Projetos de modelagem e performance matemática digital no ensino fundamental : alunos em um sistema de atividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217466 |
Resumo: | Neste estudo, apresentamos uma proposta com projetos de Modelagem e Performance Matemática Digital (PMD) realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública de Porto Alegre (RS). Trazemos uma concepção de Modelagem por projetos, na qual os alunos escolhem o tema e elaboram um problema para investigação, associada à perspectiva de Performance Matemática Digital, em que as ideias matemáticas são comunicadas por meio das artes performáticas, como uma estratégia pedagógica. Como pergunta diretriz, buscamos respostas para a seguinte indagação: Como a atividade dos alunos se constitui quando desenvolvem projetos de Modelagem e Performance Matemática Digital no Ensino Fundamental? Tendo em vista a natureza da nossa pergunta, adotamos uma abordagem qualitativa. Os dados analisados foram os materiais produzidos pelos alunos, suas falas, posturas e interferências, por meio de anotações em caderno de campo, gravações em vídeo e áudio. Como objetivo de ensino, desejávamos que os alunos trouxessem questões de seu interesse para a sala de aula, em um ambiente no qual as mídias participavam, não apenas como coadjuvantes, mas, também, interferindo na evolução da própria atividade dos alunos. A proposta de trabalho foi dividida em três etapas: a primeira etapa envolvia o desenvolvimento de um projeto de Modelagem pelos alunos organizados em grupos; a segunda era destinada a elaboração de um enredo com as principais ideias trabalhadas no projeto; e a terceira etapa envolvia a produção áudio visual da performance dos grupos. Em nossa análise, nos apoiamos na Teoria da Atividade, na qual a mediação é considerada na relação do homem com o mundo. Para tal, observamos como as ações dos alunos foram realizadas e como se constituíram em um sistema de atividade coletivo composto por sujeito, regras, comunidade, organização do trabalho, artefatos e objeto, sendo o objeto o “espaço problema” ou “matéria-prima” para o qual a atividade se dirige (ENGESTRÖN; SANNINO, 2010). Como conclusão deste estudo, por meio da análise dos dados produzidos por um grupo, identificamos a constituição do sistema de atividade e manifestações discursivas de dilema e conflito que indicaram contradições internas acumuladas ao longo dos encontros. Essas contradições influenciaram diretamente no desenvolvimento do projeto de Modelagem e na PMD produzida pelo grupo. Foi possível observar, também, uma contradição latente entre a prática que era adotada nas aulas anteriores à aplicação deste estudo e a estratégia pedagógica envolvendo projetos de Modelagem e Performance Matemática Digital. |
id |
URGS_594ca564ed1e9ed9e97b01b3b74d3749 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217466 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Montenegro, Camilla de MattosSoares, Débora da Silva2021-01-20T04:18:02Z2020http://hdl.handle.net/10183/217466001120887Neste estudo, apresentamos uma proposta com projetos de Modelagem e Performance Matemática Digital (PMD) realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública de Porto Alegre (RS). Trazemos uma concepção de Modelagem por projetos, na qual os alunos escolhem o tema e elaboram um problema para investigação, associada à perspectiva de Performance Matemática Digital, em que as ideias matemáticas são comunicadas por meio das artes performáticas, como uma estratégia pedagógica. Como pergunta diretriz, buscamos respostas para a seguinte indagação: Como a atividade dos alunos se constitui quando desenvolvem projetos de Modelagem e Performance Matemática Digital no Ensino Fundamental? Tendo em vista a natureza da nossa pergunta, adotamos uma abordagem qualitativa. Os dados analisados foram os materiais produzidos pelos alunos, suas falas, posturas e interferências, por meio de anotações em caderno de campo, gravações em vídeo e áudio. Como objetivo de ensino, desejávamos que os alunos trouxessem questões de seu interesse para a sala de aula, em um ambiente no qual as mídias participavam, não apenas como coadjuvantes, mas, também, interferindo na evolução da própria atividade dos alunos. A proposta de trabalho foi dividida em três etapas: a primeira etapa envolvia o desenvolvimento de um projeto de Modelagem pelos alunos organizados em grupos; a segunda era destinada a elaboração de um enredo com as principais ideias trabalhadas no projeto; e a terceira etapa envolvia a produção áudio visual da performance dos grupos. Em nossa análise, nos