Intervenção educacional à distância em saúde mental para médicos de atenção primária à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Daniel Maffasioli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194534
Resumo: INTRODUÇÃO: Estudos estimam que a lacuna entre demanda e assistência efetiva em saúde mental varie de 30 a 80% no mundo, sendo que um estudo realizado no Brasil demonstra estimativas de 40 a 60%. Como estratégia de enfrentamento desta questão, a Organização Mundial da Saúde preconiza que o foco do atendimento em saúde mental seja redirecionado para o nível de Atenção Primária à Saúde (APS). A demora no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais têm implicações negativas importantes no curso e prognóstico da doença, assim como na resposta aos tratamentos, independente do transtorno. A intervenção educacional para médicos e para os demais profissionais de saúde em APS é fundamental para que sejam de fato implementadas políticas públicas efetivas para o atendimento dos portadores de transtornos mentais neste nível. A telemedicina configura uma poderosa ferramenta para ampliar o atendimento em saúde mental, especialmente em locais remotos. Este projeto tem por objetivo propor um modelo de intervenção educacional à distância em saúde mental para médicos de APS e avaliar sua viabilidade e efetividade em grupo de médicos do Projeto Nacional Telessaúde – Núcleo Rio Grande do Sul. METOLOGIA: o projeto é constituído de duas etapas. Na primeira, realizamos revisão sistemática de intervenção educacional à distância para médicos de APS. Considerando que nenhum estudo foi localizado, revisamos a literatura sobre intervenção educacional à distância em saúde mental para profissionais não-médicos e intervenção educacional em saúde mental na forma presencial para médicos. Com base nos resultados, desenvolvemos uma proposta de intervenção educacional à distância para médicos de APS. Na segunda etapa esta proposta foi testada em grupo de 22 médicos participantes do Projeto Nacional Telessaúde – Núcleo Rio Grande do Sul. Foram aplicados questionários de conhecimentos teóricos em saúde mental e de confiança na abordagem de transtorno mentais antes e após a intervenção, sendo estes os principais desfechos considerados. RESULTADOS: em relação à proposta para intervenção educacional, destacamos: estruturação do conteúdo em colaboração com os participantes, enfatizar patologias mais frequentes em APS, iniciar com sensibilização sobre necessidades em saúde mental, trabalhar técnicas de entrevista e habilidades em comunicação, evitar aulas explanatórias, oportunizar participação constante dos participantes utilizando metodologias interativas e utilizar exercícios práticos a serem realizados no cotidiano de atendimento. Os resultados da segunda etapa mostraram aumento estatisticamente significativo no escore médio de conhecimentos teóricos e no escore médio de confiança na abordagem em saúde mental quando comparamos os escores antes e após a intervenção. Não houve correlação entre mudanças nos dois tipos de questionários. Em relação à satisfação com a intervenção educacional, pelo menos 60% dos participantes consideraram-na “Boa” ou “Muito boa”, independente do critério avaliado, sendo que para alguns critérios esse percentual chegou a 100%. CONCLUSÕES: A proposta apresentada para intervenção educacional em saúde mental à distância para médicos de APS pode ser considerada útil e promissora como forma de ampliar o atendimento em saúde mental, visto que melhorou os conhecimentos teóricos e a confiança na abordagem em saúde mental dos participantes. É necessário articular propostas de incentivo e participação de médicos de APS neste tipo de intervenção educacional, pois dos 156 médicos convidados apenas 30 manifestaram interesse em participar da intervenção. Este estudo pioneiro, apesar dos bons resultados, necessita ser replicado para aprimorar o modelo de intervenção educacional proposto, especialmente na forma de ensaio clínico randomizado para controlar vieses de seleção e aferição.
