A experiência e a pedagogia que nós surdos queremos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/13581 |
Resumo: | Esta tese aborda com o tema ”A Experiência e a Pedagogia que nós surdos queremos”. Pesquiso as ferramentas dos Estudos Surdos, juntamente com o pensamento teórico pós - estruturalista de Derrida, da experiência de Joan Mèlich, fez-se criar as experiências dos professores surdos sobre a Pedagogia (dos Surdos), transcritas de filmagens, narradas: com o obstáculo e a volta epistemológica, que enfatiza-se com o desejo, os olhares e as necessidades. Com a conclusão enunciadas: Os surdos que estudam o Magistério de Ouvintes (Inclusão): “A formação vazia, não conheciam a História dos Surdos, nem Arte-Educação pois eram os currículos ouvicêntricos, baseados em Língua Portuguesa até os literários, com repetições monolíngüísticas ouvicêntricas. Rotulados de deficientes, retardados, coitados. Sentimentos de decepção e angustia pelos conhecimentos, de depressão, de vida vazia. Com o Magistério dos Surdos: Aprendiam observando os professores surdos (modelo identitário) comunicando em LS, ministrando a História dos surdos, Arte-educação e Didática de LS. Sentiam sem reclamações no currículo feito pela visão epistemológica dos surdos. Ficaram com os parceiros da mesmidade a construir a identidade surda. É a pedagogia que volta e reverbera permanentemente. Ainda sentem o desejo de traçar a Pedagogia Surda para o amanhã. |
id |
URGS_5094cc454cd8bcb9dfff880656ab9c69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13581 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Miranda, Wilson de OliveiraSkliar, Carlos Bernardo2008-08-08T09:32:33Z2007http://hdl.handle.net/10183/13581000645759Esta tese aborda com o tema ”A Experiência e a Pedagogia que nós surdos queremos”. Pesquiso as ferramentas dos Estudos Surdos, juntamente com o pensamento teórico pós - estruturalista de Derrida, da experiência de Joan Mèlich, fez-se criar as experiências dos professores surdos sobre a Pedagogia (dos Surdos), transcritas de filmagens, narradas: com o obstáculo e a volta epistemológica, que enfatiza-se com o desejo, os olhares e as necessidades. Com a conclusão enunciadas: Os surdos que estudam o Magistério de Ouvintes (Inclusão): “A formação vazia, não conheciam a História dos Surdos, nem Arte-Educação pois eram os currículos ouvicêntricos, baseados em Língua Portuguesa até os literários, com repetições monolíngüísticas ouvicêntricas. Rotulados de deficientes, retardados, coitados. Sentimentos de decepção e angustia pelos conhecimentos, de depressão, de vida vazia. Com o Magistério dos Surdos: Aprendiam observando os professores surdos (modelo identitário) comunicando em LS, ministrando a História dos surdos, Arte-educação e Didática de LS. Sentiam sem reclamações no currículo feito pela visão epistemológica dos surdos. Ficaram com os parceiros da mesmidade a construir a identidade surda. É a pedagogia que volta e reverbera permanentemente. Ainda sentem o desejo de traçar a Pedagogia Surda para o amanhã.This thesis approaches with the subject ”the Experience and the Pedagogy that deaf we want”. I search the tools of the Deaf Studies, together with the theoretical thought post - structuralist of Derrida, of the experience of Joan Mèlich, one became to create the experiences of the deaf professors on the Pedagogy (of the Deaf people), solo transcribing of filmings, told: with the obstacle and the epistemological return, with that it is emphasized with the desire, the looks and the necessities. With the conclusion declared: The deaf people who study the Teaching of Listeners (Inclusion): “The empty formation, they did not know the History of the Deaf people, nor Art-Education therefore were the ‘listenercenter” curriculums, based in Portuguese Language until the literary ones, with “listenercenter” monolinguistics repetitions. Friction of deficient, been late, poor. Feelings of disillusionment and distress for the knowledge, of depression, empty life. With the Teaching of the Deaf people: They learned observing the deaf professors (identitary model) communicating in LS, giving the History of the deaf people, Art-education and Didactics of Sign Language. They felt without claims in the resume made for the “epistemological” vision of the deaf people. They had been with the partners of the identity to construct the deaf identity. It is the pedagogy that comes back and reverberates permanently. Still they feel the desire to trace the Deaf Pedagogy for