A adaptação para violão das 12 Danzas Españolas Op.37 de Enrique Granados através de novas propostas de scordature

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Iury
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-17042018-141816/
Resumo: Este trabalho trata do processo de transcrição para violão solo das 12 Danzas Españolas Op. 37 de Enrique Granados, escritas originalmente para piano. Tal processo desenvolveu-se através da observação de versões para violão de outras obras originais para piano, comparações entre os recursos instrumentais específicos desses dois instrumentos e de um levantamento histórico, onde foram analisadas as principais problemáticas de adaptação dos elementos musicais e estéticos da obra original em um novo meio. A fim de contextualizar esse trabalho no panorama da transcrição, visitamos a história de Granados, analisando os aspectos gerais de suas Danzas Españolas, bem como discutimos a conceituação da scordatura para, a partir daí, empregar o método de pesquisa de diferentes possibilidades de afinação na busca de viabilizar a transcrição da obra em questão, sem perder de vista, durante esse processo, a ideia original do compositor. Através dos resultados alcançados, da maneira como compreendemos os métodos empregados, constatamos um amplo campo de possibilidades a serem pesquisadas e novas soluções de adaptação e scordature a serem empregadas, estabelecendo a prática da transcrição como um procedimento válido artisticamente, desde que devidamente contextualizado.
id USP_aa2e8ae9028cb88028059f28a0943961
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17042018-141816
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A adaptação para violão das 12 Danzas Españolas Op.37 de Enrique Granados através de novas propostas de scordatureThe adaptation for guitar of the 12 danzas españolas Op.37 of Enrique Granados through new proposals of scordatureDanzas EspañolasGranadosGranadosGuitarOp.37Op.37ScordaturaScordaturaSpanish DancesTranscriçãoTranscriptionViolãoEste trabalho trata do processo de transcrição para violão solo das 12 Danzas Españolas Op. 37 de Enrique Granados, escritas originalmente para piano. Tal processo desenvolveu-se através da observação de versões para violão de outras obras originais para piano, comparações entre os recursos instrumentais específicos desses dois instrumentos e de um levantamento histórico, onde foram analisadas as principais problemáticas de adaptação dos elementos musicais e estéticos da obra original em um novo meio. A fim de contextualizar esse trabalho no panorama da transcrição, visitamos a história de Granados, analisando os aspectos gerais de suas Danzas Españolas, bem como discutimos a conceituação da scordatura para, a partir daí, empregar o método de pesquisa de diferentes possibilidades de afinação na busca de viabilizar a transcrição da obra em questão, sem perder de vista, durante esse processo, a ideia original do compositor. Através dos resultados alcançados, da maneira como compreendemos os métodos empregados, constatamos um amplo campo de possibilidades a serem pesquisadas e novas soluções de adaptação e scordature a serem empregadas, estabelecendo a prática da transcrição como um procedimento válido artisticamente, desde que devidamente contextualizado.This work deals with the process of transcription for guitar solo of the 12 Danzas Españolas Op. 37 of Enrique Granados, written originally for piano. This process was developed through the observation of guitar versions of other original works for piano, comparisons between the specific instrumental resources of these two instruments and a historical survey, where the main problems of adaptation of the musical and aesthetic elements of the original work were analyzed in a new medium. In order to contextualize this work in the transcription panorama, we visit the history of Granados, analyzing the general aspects of its Danzas Españolas, as well as discussing the conception of the scordatura to, from there, to use the research method of different tuning possibilities in the seeking to make feasible the satisfactory assimilation of the work in question, without losing sight of, during this process, the original idea of the composer. Through the results obtained, as understood by the methods employed, we find a wide field of possibilities to be researched and new solutions of adaptation and scordature to be used, establishing the practice of transcription as an artfully valid procedure, provided that it is properly contextualized.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGloeden, EdeltonCardoso, Iury2017-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-17042018-141816/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-17042018-141816Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A adaptação para violão das 12 Danzas Españolas Op.37 de Enrique Granados através de novas propostas de scordature
The adaptation for guitar of the 12 danzas españolas Op.37 of Enrique Granados through new proposals of scordature
title A adaptação para violão das 12 Danzas Españolas Op.37 de Enrique Granados através de novas propostas de scordature
spellingShingle A adaptação para violão das 12 Danzas Españolas Op.37 de Enrique Granados através de novas propostas de scordature
Cardoso, Iury
Danzas Españolas
Granados
Granados
Guitar
Op.37
Op.37
Scordatura
Scordatura
Spanish Dances
Transcrição
Transcription
Violão
title_short A adaptação para violão das 12 Danzas Españolas Op.37 de Enrique Granados através de novas propostas de scordature
title_full A adaptação para violão das 12 Danzas Españolas Op.37 de Enrique Granados através de novas propostas de scordature
title_fullStr A adaptação para violão das 12 Danzas Españolas Op.37 de Enrique Granados através de novas propostas de scordature
title_full_unstemmed A adaptação para violão das 12 Danzas Españolas Op.37 de Enrique Granados através de novas propostas de scordature
title_sort A adaptação para violão das 12 Danzas Españolas Op.37 de Enrique Granados através de novas propostas de scordature
author Cardoso, Iury
author_facet Cardoso, Iury
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gloeden, Edelton
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Iury
dc.subject.por.fl_str_mv Danzas Españolas
Granados
Granados
Guitar
Op.37
Op.37
Scordatura
Scordatura
Spanish Dances
Transcrição
Transcription
Violão
topic Danzas Españolas
Granados
Granados
Guitar
Op.37
Op.37
Scordatura
Scordatura
Spanish Dances
Transcrição
Transcription
Violão
description Este trabalho trata do processo de transcrição para violão solo das 12 Danzas Españolas Op. 37 de Enrique Granados, escritas originalmente para piano. Tal processo desenvolveu-se através da observação de versões para violão de outras obras originais para piano, comparações entre os recursos instrumentais específicos desses dois instrumentos e de um levantamento histórico, onde foram analisadas as principais problemáticas de adaptação dos elementos musicais e estéticos da obra original em um novo meio. A fim de contextualizar esse trabalho no panorama da transcrição, visitamos a história de Granados, analisando os aspectos gerais de suas Danzas Españolas, bem como discutimos a conceituação da scordatura para, a partir daí, empregar o método de pesquisa de diferentes possibilidades de afinação na busca de viabilizar a transcrição da obra em questão, sem perder de vista, durante esse processo, a ideia original do compositor. Através dos resultados alcançados, da maneira como compreendemos os métodos empregados, constatamos um amplo campo de possibilidades a serem pesquisadas e novas soluções de adaptação e scordature a serem empregadas, estabelecendo a prática da transcrição como um procedimento válido artisticamente, desde que devidamente contextualizado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-17042018-141816/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-17042018-141816/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257096498708480