@prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koch, Simone Hack da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32142
Resumo: No dia-a-dia da sala de aula, quando propõe situações de aprendizagem, o professor fica surpreso em constatar que os alunos desenvolvem uma série de condutas. Algumas, que não parecem muito lógicas, revelam-se eficazes, ao passo que outras, aparentemente mais adequadas, dão resultados desconcertantes. Como compreender o que o aluno faz ou quis fazer? Como perceber suas verdadeiras aprendizagens? Nesse contexto que este trabalho teve como foco principal a investigação sobre como promover e evidenciar, por meio de estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pelas TIC, processos metacognitivos nos sujeitos em ADA/AVA. Para responder a questão norteadora, estudos sobre processo de internalização, metacognição, mediação e estratégias de ensino e aprendizagem foram realizados sob uma perspectiva sóciointeracionista. O presente trabalho estruturou-se num estudo de caso (multicasos) de três alunos de ensino fundamental que participaram de um programa social na cidade de Novo Hamburgo. Os resultados mostraram que as estratégias de ensino e aprendizagem Tempestade Cerebral, Portfólio, Solução de Problemas e Mapas Conceituais, através de ações mediadas em ambientes ADA/AVA, evidenciam e promovem processos metacognitivos.
id URGS_5c0b015919f022630d3c429e04860998
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32142
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Koch, Simone Hack da SilvaPasserino, Liliana Maria2011-09-28T01:17:43Z2011http://hdl.handle.net/10183/32142000785789No dia-a-dia da sala de aula, quando propõe situações de aprendizagem, o professor fica surpreso em constatar que os alunos desenvolvem uma série de condutas. Algumas, que não parecem muito lógicas, revelam-se eficazes, ao passo que outras, aparentemente mais adequadas, dão resultados desconcertantes. Como compreender o que o aluno faz ou quis fazer? Como perceber suas verdadeiras aprendizagens? Nesse contexto que este trabalho teve como foco principal a investigação sobre como promover e evidenciar, por meio de estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pelas TIC, processos metacognitivos nos sujeitos em ADA/AVA. Para responder a questão norteadora, estudos sobre processo de internalização, metacognição, mediação e estratégias de ensino e aprendizagem foram realizados sob uma perspectiva sóciointeracionista. O presente trabalho estruturou-se num estudo de caso (multicasos) de três alunos de ensino fundamental que participaram de um programa social na cidade de Novo Hamburgo. Os resultados mostraram que as estratégias de ensino e aprendizagem Tempestade Cerebral, Portfólio, Solução de Problemas e Mapas Conceituais, através de ações mediadas em ambientes ADA/AVA, evidenciam e promovem processos metacognitivos.The teacher may surprised to find out that students develop a series of pipes, when he offers learning situations on day-to-day classroom. Some, that do not seem very logical, are prove effective, while others, seemingly more appropriate, have confusing results. How to understand what students do or wanted to do? How to realize their true learning? In this context this study was focus ,researching on how to promote and demonstrate through strategies of teaching/learning ,mediated by ICT, in the individual metacognitive processes through digital and virtual learning environment. To answer the research question, studies on internalization process, metacognition, mediation and teaching/learning strategies are carried out under a socio-interactionist perspective. This work was structured in a case study (multicases) of three primary school students who participated in a social program in the city of Novo Hamburgo. The results showed the strategy of teaching and learning: Brainstorm, Portfolio, Problem Solving and Conceptual Maps, through actions mediated in digital and virtual learning environments showing and promoting metacognition process.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ambiente virtualMediaçãoMetacogniçãoSocio-historical theoryLearningMetacognitionStrategies for teaching and learningADA / AVASelf-regulationMediation@prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TICinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000785789.pdf000785789.pdfTexto completoapplication/pdf3161374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32142/1/000785789.pdf25d97e2d4f228a45d8678b7af59ced1cMD51TEXT000785789.pdf.txt000785789.pdf.txtExtracted Texttext/plain327869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32142/2/000785789.pdf.txt090880e3d38c26c0c728f2ded9902496MD52THUMBNAIL000785789.pdf.jpg000785789.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32142/3/000785789.pdf.jpg0207c0894a4eff3a9e7891981406577aMD5310183/321422018-10-10 07:52:00.467oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32142Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv @prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC
title @prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC
spellingShingle @prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC
Koch, Simone Hack da Silva
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ambiente virtual
Mediação
Metacognição
Socio-historical theory
Learning
Metacognition
Strategies for teaching and learning
ADA / AVA
Self-regulation
Mediation
title_short @prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC
title_full @prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC
title_fullStr @prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC
title_full_unstemmed @prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC
title_sort @prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC
author Koch, Simone Hack da Silva
author_facet Koch, Simone Hack da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koch, Simone Hack da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
contributor_str_mv Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ambiente virtual
Mediação
Metacognição
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ambiente virtual
Mediação
Metacognição
Socio-historical theory
Learning
Metacognition
Strategies for teaching and learning
ADA / AVA
Self-regulation
Mediation
dc.subject.eng.fl_str_mv Socio-historical theory
Learning
Metacognition
Strategies for teaching and learning
ADA / AVA
Self-regulation
Mediation
description No dia-a-dia da sala de aula, quando propõe situações de aprendizagem, o professor fica surpreso em constatar que os alunos desenvolvem uma série de condutas. Algumas, que não parecem muito lógicas, revelam-se eficazes, ao passo que outras, aparentemente mais adequadas, dão resultados desconcertantes. Como compreender o que o aluno faz ou quis fazer? Como perceber suas verdadeiras aprendizagens? Nesse contexto que este trabalho teve como foco principal a investigação sobre como promover e evidenciar, por meio de estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pelas TIC, processos metacognitivos nos sujeitos em ADA/AVA. Para responder a questão norteadora, estudos sobre processo de internalização, metacognição, mediação e estratégias de ensino e aprendizagem foram realizados sob uma perspectiva sóciointeracionista. O presente trabalho estruturou-se num estudo de caso (multicasos) de três alunos de ensino fundamental que participaram de um programa social na cidade de Novo Hamburgo. Os resultados mostraram que as estratégias de ensino e aprendizagem Tempestade Cerebral, Portfólio, Solução de Problemas e Mapas Conceituais, através de ações mediadas em ambientes ADA/AVA, evidenciam e promovem processos metacognitivos.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-28T01:17:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32142
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000785789
url http://hdl.handle.net/10183/32142
identifier_str_mv 000785789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32142/1/000785789.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32142/2/000785789.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32142/3/000785789.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 25d97e2d4f228a45d8678b7af59ced1c
090880e3d38c26c0c728f2ded9902496
0207c0894a4eff3a9e7891981406577a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085210278068224