apoiamos na Teoria da Atividade, na qual a mediação é considerada na relação do homem com o mundo. Para tal, observamos como as ações dos alunos foram realizadas e como se constituíram em um sistema de atividade coletivo composto por sujeito, regras, comunidade, organização do trabalho, artefatos e objeto, sendo o objeto o “espaço problema” ou “matéria-prima” para o qual a atividade se dirige (ENGESTRÖN; SANNINO, 2010). Como conclusão deste estudo, por meio da análise dos dados produzidos por um grupo, identificamos a constituição do sistema de atividade e manifestações discursivas de dilema e conflito que indicaram contradições internas acumuladas ao longo dos encontros. Essas contradições influenciaram diretamente no desenvolvimento do projeto de Modelagem e na PMD produzida pelo grupo. Foi possível observar, também, uma contradição latente entre a prática que era adotada nas aulas anteriores à aplicação deste estudo e a estratégia pedagógica envolvendo projetos de Modelagem e Performance Matemática Digital.In this study, we present a proposal with Digital Mathematical Modeling and Performance (PMD) projects carried out with students in the ninth grade of elementary school, in a public school in Porto Alegre (RS). We bring a concept of Modeling by projects, in which students choose the theme and elaborate a problem for investigation, associated with the perspective of Digital Mathematical Performance, in which mathematical ideas are communicated through the performing arts, as a pedagogical strategy. As a guiding question, we seek answers to the following question: How are students' activities constituted when they develop Digital Mathematical Modeling and Performance projects in Elementary School? In view of the nature of our question, we have adopted a qualitative approach. The data transmitted were the materials available to the students, their speeches, postures and interferences, through notes in the field notebook, video and audio recordings. As a teaching objective, we wanted students to bring questions of interest to the classroom, in an environment in which the media participated, not only as assistants, but also interfering in the evolution of the students' own activity. The work proposal was divided into three stages: the first stage involves the development of a Modeling project by students organized in groups; the second was intended to elaborate a plot with the main ideas worked on in the project; and the third stage involved the audiovisual production of the groups' performance. In our analysis, we rely on Activity Theory, in which mediation is considered in the relationship of man with the world. For this, we observe how the students' actions were carried out and how they were constituted in a collective activity system composed by subject, rules, community, work organization, artifacts and object, the object being the “problem space” or “raw material” ”To which the activity is directed (ENGESTRÖN; SANNINO, 2010). As a conclusion of this study, through the analysis of the data produced by a group, we identified the constitution of the activity system and discursive manifestations of dilemma and conflict that indicated internal contradictions accumulated during the meetings. These contradictions directly influenced the development of the Modeling project and the PMD produced by the group. It was also possible to observe a latent contradiction between the practice that was adopted in the classes prior to the application of this study and the pedagogical strategy involving Digital Mathematical Modeling and Performance projects.application/pdfporTeoria da atividadeEnsino de matemáticaPerformanceModelagem matemáticaProjetos de modelagem e performance matemática digital no ensino fundamental : alunos em um sistema de atividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120887.pdf.txt001120887.pdf.txtExtracted Texttext/plain305315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217466/2/001120887.pdf.txt123f2481da100424a7c32f0fd7282cd1MD52ORIGINAL001120887.pdfTexto completoapplication/pdf2896513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217466/1/001120887.pdf66f3970ed02e49342fdd65b1bd249b70MD5110183/2174662022-02-22 04:53:38.992565oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217466Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:53:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projetos de modelagem e performance matemática digital no ensino fundamental : alunos em um sistema de atividade |
title |
Projetos de modelagem e performance matemática digital no ensino fundamental : alunos em um sistema de atividade |
