@prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32142 |
Resumo: | No dia-a-dia da sala de aula, quando propõe situações de aprendizagem, o professor fica surpreso em constatar que os alunos desenvolvem uma série de condutas. Algumas, que não parecem muito lógicas, revelam-se eficazes, ao passo que outras, aparentemente mais adequadas, dão resultados desconcertantes. Como compreender o que o aluno faz ou quis fazer? Como perceber suas verdadeiras aprendizagens? Nesse contexto que este trabalho teve como foco principal a investigação sobre como promover e evidenciar, por meio de estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pelas TIC, processos metacognitivos nos sujeitos em ADA/AVA. Para responder a questão norteadora, estudos sobre processo de internalização, metacognição, mediação e estratégias de ensino e aprendizagem foram realizados sob uma perspectiva sóciointeracionista. O presente trabalho estruturou-se num estudo de caso (multicasos) de três alunos de ensino fundamental que participaram de um programa social na cidade de Novo Hamburgo. Os resultados mostraram que as estratégias de ensino e aprendizagem Tempestade Cerebral, Portfólio, Solução de Problemas e Mapas Conceituais, através de ações mediadas em ambientes ADA/AVA, evidenciam e promovem processos metacognitivos. |
id |
URGS_5c0b015919f022630d3c429e04860998 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32142 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Koch, Simone Hack da SilvaPasserino, Liliana Maria2011-09-28T01:17:43Z2011http://hdl.handle.net/10183/32142000785789No dia-a-dia da sala de aula, quando propõe situações de aprendizagem, o professor fica surpreso em constatar que os alunos desenvolvem uma série de condutas. Algumas, que não parecem muito lógicas, revelam-se eficazes, ao passo que outras, aparentemente mais adequadas, dão resultados desconcertantes. Como compreender o que o aluno faz ou quis fazer? Como perceber suas verdadeiras aprendizagens? Nesse contexto que este trabalho teve como foco principal a investigação sobre como promover e evidenciar, por meio de estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pelas TIC, processos metacognitivos nos sujeitos em ADA/AVA. Para responder a questão norteadora, estudos sobre processo de internalização, metacognição, mediação e estratégias de ensino e aprendizagem foram realizados sob uma perspectiva sóciointeracionista. O presente trabalho estruturou-se num estudo de caso (multicasos) de três alunos de ensino fundamental que participaram de um programa social na cidade de Novo Hamburgo. Os resultados mostraram que as estratégias de ensino e aprendizagem Tempestade Cerebral, Portfólio, Solução de Problemas e Mapas Conceituais, através de ações mediadas em ambientes ADA/AVA, evidenciam e promovem processos metacognitivos.The teacher may surprised to find out that students develop a series of pipes, when he offers learning situations on day-to-day classroom. Some, that do not seem very logical, are prove effective, while others, seemingly more appropriate, have confusing results. How to understand what students do or wanted to do? How to realize their true learning? In this context this study was focus ,researching on how to promote and demonstrate through strategies of teaching/learning ,mediated by ICT, in the individual metacognitive processes through digital and virtual learning environment. To answer the research question, studies on internalization process, metacognition, mediation and teaching/learning strategies are carried out under a socio-interactionist perspective. This work was structured in a case study (multicases) of three primary school students who participated in a social program in the city of Novo Hamburgo. The results showed the strategy of teaching and learning: Brainstorm, Portfolio, Problem Solving and Conceptual Maps, through actions mediated in digital and virtual learning environments showing and promoting metacognition process.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ambiente virtualMediaçãoMetacogniçãoSocio-historical theoryLearningMetacognitionStrategies for teaching and learningADA / AVASelf-regulationMediation@prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TICinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000785789.pdf000785789.pdfTexto completoapplication/pdf3161374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32142/1/000785789.pdf25d97e2d4f228a45d8678b7af59ced1cMD51TEXT000785789.pdf.txt000785789.pdf.txtExtracted Texttext/plain327869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32142/2/000785789.pdf.txt090880e3d38c26c0c728f2ded9902496MD52THUMBNAIL000785789.pdf.jpg000785789.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32142/3/000785789.pdf.jpg0207c0894a4eff3a9e7891981406577aMD5310183/321422018-10-10 07:52:00.467oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32142Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
@prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC |
title |
@prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC |
spellingShingle |
@prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC Koch, Simone Hack da Silva Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ambiente virtual Mediação Metacognição Socio-historical theory Learning Metacognition Strategies for teaching and learning ADA / AVA Self-regulation Mediation |
title_short |
@prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC |
title_full |
@prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC |
title_fullStr |
@prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC |
title_full_unstemmed |
@prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC |
title_sort |
@prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC |
author |
Koch, Simone Hack da Silva |
author_facet |
Koch, Simone Hack da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koch, Simone Hack da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passerino, Liliana Maria |
contributor_str_mv |
Passerino, Liliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ambiente virtual Mediação Metacognição |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ambiente virtual Mediação Metacognição Socio-historical theory Learning Metacognition Strategies for teaching and learning ADA / AVA Self-regulation Mediation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Socio-historical theory Learning Metacognition Strategies for teaching and learning ADA / AVA Self-regulation Mediation |
description |
No dia-a-dia da sala de aula, quando propõe situações de aprendizagem, o professor fica surpreso em constatar que os alunos desenvolvem uma série de condutas. Algumas, que não parecem muito lógicas, revelam-se eficazes, ao passo que outras, aparentemente mais adequadas, dão resultados desconcertantes. Como compreender o que o aluno faz ou quis fazer? Como perceber suas verdadeiras aprendizagens? Nesse contexto que este trabalho teve como foco principal a investigação sobre como promover e evidenciar, por meio de estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pelas TIC, processos metacognitivos nos sujeitos em ADA/AVA. Para responder a questão norteadora, estudos sobre processo de internalização, metacognição, mediação e estratégias de ensino e aprendizagem foram realizados sob uma perspectiva sóciointeracionista. O presente trabalho estruturou-se num estudo de caso (multicasos) de três alunos de ensino fundamental que participaram de um programa social na cidade de Novo Hamburgo. Os resultados mostraram que as estratégias de ensino e aprendizagem Tempestade Cerebral, Portfólio, Solução de Problemas e Mapas Conceituais, através de ações mediadas em ambientes ADA/AVA, evidenciam e promovem processos metacognitivos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-28T01:17:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32142 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000785789 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32142 |
identifier_str_mv |
000785789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32142/1/000785789.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32142/2/000785789.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32142/3/000785789.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25d97e2d4f228a45d8678b7af59ced1c 090880e3d38c26c0c728f2ded9902496 0207c0894a4eff3a9e7891981406577a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085210278068224 |