Cartografia local e o ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Marcelo Roberto da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236133
Resumo: Esse trabalho dissertativo ao modo interdisciplinar percorre o caminho da abordagem cartográfica, na intenção de demonstrar sua importância no auxílio do ensino de História, contribuindo para a dinâmica do ambiente escolar na reconstituição da história local em suas diferentes escalas. O objetivo é provocar reflexões sobre a concepção de espaço-tempo em sala de aula, através da constituição de um observatório de abordagem cartográfica sobre o espaço habitado no tempo presente. Constituem-se as cartografias, representações culturais e metodológicas em sua funcionalidade imagética de condução a essa tarefa dissertativa corográfica, antecipando-se a todo o aparato bibliográfico e ao próprio ato de escrever. Dessa forma, bibliografias e escrita enredadas pelas cartografias tornam-se textos contextualizados. Na conjuntura escolar, as cartografias devem se fazer presentes no processo de ensinoaprendizagem pelo letramento cartográfico, mas também como fonte de investigação, reflexão e releitura das representações produzidas.
id URGS_552efd5c563cdfd3ae1bc42cc9c3893e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236133
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rios, Marcelo Roberto da SilvaCezar, Temistocles Americo Correa2022-03-23T04:37:03Z2021http://hdl.handle.net/10183/236133001138476Esse trabalho dissertativo ao modo interdisciplinar percorre o caminho da abordagem cartográfica, na intenção de demonstrar sua importância no auxílio do ensino de História, contribuindo para a dinâmica do ambiente escolar na reconstituição da história local em suas diferentes escalas. O objetivo é provocar reflexões sobre a concepção de espaço-tempo em sala de aula, através da constituição de um observatório de abordagem cartográfica sobre o espaço habitado no tempo presente. Constituem-se as cartografias, representações culturais e metodológicas em sua funcionalidade imagética de condução a essa tarefa dissertativa corográfica, antecipando-se a todo o aparato bibliográfico e ao próprio ato de escrever. Dessa forma, bibliografias e escrita enredadas pelas cartografias tornam-se textos contextualizados. Na conjuntura escolar, as cartografias devem se fazer presentes no processo de ensinoaprendizagem pelo letramento cartográfico, mas também como fonte de investigação, reflexão e releitura das representações produzidas.This dissertative work, in an interdisciplinary way, follows the path of cartographic approach in order to demonstrate its importance in helping History teaching, contributing to school dynamicsin the reconstruction of local history in its different scales. The objective is to provoke reflections on space-time concepts in the classroom, through the constitution of an observatory with a cartographic approach of the space inhabited in the present time. Constituting cartographies, cultural and methodological representations in their imagery functionality lead to this chorographic essay task, anticipating the entire bibliographic apparatus and the act of writing itself. In this way, bibliographies and writing entangled by cartographies become contextualized texts. In the school context, cartographies must be present in teaching-learning process through cartographic literacy, but also as a source of investigation, reflection and rereading the representations produced.application/pdfporCartografiaInterdisciplinaridadeGentrificaçãoEscala cartográficaEnsino de históriaHistóriaCartographyInterdisciplinarityGentrificationChorographsScalesHistory TeachingCartografia local e o ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138476.pdf.txt001138476.pdf.txtExtracted Texttext/plain194806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236133/2/001138476.pdf.txtb94db342bcf433fade075ebedc9fd1a2MD52ORIGINAL001138476.pdfTexto completoapplication/pdf4008505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236133/1/001138476.pdf6b14d2a5b49f22e29ecde206690e5537MD5110183/2361332022-03-26 05:06:28.010413oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-03-26T08:06:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartografia local e o ensino de história
title Cartografia local e o ensino de história
spellingShingle Cartografia local e o ensino de história
Rios, Marcelo Roberto da Silva
Cartografia
Interdisciplinaridade
Gentrificação
Escala cartográfica
Ensino de história
História
Cartography
Interdisciplinarity
Gentrification
Chorographs
Scales
History Teaching
title_short Cartografia local e o ensino de história
title_full Cartografia local e o ensino de história
title_fullStr Cartografia local e o ensino de história
title_full_unstemmed Cartografia local e o ensino de história
title_sort Cartografia local e o ensino de história
author Rios, Marcelo Roberto da Silva
author_facet Rios, Marcelo Roberto da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Marcelo Roberto da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cezar, Temistocles Americo Correa
contributor_str_mv Cezar, Temistocles Americo Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Interdisciplinaridade
Gentrificação
Escala cartográfica
Ensino de história
História
topic Cartografia
Interdisciplinaridade
Gentrificação
Escala cartográfica
Ensino de história
História
Cartography
Interdisciplinarity
Gentrification
Chorographs
Scales
History Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Cartography
Interdisciplinarity
Gentrification
Chorographs
Scales
History Teaching
description Esse trabalho dissertativo ao modo interdisciplinar percorre o caminho da abordagem cartográfica, na intenção de demonstrar sua importância no auxílio do ensino de História, contribuindo para a dinâmica do ambiente escolar na reconstituição da história local em suas diferentes escalas. O objetivo é provocar reflexões sobre a concepção de espaço-tempo em sala de aula, através da constituição de um observatório de abordagem cartográfica sobre o espaço habitado no tempo presente. Constituem-se as cartografias, representações culturais e metodológicas em sua funcionalidade imagética de condução a essa tarefa dissertativa corográfica, antecipando-se a todo o aparato bibliográfico e ao próprio ato de escrever. Dessa forma, bibliografias e escrita enredadas pelas cartografias tornam-se textos contextualizados. Na conjuntura escolar, as cartografias devem se fazer presentes no processo de ensinoaprendizagem pelo letramento cartográfico, mas também como fonte de investigação, reflexão e releitura das representações produzidas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-23T04:37:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236133
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138476
url http://hdl.handle.net/10183/236133
identifier_str_mv 001138476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236133/2/001138476.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236133/1/001138476.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b94db342bcf433fade075ebedc9fd1a2
6b14d2a5b49f22e29ecde206690e5537
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085579318099968