Os sacrifícios e a construção do valor para o cliente : além da mera consideração do preço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Arthur Felipe Sousa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197874
Resumo: A percepção do valor pelo cliente é uma das questões centrais do marketing. Um aspecto comum dos diferentes conceitos empregados na literatura para este constructo sugere que seja basicamente um trade-off entre benefícios e sacrifícios. No entanto, ao analisar os diferentes modelos e escalas que operacionalizam o valor percebido, evidencia-se uma disparidade entre a atenção dada aos benefícios e aos sacrifícios. Em comparação com o primeiro, este último tem sido pouco explorado e, em muitos casos, reduzido simplesmente a ‘preço’, deixando de lado diversos aspectos importantes dos quais os clientes precisam abrir mão para adquirirem determinados produtos ou serviços. Este trabalho teve como objetivo central, contribuir para o esclarecimento do conceito de valor percebido através de uma melhor compreensão dos sacrifícios percebidos e para isso discutiu-se, através do método Delphi, a relevância e a viabilidade das investigações dos sacrifícios, além do preço, para a melhor compreensão da teoria do valor percebido. Na avaliação do painel de especialistas a investigação dos sacrifícios é muito relevante e muito viável para a teoria do valor percebido. Além disso são elencados diferentes fatores que dificultam a investigação dos sacrifícios, e por fim, sugerida uma agenda de pesquisa para esta área específica.
id URGS_588c4bc64bf8a19306ffba1fb9981d5b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197874
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Farias, Arthur Felipe Sousa deSlongo, Luiz Antonio2019-08-10T02:31:53Z2019http://hdl.handle.net/10183/197874001098891A percepção do valor pelo cliente é uma das questões centrais do marketing. Um aspecto comum dos diferentes conceitos empregados na literatura para este constructo sugere que seja basicamente um trade-off entre benefícios e sacrifícios. No entanto, ao analisar os diferentes modelos e escalas que operacionalizam o valor percebido, evidencia-se uma disparidade entre a atenção dada aos benefícios e aos sacrifícios. Em comparação com o primeiro, este último tem sido pouco explorado e, em muitos casos, reduzido simplesmente a ‘preço’, deixando de lado diversos aspectos importantes dos quais os clientes precisam abrir mão para adquirirem determinados produtos ou serviços. Este trabalho teve como objetivo central, contribuir para o esclarecimento do conceito de valor percebido através de uma melhor compreensão dos sacrifícios percebidos e para isso discutiu-se, através do método Delphi, a relevância e a viabilidade das investigações dos sacrifícios, além do preço, para a melhor compreensão da teoria do valor percebido. Na avaliação do painel de especialistas a investigação dos sacrifícios é muito relevante e muito viável para a teoria do valor percebido. Além disso são elencados diferentes fatores que dificultam a investigação dos sacrifícios, e por fim, sugerida uma agenda de pesquisa para esta área específica.The perception of value by the customer is one of the central marketing issues. A common aspect of the different concepts employed in the literature for this construct suggests that it is basically a trade-off between benefits and sacrifices. However, when analyzing the different models and scales that operationalize the perceived value, there is a difference between the attention given to the benefits and the sacrifices. Compared to the former, the latter has been little explored and in many cases simply reduced to 'price', leaving aside several important aspects that customers need to give up to acquire certain products or services. This work had as its central objective to contribute to the clarification of the concept of perceived value through a better understanding of the perceived sacrifices and for this, through the Delphi method, the relevance and feasibility of the investigations of the sacrifices, besides the price, for the better understanding of the theory of perceived value. In the expert panel's assessment the investigation of sacrifices is very relevant and very feasible for the theory of perceived value. In addition, different factors are listed that make it difficult to investigate the sacrifices, and finally, suggested a research agenda for this specific area.application/pdfporMarketingValorPercepção do consumidorMarketingDelphi methodConsumer perceptionOs sacrifícios e a construção do valor para o cliente : além da mera consideração do preçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098891.pdf.txt001098891.pdf.txtExtracted Texttext/plain322633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197874/2/001098891.pdf.txtca51680f94cd732129db07b8dd83f025MD52ORIGINAL001098891.pdfTexto completoapplication/pdf2314177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197874/1/001098891.pdfc089adfbf22fe33ad0a2c6a88ac4265fMD5110183/1978742019-08-11 02:32:17.899136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197874Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-11T05:32:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os sacrifícios e a construção do valor para o cliente : além da mera consideração do preço
title Os sacrifícios e a construção do valor para o cliente : além da mera consideração do preço
spellingShingle Os sacrifícios e a construção do valor para o cliente : além da mera consideração do preço
Farias, Arthur Felipe Sousa de
Marketing
Valor
Percepção do consumidor
Marketing
Delphi method
Consumer perception
title_short Os sacrifícios e a construção do valor para o cliente : além da mera consideração do preço
title_full Os sacrifícios e a construção do valor para o cliente : além da mera consideração do preço
title_fullStr Os sacrifícios e a construção do valor para o cliente : além da mera consideração do preço
title_full_unstemmed Os sacrifícios e a construção do valor para o cliente : além da mera consideração do preço
title_sort Os sacrifícios e a construção do valor para o cliente : além da mera consideração do preço
author Farias, Arthur Felipe Sousa de
author_facet Farias, Arthur Felipe Sousa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Arthur Felipe Sousa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Valor
Percepção do consumidor
topic Marketing
Valor
Percepção do consumidor
Marketing
Delphi method
Consumer perception
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing
Delphi method
Consumer perception
description A percepção do valor pelo cliente é uma das questões centrais do marketing. Um aspecto comum dos diferentes conceitos empregados na literatura para este constructo sugere que seja basicamente um trade-off entre benefícios e sacrifícios. No entanto, ao analisar os diferentes modelos e escalas que operacionalizam o valor percebido, evidencia-se uma disparidade entre a atenção dada aos benefícios e aos sacrifícios. Em comparação com o primeiro, este último tem sido pouco explorado e, em muitos casos, reduzido simplesmente a ‘preço’, deixando de lado diversos aspectos importantes dos quais os clientes precisam abrir mão para adquirirem determinados produtos ou serviços. Este trabalho teve como objetivo central, contribuir para o esclarecimento do conceito de valor percebido através de uma melhor compreensão dos sacrifícios percebidos e para isso discutiu-se, através do método Delphi, a relevância e a viabilidade das investigações dos sacrifícios, além do preço, para a melhor compreensão da teoria do valor percebido. Na avaliação do painel de especialistas a investigação dos sacrifícios é muito relevante e muito viável para a teoria do valor percebido. Além disso são elencados diferentes fatores que dificultam a investigação dos sacrifícios, e por fim, sugerida uma agenda de pesquisa para esta área específica.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T02:31:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197874
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098891
url http://hdl.handle.net/10183/197874
identifier_str_mv 001098891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197874/2/001098891.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197874/1/001098891.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ca51680f94cd732129db07b8dd83f025
c089adfbf22fe33ad0a2c6a88ac4265f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085493401976832