Impacto de programas de intervenção motora na competência motora de crianças escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Paulo Felipe Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202163
Resumo: Introdução: Atrasos nas habilidades motoras fundamentais estão relacionados negativamente com outros aspectos do desenvolvimento infantil, como por exemplo, a percepção de competência, o engajamento em atividades motoras e nos níveis de atividade física e obesidade. Estratégias interventivas são importantes para amenizar esses atrasos e conduzir as crianças para um estilo de vida ativo e saudável, sobretudo, as estratégias que são baseadas em climas motivacionais para a maestria. Objetivos: (Artigo 1) O objetivo do presente estudo foi revisar sistematicamente os estudos experimentais e quase experimentais que implementaram o Clima de Motivação para a Maestria em intervenções motoras e verificaram o impacto da mesma em habilidades motoras fundamentais de crianças. (Artigo 2) investigar qual o impacto de uma intervenção motora implementada com o Clima de Motivação para a Maestria nos critérios motores de habilidades motoras fundamentais de locomoção e controle de objeto de meninos e meninas em diferentes idades. Métodos: O presente estudo caracteriza-se como: (Artigo 1) Revisão Sistemática. Foi realizada uma busca sem restrições de idioma e data em oito bases de dados. Foram incluídos estudos de intervenção motora utilizando o clima de motivação orientado para a maestria com foco em estratégias para otimizar o desempenho em habilidades motoras fundamentais de locomoção e controle de objeto em crianças de 3 a 10 anos de idade. Foram incluídos estudos experimentais e quase-experimentais com grupo controle. A avaliação da qualidade metodológica foi realizada por dois revisores de forma independente; (Artigo 2). Estudo quase experimental. Participaram do estudo 499 crianças de ambos os sexos com idade entre 5 e dez anos, sendo 261 do grupo interventivo e 238 do grupo controle, distribuídas em três faixas etárias 5-6, 7-8 e 9-10 anos de idade. Para avaliar o desempenho motor foi utilizado o Test of Gross Motor Development – 2 (TGMD-2). A intervençaõ motora foi implementada a partir do Clima Motivacional para a maestria. Foi utilizado um modelo logístico com 1 parâmetro (β) que indica a dificuldade de cada critério na pré e pós-intervenção, a dificuldade de cada item pode variar entre -4 (eixo mais fácil) e 4 (eixo mais difícil), Valores de delta foram calculados na primeira e segunda tentativa (Tentativa 1 Pós Intervenção - Tentativa 1 Pré-Intervenção / Tentativa 2 Pós Intervenção - Tentativa 2 Pré-Intervenção) para observar os ganhos nos critérios motores das habilidades motoras dos grupos intervenção e controle após o programa de intervenção. Resultados: (Artigo 1) Seis artigos (5 experimentais e 1 quase-experimental) descrevendo intervenções motoras baseadas no clima de motivação orientado para a maestria foram incluídos. Os participantes eram crianças que tinham atrasos motores identificados, com e sem deficiência física ou cognitiva. Todos os estudos indicaram efeito positivo dos programas de intervenção motora nas habilidades de locomoção e controle de objeto. Apenas um estudo ficou abaixo da média nos critérios da avaliação da qualidade metodológica. (Artigo 2) O programa de intervenção baseado no Clima Motivacional a Maestria indicou resultados positivos nas habilidades de locomoção nos grupos interventivos em todas as faixas etárias, ressalta-se que nas habilidades de salto horizontal e passada, apesar de ganhos serem observados nos meninos e meninas de todas as faixas etárias, ainda há uma dificuldade de execução dessas habilidades principalmente nas crianças de 5 e 6 anos de idade. Nos meninos e meninas de 9-10 anos a maestria foi alcançada nas habilidades de galope e corrida lateral, essas habilidades são importantes em movimentos que exijam ritmo, como na luta, nas danças e em alguns esportes. Os resultados do grupo controle atentam para uma preocupação já evidenciada na literatura, o abandono das práticas motoras devido à baixa competência motora real e percebida.
