Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131360 |
Resumo: | A utilização de ferramentas digitais mudou a forma como interagimos com o texto escrito. A leitura ativa, em particular, onde um leitor crítico busca no texto elementos para a satisfação de hipóteses, exige que as interfaces digitais de acesso e manipulação de material textual permitam a expressão adequada dos processos cognitivos envolvidos no ato de leitura. Para realizar a leitura ativa, entretanto, o usuário depende de mecanismos intuitivos de anotação. Nesse contexto, esse trabalho apresenta uma proposta de métricas para a determinação da utilidade de uma taxonomia de anotações e para seu ajuste. |
id |
URGS_53b91cab8bf702c285447a7b05a37bfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131360 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Silva, Andre Rodrigues daFagundes, Léa da Cruz2015-12-24T02:39:55Z2015http://hdl.handle.net/10183/131360000981614A utilização de ferramentas digitais mudou a forma como interagimos com o texto escrito. A leitura ativa, em particular, onde um leitor crítico busca no texto elementos para a satisfação de hipóteses, exige que as interfaces digitais de acesso e manipulação de material textual permitam a expressão adequada dos processos cognitivos envolvidos no ato de leitura. Para realizar a leitura ativa, entretanto, o usuário depende de mecanismos intuitivos de anotação. Nesse contexto, esse trabalho apresenta uma proposta de métricas para a determinação da utilidade de uma taxonomia de anotações e para seu ajuste.The use of digital tools changed the way we interact with written text. In particular, the active reading, where a critical reader searches the text for elements to satisfy her hypothesis, demands fromdigital interfaces to allowthe adequate expression of cognitive processes involved in the act of reading. To perform active reading, however, the user depends on intuitive annotation mechanisms. In this context, This work presents a proposal for metrics to determine the utility of a given annotation taxonomy and to adjust it.application/pdfporLeituraComputador na educaçãoTecnologia educacionalDigital readingActive readingAnnotationUma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981614.pdf000981614.pdfTexto completoapplication/pdf8141414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131360/1/000981614.pdfcc8f93530e259a7a4c309f82485a4fcfMD51TEXT000981614.pdf.txt000981614.pdf.txtExtracted Texttext/plain222022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131360/2/000981614.pdf.txt851b3b2f1eede72c4dcec7abd7f4d4e1MD52THUMBNAIL000981614.pdf.jpg000981614.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131360/3/000981614.pdf.jpg09dcd81b6bf934febb27b1b1b0ea3d92MD5310183/1313602018-10-25 09:59:19.027oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131360Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:59:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital |
title |
Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital |
spellingShingle |
Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital Silva, Andre Rodrigues da Leitura Computador na educação Tecnologia educacional Digital reading Active reading Annotation |
title_short |
Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital |
title_full |
Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital |
title_fullStr |
Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital |
title_sort |
Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital |
author |
Silva, Andre Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Andre Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andre Rodrigues da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fagundes, Léa da Cruz |
contributor_str_mv |
Fagundes, Léa da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Computador na educação Tecnologia educacional |
topic |
Leitura Computador na educação Tecnologia educacional Digital reading Active reading Annotation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital reading Active reading Annotation |
description |
A utilização de ferramentas digitais mudou a forma como interagimos com o texto escrito. A leitura ativa, em particular, onde um leitor crítico busca no texto elementos para a satisfação de hipóteses, exige que as interfaces digitais de acesso e manipulação de material textual permitam a expressão adequada dos processos cognitivos envolvidos no ato de leitura. Para realizar a leitura ativa, entretanto, o usuário depende de mecanismos intuitivos de anotação. Nesse contexto, esse trabalho apresenta uma proposta de métricas para a determinação da utilidade de uma taxonomia de anotações e para seu ajuste. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-24T02:39:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131360 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000981614 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131360 |
identifier_str_mv |
000981614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131360/1/000981614.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131360/2/000981614.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131360/3/000981614.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc8f93530e259a7a4c309f82485a4fcf 851b3b2f1eede72c4dcec7abd7f4d4e1 09dcd81b6bf934febb27b1b1b0ea3d92 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085345580023808 |