Piaget explica o sujeito agnoico? as respostas dos piagetistas e algumas considerações sobre a Educação em Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Clarissa Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277226
Resumo: Compreender os elementos envolvidos na manifestação do pensamento negacionista, ou seja, como ou porque pessoas não aceitam os conhecimentos cientificamente estabelecidos, além da atrelada desimportância dada aos valores democráticos e à vida em coletividade, é um desafio que concerne diferentes setores da sociedade, principalmente a educação e o ensino escolar. Considerando as distintas abordagens entre as pesquisas que pautam o fenômeno obscurantista do negacionismo e da desinformação, notou-se a necessidade de uma interpretação que fosse além de visões centradas somente na comunicação ou na política, já que essas não consideram aspectos psicológicos da estruturação do pensamento lógico-crítico e do desenvolvimento moral. Nesta pesquisa, busca-se as possibilidades e limitações de uma explicação de tais fenômenos baseada no programa de pesquisa piagetiano, já que Jean Piaget foi um epistemólogo que se preocupou em entender as formas e as condições em que o conhecimento é construído, e como o sujeito se relaciona com as explicações da realidade. Os objetivos deste trabalho são investigar os limites de uma explicação piagetista para os comportamentos do negacionismo e da desinformação; compreender quais elementos cognitivos estão envolvidos em condutas negacionistas do conhecimento socialmente estabelecido e apontar as explicações sobre a ignorância do ponto de vista piagetista. Especulou-se um modelo explicativo da ignorância, baseado em uma antítese do sujeito epistêmico, nomeado de “sujeito agnoico”. Foram entrevistados seis pesquisadores, reconhecidos pelos seus conhecimentos nos estudos piagetianos, através de entrevistas semiestruturadas. Entre eles estão duas psicólogas, três filósofos e um pesquisador formado em psicologia e filosofia. As entrevistas foram gravadas remotamente para que seu conteúdo fosse analisado posteriormente. As entrevistas foram analisadas considerando-se os conceitos piagetianos citados, seu emprego no contexto da entrevista e sua relação com o tema discutido neste trabalho. Entre esses conceitos estão a heteronomia moral e o pensamento egocêntrico, envolvendo os fatores de centração e descentração ao longo do desenvolvimento cognitivo. Faz-se uma reflexão de como esses conceitos podem colaborar na formação de estratégias de ensino que visem combater a desinformação e o negacionismo. Este trabalho demonstrou se tratar de um resgate dos conhecimentos sobre a obra piagetiana, além da possibilidade de um emprego atual dos conceitos concebidos por Jean Piaget para os problemas de nosso tempo. Há a perspectiva de desenvolver o conceito de sujeito agnoico e a aplicação desse modelo para um entendimento maior das dinâmicas psicológicas e educacionais que envolvem a ignorância.
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Nesta pesquisa, busca-se as possibilidades e limitações de uma explicação de tais fenômenos baseada no programa de pesquisa piagetiano, já que Jean Piaget foi um epistemólogo que se preocupou em entender as formas e as condições em que o conhecimento é construído, e como o sujeito se relaciona com as explicações da realidade. Os objetivos deste trabalho são investigar os limites de uma explicação piagetista para os comportamentos do negacionismo e da desinformação; compreender quais elementos cognitivos estão envolvidos em condutas negacionistas do conhecimento socialmente estabelecido e apontar as explicações sobre a ignorância do ponto de vista piagetista. Especulou-se um modelo explicativo da ignorância, baseado em uma antítese do sujeito epistêmico, nomeado de “sujeito agnoico”. Foram entrevistados seis pesquisadores, reconhecidos pelos seus conhecimentos nos estudos piagetianos, através de entrevistas semiestruturadas. Entre eles estão duas psicólogas, três filósofos e um pesquisador formado em psicologia e filosofia. As entrevistas foram gravadas remotamente para que seu conteúdo fosse analisado posteriormente. As entrevistas foram analisadas considerando-se os conceitos piagetianos citados, seu emprego no contexto da entrevista e sua relação com o tema discutido neste trabalho. Entre esses conceitos estão a heteronomia moral e o pensamento egocêntrico, envolvendo os fatores de centração e descentração ao longo do desenvolvimento cognitivo. Faz-se uma reflexão de como esses conceitos podem colaborar na formação de estratégias de ensino que visem combater a desinformação e o negacionismo. Este trabalho demonstrou se tratar de um resgate dos conhecimentos sobre a obra piagetiana, além da possibilidade de um emprego atual dos conceitos concebidos por Jean Piaget para os problemas de nosso tempo. Há a perspectiva de desenvolver o conceito de sujeito agnoico e a aplicação desse modelo para um entendimento maior das dinâmicas psicológicas e educacionais que envolvem a ignorância.Understanding the elements involved in the manifestation of denialist thinking, that is, how or why people do not accept scientifically established knowledge, in addition to the linked disregard for democratic values and collective life, is a challenge that concerns different sectors of society, especially education and school teaching. Considering the distinct approaches among the research that address the obscurantist phenomenon of denialism and misinformation, the need for an interpretation that goes beyond views centred solely on communication or politics was noticed, since these do not consider psychological aspects of the structuring of logical-critical thinking and moral development. In this research, the possibilities, and limitations of an explanation of such phenomena based on the piagetian research program are sought, since Jean Piaget was an epistemologist concerned with understanding the forms and conditions in which knowledge is built, and how the subject relates to explanations of reality. The objectives of this work are to investigate the limits of a piagetian explanation for the behaviours of denialism and misinformation; understand which cognitive elements participate in denialist behaviours of socially established knowledge and point out explanations about ignorance from the Piagetian perspective. An explanatory model of ignorance was speculated, based on an antithesis of the epistemic subject, named "agnoic subject". Six researchers were interviewed, recognized for their knowledge in piagetian studies, through semi-structured interviews. Among them are two psychologists, three philosophers, and one researcher trained in psychology and philosophy. The interviews were recorded remotely for later analysis of their content. The interviews were analysed considering the piagetian concepts mentioned, their use in the context of the interview, and their relation to the topic discussed in this work. Among these concepts are moral heteronomy and egocentric thinking, involving factors of centration and decentration throughout cognitive development. A reflection is made on how these concepts can contribute to the formation of teaching strategies aimed at combating misinformation and denialism. This work demonstrated itself to be a rescue of knowledge about Piaget's work, as well as the possibility of a current application of the concepts conceived by Jean Piaget to the problems of our time. There is the perspective of developing the concept of the agnoic subject and applying this model for a greater understanding of the psychological and educational dynamics involving ignorance.application/pdfporAgnosticismoDesinformaçãoNegacionismoPiaget, Jean, 1896-1980IgnoranceJean PiagetAgnoic subjectPiagetiansScience EducationPiaget explica o sujeito agnoico? as respostas dos piagetistas e algumas considerações sobre a Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2024mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001208703.pdf.txt001208703.pdf.txtExtracted Texttext/plain296670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277226/2/001208703.pdf.txtcc6f48c510baccb04b8ea00b1fd26c7dMD52ORIGINAL001208703.pdfTexto completoapplication/pdf1036216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277226/1/001208703.pdfe245df8e9370819cd36230ef91a9e433MD5110183/2772262024-08-11 06:49:22.340103oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-11T09:49:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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