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spelling Bandeira, Paulo Felipe RibeiroValentini, Nadia Cristina2019-11-30T04:05:32Z2015http://hdl.handle.net/10183/202163000996042Introdução: Atrasos nas habilidades motoras fundamentais estão relacionados negativamente com outros aspectos do desenvolvimento infantil, como por exemplo, a percepção de competência, o engajamento em atividades motoras e nos níveis de atividade física e obesidade. Estratégias interventivas são importantes para amenizar esses atrasos e conduzir as crianças para um estilo de vida ativo e saudável, sobretudo, as estratégias que são baseadas em climas motivacionais para a maestria. Objetivos: (Artigo 1) O objetivo do presente estudo foi revisar sistematicamente os estudos experimentais e quase experimentais que implementaram o Clima de Motivação para a Maestria em intervenções motoras e verificaram o impacto da mesma em habilidades motoras fundamentais de crianças. (Artigo 2) investigar qual o impacto de uma intervenção motora implementada com o Clima de Motivação para a Maestria nos critérios motores de habilidades motoras fundamentais de locomoção e controle de objeto de meninos e meninas em diferentes idades. Métodos: O presente estudo caracteriza-se como: (Artigo 1) Revisão Sistemática. Foi realizada uma busca sem restrições de idioma e data em oito bases de dados. Foram incluídos estudos de intervenção motora utilizando o clima de motivação orientado para a maestria com foco em estratégias para otimizar o desempenho em habilidades motoras fundamentais de locomoção e controle de objeto em crianças de 3 a 10 anos de idade. Foram incluídos estudos experimentais e quase-experimentais com grupo controle. A avaliação da qualidade metodológica foi realizada por dois revisores de forma independente; (Artigo 2). Estudo quase experimental. Participaram do estudo 499 crianças de ambos os sexos com idade entre 5 e dez anos, sendo 261 do grupo interventivo e 238 do grupo controle, distribuídas em três faixas etárias 5-6, 7-8 e 9-10 anos de idade. Para avaliar o desempenho motor foi utilizado o Test of Gross Motor Development – 2 (TGMD-2). A intervençaõ motora foi implementada a partir do Clima Motivacional para a maestria. Foi utilizado um modelo logístico com 1 parâmetro (β) que indica a dificuldade de cada critério na pré e pós-intervenção, a dificuldade de cada item pode variar entre -4 (eixo mais fácil) e 4 (eixo mais difícil), Valores de delta foram calculados na primeira e segunda tentativa (Tentativa 1 Pós Intervenção - Tentativa 1 Pré-Intervenção / Tentativa 2 Pós Intervenção - Tentativa 2 Pré-Intervenção) para observar os ganhos nos critérios motores das habilidades motoras dos grupos intervenção e controle após o programa de intervenção. Resultados: (Artigo 1) Seis artigos (5 experimentais e 1 quase-experimental) descrevendo intervenções motoras baseadas no clima de motivação orientado para a maestria foram incluídos. Os participantes eram crianças que tinham atrasos motores identificados, com e sem deficiência física ou cognitiva. Todos os estudos indicaram efeito positivo dos programas de intervenção motora nas habilidades de locomoção e controle de objeto. Apenas um estudo ficou abaixo da média nos critérios da avaliação da qualidade metodológica. (Artigo 2) O programa de intervenção baseado no Clima Motivacional a Maestria indicou resultados positivos nas habilidades de locomoção nos grupos interventivos em todas as faixas etárias, ressalta-se que nas habilidades de salto horizontal e passada, apesar de ganhos serem observados nos meninos e meninas de todas as faixas etárias, ainda há uma dificuldade de execução dessas habilidades principalmente nas crianças de 5 e 6 anos de idade. Nos meninos e meninas de 9-10 anos a maestria foi alcançada nas habilidades de galope e corrida lateral, essas habilidades são importantes em movimentos que exijam ritmo, como na luta, nas danças e em alguns esportes. Os resultados do grupo controle atentam para uma preocupação já evidenciada na literatura, o abandono das práticas motoras devido à baixa competência motora real e percebida.Backgroud: delay in fundamental motor skills are negatively related to others child development aspects as, for example, perceived competence, engagement in motor activities and level of physical activities and obesity. Intervention strategies are important to attenuate these motor delays and conduct to active and healthy way of life, therefore, the strategies base