spellingShingle |
Projetos de modelagem e performance matemática digital no ensino fundamental : alunos em um sistema de atividade Montenegro, Camilla de Mattos Teoria da atividade Ensino de matemática Performance Modelagem matemática |
title_short |
Projetos de modelagem e performance matemática digital no ensino fundamental : alunos em um sistema de atividade |
title_full |
Projetos de modelagem e performance matemática digital no ensino fundamental : alunos em um sistema de atividade |
title_fullStr |
Projetos de modelagem e performance matemática digital no ensino fundamental : alunos em um sistema de atividade |
title_full_unstemmed |
Projetos de modelagem e performance matemática digital no ensino fundamental : alunos em um sistema de atividade |
title_sort |
Projetos de modelagem e performance matemática digital no ensino fundamental : alunos em um sistema de atividade |
author |
Montenegro, Camilla de Mattos |
author_facet |
Montenegro, Camilla de Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montenegro, Camilla de Mattos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Débora da Silva |
contributor_str_mv |
Soares, Débora da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da atividade Ensino de matemática Performance Modelagem matemática |
topic |
Teoria da atividade Ensino de matemática Performance Modelagem matemática |
description |
Neste estudo, apresentamos uma proposta com projetos de Modelagem e Performance Matemática Digital (PMD) realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública de Porto Alegre (RS). Trazemos uma concepção de Modelagem por projetos, na qual os alunos escolhem o tema e elaboram um problema para investigação, associada à perspectiva de Performance Matemática Digital, em que as ideias matemáticas são comunicadas por meio das artes performáticas, como uma estratégia pedagógica. Como pergunta diretriz, buscamos respostas para a seguinte indagação: Como a atividade dos alunos se constitui quando desenvolvem projetos de Modelagem e Performance Matemática Digital no Ensino Fundamental? Tendo em vista a natureza da nossa pergunta, adotamos uma abordagem qualitativa. Os dados analisados foram os materiais produzidos pelos alunos, suas falas, posturas e interferências, por meio de anotações em caderno de campo, gravações em vídeo e áudio. Como objetivo de ensino, desejávamos que os alunos trouxessem questões de seu interesse para a sala de aula, em um ambiente no qual as mídias participavam, não apenas como coadjuvantes, mas, também, interferindo na evolução da própria atividade dos alunos. A proposta de trabalho foi dividida em três etapas: a primeira etapa envolvia o desenvolvimento de um projeto de Modelagem pelos alunos organizados em grupos; a segunda era destinada a elaboração de um enredo com as principais ideias trabalhadas no projeto; e a terceira etapa envolvia a produção áudio visual da performance dos grupos. Em nossa análise, nos apoiamos na Teoria da Atividade, na qual a mediação é considerada na relação do homem com o mundo. Para tal, observamos como as ações dos alunos foram realizadas e como se constituíram em um sistema de atividade coletivo composto por sujeito, regras, comunidade, organização do trabalho, artefatos e objeto, sendo o objeto o “espaço problema” ou “matéria-prima” para o qual a atividade se dirige (ENGESTRÖN; SANNINO, 2010). Como conclusão deste estudo, por meio da análise dos dados produzidos por um grupo, identificamos a constituição do sistema de atividade e manifestações discursivas de dilema e conflito que indicaram contradições internas acumuladas ao longo dos encontros. Essas contradições influenciaram diretamente no desenvolvimento do projeto de Modelagem e na PMD produzida pelo grupo. Foi possível observar, também, uma contradição latente entre a prática que era adotada nas aulas anteriores à aplicação deste estudo e a estratégia pedagógica envolvendo projetos de Modelagem e Performance Matemática Digital. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-20T04:18:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/217466 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001120887 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/217466 |
identifier_str_mv |
001120887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217466/2/001120887.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217466/1/001120887.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
123f2481da100424a7c32f0fd7282cd1 66f3970ed02e49342fdd65b1bd249b70 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085542010814464 |