Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andre Rodrigues da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131360
Resumo: A utilização de ferramentas digitais mudou a forma como interagimos com o texto escrito. A leitura ativa, em particular, onde um leitor crítico busca no texto elementos para a satisfação de hipóteses, exige que as interfaces digitais de acesso e manipulação de material textual permitam a expressão adequada dos processos cognitivos envolvidos no ato de leitura. Para realizar a leitura ativa, entretanto, o usuário depende de mecanismos intuitivos de anotação. Nesse contexto, esse trabalho apresenta uma proposta de métricas para a determinação da utilidade de uma taxonomia de anotações e para seu ajuste.
id URGS_53b91cab8bf702c285447a7b05a37bfa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131360
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Andre Rodrigues daFagundes, Léa da Cruz2015-12-24T02:39:55Z2015http://hdl.handle.net/10183/131360000981614A utilização de ferramentas digitais mudou a forma como interagimos com o texto escrito. A leitura ativa, em particular, onde um leitor crítico busca no texto elementos para a satisfação de hipóteses, exige que as interfaces digitais de acesso e manipulação de material textual permitam a expressão adequada dos processos cognitivos envolvidos no ato de leitura. Para realizar a leitura ativa, entretanto, o usuário depende de mecanismos intuitivos de anotação. Nesse contexto, esse trabalho apresenta uma proposta de métricas para a determinação da utilidade de uma taxonomia de anotações e para seu ajuste.The use of digital tools changed the way we interact with written text. In particular, the active reading, where a critical reader searches the text for elements to satisfy her hypothesis, demands fromdigital interfaces to allowthe adequate expression of cognitive processes involved in the act of reading. To perform active reading, however, the user depends on intuitive annotation mechanisms. In this context, This work presents a proposal for metrics to determine the utility of a given annotation taxonomy and to adjust it.application/pdfporLeituraComputador na educaçãoTecnologia educacionalDigital readingActive readingAnnotationUma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981614.pdf000981614.pdfTexto completoapplication/pdf8141414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131360/1/000981614.pdfcc8f93530e259a7a4c309f82485a4fcfMD51TEXT000981614.pdf.txt000981614.pdf.txtExtracted Texttext/plain222022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131360/2/000981614.pdf.txt851b3b2f1eede72c4dcec7abd7f4d4e1MD52THUMBNAIL000981614.pdf.jpg000981614.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131360/3/000981614.pdf.jpg09dcd81b6bf934febb27b1b1b0ea3d92MD5310183/1313602018-10-25 09:59:19.027oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131360Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:59:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital
title Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital
spellingShingle Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital
Silva, Andre Rodrigues da
Leitura
Computador na educação
Tecnologia educacional
Digital reading
Active reading
Annotation
title_short Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital
title_full Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital
title_fullStr Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital
title_full_unstemmed Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital
title_sort Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital
author Silva, Andre Rodrigues da
author_facet Silva, Andre Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andre Rodrigues da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, Léa da Cruz
contributor_str_mv Fagundes, Léa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Computador na educação
Tecnologia educacional
topic Leitura
Computador na educação
Tecnologia educacional
Digital reading
Active reading
Annotation
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital reading
Active reading
Annotation
description A utilização de ferramentas digitais mudou a forma como interagimos com o texto escrito. A leitura ativa, em particular, onde um leitor crítico busca no texto elementos para a satisfação de hipóteses, exige que as interfaces digitais de acesso e manipulação de material textual permitam a expressão adequada dos processos cognitivos envolvidos no ato de leitura. Para realizar a leitura ativa, entretanto, o usuário depende de mecanismos intuitivos de anotação. Nesse contexto, esse trabalho apresenta uma proposta de métricas para a determinação da utilidade de uma taxonomia de anotações e para seu ajuste.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-24T02:39:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131360
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981614
url http://hdl.handle.net/10183/131360
identifier_str_mv 000981614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131360/1/000981614.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131360/2/000981614.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131360/3/000981614.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cc8f93530e259a7a4c309f82485a4fcf
851b3b2f1eede72c4dcec7abd7f4d4e1
09dcd81b6bf934febb27b1b1b0ea3d92
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085345580023808