_fullStr |
A interação das áreas de produção e de marketing e o impacto estratégico |
title_full_unstemmed |
A interação das áreas de produção e de marketing e o impacto estratégico |
title_sort |
A interação das áreas de produção e de marketing e o impacto estratégico |
author |
Schneider, Cláudio Fuhrmann |
author_facet |
Schneider, Cláudio Fuhrmann |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Cláudio Fuhrmann |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fensterseifer, Jaime Evaldo |
contributor_str_mv |
Fensterseifer, Jaime Evaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia : Marketing : Produção : Negócios |
topic |
Estratégia : Marketing : Produção : Negócios |
description |
Recentes avanços nas tecnologias e métodos de produção e seu impacto sobre a competitividade das empresas têm atraído a atenção daqueles ligados às atividades empresarial e acadêmica. Aumentam as alternativas e as implicações quando tomam-se decisões que influenciam a maneira com que empresas competem no mercado. É necessário coerência entre as atividades das diversas áreas funcionais de forma a propiciar ações coordenadas e alinhadas aos objetivos das organizações. Este estudo aborda, a partir da perspectiva de produção, a relação entre produção e marketing. Analisa-se informações coletadas em duas empresas confrontado-as com uma revisão bibliográfica realizada sobre o assunto. Diferentes realidades foram encontradas nas empresas estudadas. Em uma delas tem-se a integração entre as áreas, enquanto na outra ocorrem conflitos com impactos negativos sobre seu desempenho. Através do entendimento das áreas de produção e marketing, evidencia-se a importância de seu bom relacionamento. Verificam-se pontos de conflito e suas causas, mecanismos que proporcionam integração e as implicações para as empresas. Finalmente, conclui-se que, apesar da grande importância da relação entre produção e marketing, o assunto não é dominado. Faltam conceitos, raciocínio e linguagem desenvolvidos. Além disto, em ambos os casos, a área de produção tende a se concentrar em aspectos operacionais. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:24:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/2883 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000282857 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/2883 |
identifier_str_mv |
000282857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2883/1/000282857.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2883/2/000282857.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2883/3/000282857.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfd6e64275dfec1dd3fe5de91e88ef4a 0c821f5d3ef4573fedf9aa793294d7ab e6f72322120b747b28c5314e7fdbe752 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085021121249280 |