id URGS_5db9b7ad98b604aa13af2b1e75cace52
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194534
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gonçalves, Daniel MaffasioliCamey, Suzi AlvesHarzheim, Erno2019-05-24T02:36:16Z2012http://hdl.handle.net/10183/194534000857005INTRODUÇÃO: Estudos estimam que a lacuna entre demanda e assistência efetiva em saúde mental varie de 30 a 80% no mundo, sendo que um estudo realizado no Brasil demonstra estimativas de 40 a 60%. Como estratégia de enfrentamento desta questão, a Organização Mundial da Saúde preconiza que o foco do atendimento em saúde mental seja redirecionado para o nível de Atenção Primária à Saúde (APS). A demora no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais têm implicações negativas importantes no curso e prognóstico da doença, assim como na resposta aos tratamentos, independente do transtorno. A intervenção educacional para médicos e para os demais profissionais de saúde em APS é fundamental para que sejam de fato implementadas políticas públicas efetivas para o atendimento dos portadores de transtornos mentais neste nível. A telemedicina configura uma poderosa ferramenta para ampliar o atendimento em saúde mental, especialmente em locais remotos. Este projeto tem por objetivo propor um modelo de intervenção educacional à distância em saúde mental para médicos de APS e avaliar sua viabilidade e efetividade em grupo de médicos do Projeto Nacional Telessaúde – Núcleo Rio Grande do Sul. METOLOGIA: o projeto é constituído de duas etapas. Na primeira, realizamos revisão sistemática de intervenção educacional à distância para médicos de APS. Considerando que nenhum estudo foi localizado, revisamos a literatura sobre intervenção educacional à distância em saúde mental para profissionais não-médicos e intervenção educacional em saúde mental na forma presencial para médicos. Com base nos resultados, desenvolvemos uma proposta de intervenção educacional à distância para médicos de APS. Na segunda etapa esta proposta foi testada em grupo de 22 médicos participantes do Projeto Nacional Telessaúde – Núcleo Rio Grande do Sul. Foram aplicados questionários de conhecimentos teóricos em saúde mental e de confiança na abordagem de transtorno mentais antes e após a intervenção, sendo estes os principais desfechos considerados. RESULTADOS: em relação à proposta para intervenção educacional, destacamos: estruturação do conteúdo em colaboração com os participantes, enfatizar patologias mais frequentes em APS, iniciar com sensibilização sobre necessidades em saúde mental, trabalhar técnicas de entrevista e habilidades em comunicação, evitar aulas explanatórias, oportunizar participação constante dos participantes utilizando metodologias interativas e utilizar exercícios práticos a serem realizados no cotidiano de atendimento. Os resultados da segunda etapa mostraram aumento estatisticamente significativo no escore médio de conhecimentos teóricos e no escore médio de confiança na abordagem em saúde mental quando comparamos os escores antes e após a intervenção. Não houve correlação entre mudanças nos dois tipos de questionários. Em relação à satisfação com a intervenção educacional, pelo menos 60% dos participantes consideraram-na “Boa” ou “Muito boa”, independente do critério avaliado, sendo que para alguns critérios esse percentual chegou a 100%. CONCLUSÕES: A proposta apresentada para intervenção educacional em saúde mental à distância para médicos de APS pode ser considerada útil e promissora como forma de ampliar o atendimento em saúde mental, visto que melhorou os conhecimentos teóricos e a confiança na abordagem em saúde mental dos participantes. É necessário articular propostas de incentivo e participação de médicos de APS neste tipo de intervenção educacional, pois dos 156 médicos convidados apenas 30 manifestaram interesse em participar da intervenção. Este estudo pioneiro, apesar dos bons resultados, necessita ser replicado para aprimorar o modelo de intervenção educacional proposto, especialmente na forma de ensaio clínico randomizado para controlar vieses de seleção e aferição.INTRODUCTION: Studies estimate that the gap between demand and effective assistance in mental health varies from 30% to 80% worldwide, whereas a study carried out in Brazil shows estimations of 40% to 60%. As a confrontation strategy, the World Health Organization (WHO) preconizes that the focus of mental health assistance be redirected to Primary Health Care (PHC). The delay in the mental illness diagnosis and treatment has important negative implications for the development and prognosis of the disease, as well as for the treatment feedback regardless the illness. The educational intervention for physicians and other health professionals in PHC is fundamental to implement effective public policies to the assistance