in mastery motivational climate. Aims: (paper 1): The aim of this study was review systematically the experimental and quasi experimental studies which implemented the mastery motivational climate in motor interventions and verify impact in fundamental motor skills of children. (paper 2): investigate what the impact of motor intervention implemented by mastery motivational climate in motor criteria of fundamental movement skills (locomotor and object control) in boys and girls of the different ages. Methods: this study (paper 1) was a systematic review. A search without language and date restrictions in eight databases was realized. Motor intervention studies that used the mastery motivational climate with focus in strategy for optimize the locomotors and object control skills performance in children 3 to 10 year-old were included. Experimental and quasi experimental studies with control group were included. The assessment of methodological quality was realized by two independents reviewers. (paper 2) Quasi experimental study. Participated 499 children, both genders, 5 to 10 years old, 261 intervention group and 238 control group, distributed in three age band 5-6, 7-8 and 9-10 year old. We used the Test of Gross Motor Development – 2 to assessment the motor performance. The motor intervention was implemented per mastery motivational climate. Was utilized a logistic model with one parameter (β) which indicate the difficult of each criteria in pre and post intervention; the difficulty of each item can to vary between – 4 (easiest axis) and 4 (hardest axis); delta values were calculated in first and second trials (1 post intervention trial versus 1 pre intervention trial / 2 post intervention trial versus 2 pre intervention trial) to observe the gains in the motor criteria of movement skills in intervention and control groups before the intervention program. Results: (paper 1) six papers (5 experimental and 1 quasi experimental studies) that described motor interventions oriented by mastery motivational climate were included. The participants were children with identified motor delay, with or without cognitive or motor disabilities. All the studies indicated positive effect of intervention programs in locomotor and object control skills. Solely one study scored below average in the criteria of methodological quality evaluation. (Paper 2): the intervention program based in mastery motivational climate indicated positive results of the locomotor skills in all age bands; despite the gains in horizontal jump and leap has been observed in boys and girls of all age bands, still exist a difficulty in execution these motor skills, mainly children 5 to 6 year old. In boys and girls 9-10 year old the mastery was obtain in slide and gallop; these skills are important in movements that require rhythm as fight, dance and some sports. The results of control group shows us a preoccupation already presented in literature, the abandonment of the motor practice due poor real and perceived motor competence. Conclusion: (paper 1) The mastery motivational climate is an efficient methodological proposal teaching to promote development of locomotors and object control skills in children with motor delay. Future studies that investigate the effect of intervention programs in specific motor skills, and social and cognitive parameters are necessary. (paper 2) motor intervention programs based in mastery motivational climate are effective to promote better performance in locomotor and object control skills, however, some movement criteria, mainly in object control task are less sensible to the changes.application/pdfporDesenvolvimento motorCriançasImpacto de programas de intervenção motora na competência motora de crianças escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2015.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000996042.pdf.txt000996042.pdf.txtExtracted Texttext/plain222524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202163/2/000996042.pdf.txtf256b0ffd25c91f4c2147d96bfb0dd8cMD52ORIGINAL000996042.pdfTexto completoapplication/pdf1654458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202163/1/000996042.pdffc74769a4d44149b083d0e19468b5ee0MD5110183/2021632022-06-16 04:42:47.701009oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202163Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-06-16T07:42:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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