Escala "smiling faces" para mensuração de atitudes em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuler, Maria
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49478
Resumo: O objetivo central desse trabalho é testar o quadro/escala "smiling-faces", como instrumento de coleta de dados para a mensuração de atitudes de respondentes infantis, ante os atributos de determinado produto. O trabalho procurou testar sua eficiência em relação às caracteristicas fisicas, comunicativas e ao critério teórico de confiabilidade dos dados por ele gerados, quanto à sua estabilidade. Foi criada uma situação experimental que simulou uma situação real de pesquisa de atitude de consumidores potenciais infantis, ante o produto "sapato infantil". Foi realizado um estudo exploratório, através da atividade "grupo motivacional" do qual resultou a identificação dos atributos salientes, para uma pequena amostra da população pesquisada (18 alunos). Estes atributos serviram de base para a elaboração de um questionário que, submetido aos respondentes (153 crianças de 6 a 13 anos), em dois turnos, testou a aplicabilidade do instrumento quadro/escala "smiling-faces". Esse questionário foi apresentado em forma de video-tape, para que os respondentes, individualmente, reauissem a ele no quadro/escala. Os dados foram analisados de forma a conferir o coeficiente de correlação entre as respostas, nas duas ocasiões de aplicação do instrumento. Foi utilizado o Teste T-Student Pairs para correlacionar os dados. A análise revela que não há diferenças significativas entre os dois momentos de aplicação das entrevistas e, por conseqtiência, o instrumento pode ser considerado confiável, quanto à estabilidade dos dados por ele gerados. As observações feitas durante as entrevistas revelaram que o quadro cumpre com sua função comunicativa e que é prático na sua constituição física.
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