of these users. Telemedicine takes the form of a powerful tool to increase the assistance in mental health, especially in remote locations. This project aims to propose a model of internet-based educational intervention in mental health for PHC physicians and evaluate its viability and effectiveness in physician groups from National Project Telessaúde – Rio Grande do Sul core. METODOLOGY: the project is composed by two stages. In the first stage, we have conducted a systematic review of internet-based educational intervention for PHC physicians. Considering that no studies about it were found, we reviewed the literature about internet-based educational intervention in mental health for non-physician professionals and presential educational intervention in mental health for physicians. Based on the results, we developed a proposal of distance educational intervention for PHC physicians. In the second stage, this proposal was tested in a group of twenty-two doctors from National Project Telessaúde – Rio Grande do Sul core. Questionnaires of theoretical knowledge in mental health and confidence in approaching mental health were applied before and after the intervention. RESULTS: regarding the educational education intervention proposal, we highlight: content structuring with participants collaboration, emphasize most common pathologies in PHC, start sensitization of needs in mental health, use interview and communication skills techniques, avoid explanatory classes, give the opportunity to participation using interactive methodologies and practical exercises to be performed during the assistance routine. The second stage results have shown statistically significant increase in the average score of theoretical knowledge and the average score of confidence in mental health approach when compared to before-after intervention score. There has been no correlation between changes in both questionnaires. Regarding the satisfaction towards the educational intervention, at least 60% of the participants considered it “good” or “very good”, regardless the evaluated criterion, while for some criterions this percentage reached 100% of satisfaction. CONCLUSIONS: The presented proposal of internet-based educational intervention in mental health for PHC physicians can be considered useful and promising as a way to extend the assistance in mental health, once it has improved the participants’ theoretical knowledge and confidence in approaching mental health. It is necessary to join proposals of incentive and participation of PHC physicians in this type of educational intervention, since from the one hundred and fifty invited physicians only thirty manifested interest in participating in the intervention. This pioneer study, despite of its good results, needs to be reapplied to perfect the proposed model of educational intervention using randomized clinical trials in order to control measurement and selection biases.Telemedicinaapplication/pdfporSaúde mentalMédicos de atenção primáriaAtenção primária à saúdeIntervenção educacional à distância em saúde mental para médicos de atenção primária à saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em EpidemiologiaPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000857005.pdf.txt000857005.pdf.txtExtracted Texttext/plain341684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194534/2/000857005.pdf.txt89b569ab0dffb71a0889e458d1f26e7aMD52ORIGINAL000857005.pdfTexto completoapplication/pdf1221364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194534/1/000857005.pdf47b171d61727a392aab44c858e7770a6MD5110183/1945342023-09-27 03:36:44.202949oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194534Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-27T06:36:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intervenção educacional à distância em saúde mental para médicos de atenção primária à saúde
title Intervenção educacional à distância em saúde mental para médicos de atenção primária à saúde
spellingShingle Intervenção educacional à distância em saúde mental para médicos de atenção primária à saúde
Gonçalves, Daniel Maffasioli
Saúde mental
Médicos de atenção primária
Atenção primária à saúde
title_short Intervenção educacional à distância em saúde mental para médicos de atenção primária à saúde
title_full Intervenção educacional à distância em saúde mental para médicos de atenção primária à saúde
title_fullStr Intervenção educacional à distância em saúde mental para médicos de atenção primária à saúde
title_full_unstemmed Intervenção educacional à distância em saúde mental para médicos de atenção primária à saúde
title_sort Intervenção educacional à distância em saúde mental para médicos de atenção primária à saúde
author Gonçalves, Daniel Maffasioli
