Cartografia local e o ensino de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236133 |
Resumo: | Esse trabalho dissertativo ao modo interdisciplinar percorre o caminho da abordagem cartográfica, na intenção de demonstrar sua importância no auxílio do ensino de História, contribuindo para a dinâmica do ambiente escolar na reconstituição da história local em suas diferentes escalas. O objetivo é provocar reflexões sobre a concepção de espaço-tempo em sala de aula, através da constituição de um observatório de abordagem cartográfica sobre o espaço habitado no tempo presente. Constituem-se as cartografias, representações culturais e metodológicas em sua funcionalidade imagética de condução a essa tarefa dissertativa corográfica, antecipando-se a todo o aparato bibliográfico e ao próprio ato de escrever. Dessa forma, bibliografias e escrita enredadas pelas cartografias tornam-se textos contextualizados. Na conjuntura escolar, as cartografias devem se fazer presentes no processo de ensinoaprendizagem pelo letramento cartográfico, mas também como fonte de investigação, reflexão e releitura das representações produzidas. |
id |
URGS_552efd5c563cdfd3ae1bc42cc9c3893e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236133 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Rios, Marcelo Roberto da SilvaCezar, Temistocles Americo Correa2022-03-23T04:37:03Z2021http://hdl.handle.net/10183/236133001138476Esse trabalho dissertativo ao modo interdisciplinar percorre o caminho da abordagem cartográfica, na intenção de demonstrar sua importância no auxílio do ensino de História, contribuindo para a dinâmica do ambiente escolar na reconstituição da história local em suas diferentes escalas. O objetivo é provocar reflexões sobre a concepção de espaço-tempo em sala de aula, através da constituição de um observatório de abordagem cartográfica sobre o espaço habitado no tempo presente. Constituem-se as cartografias, representações culturais e metodológicas em sua funcionalidade imagética de condução a essa tarefa dissertativa corográfica, antecipando-se a todo o aparato bibliográfico e ao próprio ato de escrever. Dessa forma, bibliografias e escrita enredadas pelas cartografias tornam-se textos contextualizados. Na conjuntura escolar, as cartografias devem se fazer presentes no processo de ensinoaprendizagem pelo letramento cartográfico, mas também como fonte de investigação, reflexão e releitura das representações produzidas.This dissertative work, in an interdisciplinary way, follows the path of cartographic approach in order to demonstrate its importance in helping History teaching, contributing to school dynamicsin the reconstruction of local history in its different scales. The objective is to provoke reflections on space-time concepts in the classroom, through the constitution of an observatory with a cartographic approach of the space inhabited in the present time. Constituting cartographies, cultural and methodological representations in their imagery functionality lead to this chorographic essay task, anticipating the entire bibliographic apparatus and the act of writing itself. In this way, bibliographies and writing entangled by cartographies become contextualized texts. In the school context, cartographies must be present in teaching-learning process through cartographic literacy, but also as a source of investigation, reflection and rereading the representations produced.application/pdfporCartografiaInterdisciplinaridadeGentrificaçãoEscala cartográficaEnsino de históriaHistóriaCartographyInterdisciplinarityGentrificationChorographsScalesHistory TeachingCartografia local e o ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138476.pdf.txt001138476.pdf.txtExtracted Texttext/plain194806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236133/2/001138476.pdf.txtb94db342bcf433fade075ebedc9fd1a2MD52ORIGINAL001138476.pdfTexto completoapplication/pdf4008505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236133/1/001138476.pdf6b14d2a5b49f22e29ecde206690e5537MD5110183/2361332022-03-26 05:06:28.010413oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-03-26T08:06:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cartografia local e o ensino de história |
title |
Cartografia local e o ensino de história |
spellingShingle |
Cartografia local e o ensino de história Rios, Marcelo Roberto da Silva Cartografia Interdisciplinaridade Gentrificação Escala cartográfica Ensino de história História Cartography Interdisciplinarity Gentrification Chorographs Scales History Teaching |
title_short |
Cartografia local e o ensino de história |
title_full |
Cartografia local e o ensino de história |
title_fullStr |
Cartografia local e o ensino de história |
title_full_unstemmed |
Cartografia local e o ensino de história |
title_sort |
Cartografia local e o ensino de história |
author |
Rios, Marcelo Roberto da Silva |
author_facet |
Rios, Marcelo Roberto da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rios, Marcelo Roberto da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cezar, Temistocles Americo Correa |
contributor_str_mv |
Cezar, Temistocles Americo Correa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia Interdisciplinaridade Gentrificação Escala cartográfica Ensino de história História |
topic |
Cartografia Interdisciplinaridade Gentrificação Escala cartográfica Ensino de história História Cartography Interdisciplinarity Gentrification Chorographs Scales History Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cartography Interdisciplinarity Gentrification Chorographs Scales History Teaching |
description |
Esse trabalho dissertativo ao modo interdisciplinar percorre o caminho da abordagem cartográfica, na intenção de demonstrar sua importância no auxílio do ensino de História, contribuindo para a dinâmica do ambiente escolar na reconstituição da história local em suas diferentes escalas. O objetivo é provocar reflexões sobre a concepção de espaço-tempo em sala de aula, através da constituição de um observatório de abordagem cartográfica sobre o espaço habitado no tempo presente. Constituem-se as cartografias, representações culturais e metodológicas em sua funcionalidade imagética de condução a essa tarefa dissertativa corográfica, antecipando-se a todo o aparato bibliográfico e ao próprio ato de escrever. Dessa forma, bibliografias e escrita enredadas pelas cartografias tornam-se textos contextualizados. Na conjuntura escolar, as cartografias devem se fazer presentes no processo de ensinoaprendizagem pelo letramento cartográfico, mas também como fonte de investigação, reflexão e releitura das representações produzidas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-23T04:37:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236133 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138476 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236133 |
identifier_str_mv |
001138476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236133/2/001138476.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236133/1/001138476.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b94db342bcf433fade075ebedc9fd1a2 6b14d2a5b49f22e29ecde206690e5537 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085579318099968 |