tomorrow.application/pdfporComunidade surdaPedagogiaPós-estruturalismoLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)SurdoConception : base : experienceDeaf studiesPedagogy of the deaf peoplePost-structuralismA experiência e a pedagogia que nós surdos queremosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000645759.pdf000645759.pdfTexto completoapplication/pdf481984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13581/1/000645759.pdfd5c0228e846f3bb2ce08c0e8b7e8d2e9MD51TEXT000645759.pdf.txt000645759.pdf.txtExtracted Texttext/plain344399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13581/2/000645759.pdf.txtef8ebfc83ab83784d7793c55188ba404MD52THUMBNAIL000645759.pdf.jpg000645759.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13581/3/000645759.pdf.jpg136c0addccdd361183405d498ca434efMD5310183/135812023-06-25 03:43:13.845967oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-25T06:43:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A experiência e a pedagogia que nós surdos queremos |
title |
A experiência e a pedagogia que nós surdos queremos |
spellingShingle |
A experiência e a pedagogia que nós surdos queremos Miranda, Wilson de Oliveira Comunidade surda Pedagogia Pós-estruturalismo Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Surdo Conception : base : experience Deaf studies Pedagogy of the deaf people Post-structuralism |
title_short |
A experiência e a pedagogia que nós surdos queremos |
title_full |
A experiência e a pedagogia que nós surdos queremos |
title_fullStr |
A experiência e a pedagogia que nós surdos queremos |
title_full_unstemmed |
A experiência e a pedagogia que nós surdos queremos |
title_sort |
A experiência e a pedagogia que nós surdos queremos |
author |
Miranda, Wilson de Oliveira |
author_facet |
Miranda, Wilson de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Wilson de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Skliar, Carlos Bernardo |
contributor_str_mv |
Skliar, Carlos Bernardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidade surda Pedagogia Pós-estruturalismo Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Surdo |
topic |
Comunidade surda Pedagogia Pós-estruturalismo Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Surdo Conception : base : experience Deaf studies Pedagogy of the deaf people Post-structuralism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Conception : base : experience Deaf studies Pedagogy of the deaf people Post-structuralism |
description |
Esta tese aborda com o tema ”A Experiência e a Pedagogia que nós surdos queremos”. Pesquiso as ferramentas dos Estudos Surdos, juntamente com o pensamento teórico pós - estruturalista de Derrida, da experiência de Joan Mèlich, fez-se criar as experiências dos professores surdos sobre a Pedagogia (dos Surdos), transcritas de filmagens, narradas: com o obstáculo e a volta epistemológica, que enfatiza-se com o desejo, os olhares e as necessidades. Com a conclusão enunciadas: Os surdos que estudam o Magistério de Ouvintes (Inclusão): “A formação vazia, não conheciam a História dos Surdos, nem Arte-Educação pois eram os currículos ouvicêntricos, baseados em Língua Portuguesa até os literários, com repetições monolíngüísticas ouvicêntricas. Rotulados de deficientes, retardados, coitados. Sentimentos de decepção e angustia pelos conhecimentos, de depressão, de vida vazia. Com o Magistério dos Surdos: Aprendiam observando os professores surdos (modelo identitário) comunicando em LS, ministrando a História dos surdos, Arte-educação e Didática de LS. Sentiam sem reclamações no currículo feito pela visão epistemológica dos surdos. Ficaram com os parceiros da mesmidade a construir a identidade surda. É a pedagogia que volta e reverbera permanentemente. Ainda sentem o desejo de traçar a Pedagogia Surda para o amanhã. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-08-08T09:32:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/13581 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000645759 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/13581 |
identifier_str_mv |
000645759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13581/1/000645759.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13581/2/000645759.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13581/3/000645759.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d5c0228e846f3bb2ce08c0e8b7e8d2e9 ef8ebfc83ab83784d7793c55188ba404 136c0addccdd361183405d498ca434ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085125537398784 |