author_facet Gonçalves, Daniel Maffasioli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Daniel Maffasioli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camey, Suzi Alves
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Harzheim, Erno
contributor_str_mv Camey, Suzi Alves
Harzheim, Erno
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Médicos de atenção primária
Atenção primária à saúde
topic Saúde mental
Médicos de atenção primária
Atenção primária à saúde
description INTRODUÇÃO: Estudos estimam que a lacuna entre demanda e assistência efetiva em saúde mental varie de 30 a 80% no mundo, sendo que um estudo realizado no Brasil demonstra estimativas de 40 a 60%. Como estratégia de enfrentamento desta questão, a Organização Mundial da Saúde preconiza que o foco do atendimento em saúde mental seja redirecionado para o nível de Atenção Primária à Saúde (APS). A demora no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais têm implicações negativas importantes no curso e prognóstico da doença, assim como na resposta aos tratamentos, independente do transtorno. A intervenção educacional para médicos e para os demais profissionais de saúde em APS é fundamental para que sejam de fato implementadas políticas públicas efetivas para o atendimento dos portadores de transtornos mentais neste nível. A telemedicina configura uma poderosa ferramenta para ampliar o atendimento em saúde mental, especialmente em locais remotos. Este projeto tem por objetivo propor um modelo de intervenção educacional à distância em saúde mental para médicos de APS e avaliar sua viabilidade e efetividade em grupo de médicos do Projeto Nacional Telessaúde – Núcleo Rio Grande do Sul. METOLOGIA: o projeto é constituído de duas etapas. Na primeira, realizamos revisão sistemática de intervenção educacional à distância para médicos de APS. Considerando que nenhum estudo foi localizado, revisamos a literatura sobre intervenção educacional à distância em saúde mental para profissionais não-médicos e intervenção educacional em saúde mental na forma presencial para médicos. Com base nos resultados, desenvolvemos uma proposta de intervenção educacional à distância para médicos de APS. Na segunda etapa esta proposta foi testada em grupo de 22 médicos participantes do Projeto Nacional Telessaúde – Núcleo Rio Grande do Sul. Foram aplicados questionários de conhecimentos teóricos em saúde mental e de confiança na abordagem de transtorno mentais antes e após a intervenção, sendo estes os principais desfechos considerados. RESULTADOS: em relação à proposta para intervenção educacional, destacamos: estruturação do conteúdo em colaboração com os participantes, enfatizar patologias mais frequentes em APS, iniciar com sensibilização sobre necessidades em saúde mental, trabalhar técnicas de entrevista e habilidades em comunicação, evitar aulas explanatórias, oportunizar participação constante dos participantes utilizando metodologias interativas e utilizar exercícios práticos a serem realizados no cotidiano de atendimento. Os resultados da segunda etapa mostraram aumento estatisticamente significativo no escore médio de conhecimentos teóricos e no escore médio de confiança na abordagem em saúde mental quando comparamos os escores antes e após a intervenção. Não houve correlação entre mudanças nos dois tipos de questionários. Em relação à satisfação com a intervenção educacional, pelo menos 60% dos participantes consideraram-na “Boa” ou “Muito boa”, independente do critério avaliado, sendo que para alguns critérios esse percentual chegou a 100%. CONCLUSÕES: A proposta apresentada para intervenção educacional em saúde mental à distância para médicos de APS pode ser considerada útil e promissora como forma de ampliar o atendimento em saúde mental, visto que melhorou os conhecimentos teóricos e a confiança na abordagem em saúde mental dos participantes. É necessário articular propostas de incentivo e participação de médicos de APS neste tipo de intervenção educacional, pois dos 156 médicos convidados apenas 30 manifestaram interesse em participar da intervenção. Este estudo pioneiro, apesar dos bons resultados, necessita ser replicado para aprimorar o modelo de intervenção educacional proposto, especialmente na forma de ensaio clínico randomizado para controlar vieses de seleção e aferição.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-24T02:36:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194534
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000857005
url http://hdl.handle.net/10183/194534
identifier_str_mv 000857005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194534/2/000857005.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194534/1/000857005.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 89b569ab0dffb71a0889e458d1f26e7a
47b171d61727a392aab44c858e7770a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736994909224960