Escolarização em camadas populares : a percepção dos egressos sobre a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paludo, Elias Festa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201957
Resumo: O presente trabalho, busca investigar como egressos do ensino básico compreenderam e vivenciaram a experiência escolar. Voltada à investigação da escolarização em camadas populares, esta dissertação versa sobre as experiencias narradas por jovens oriundos de uma comunidade com raízes quilombolas, socialmente vulnerável, de baixa renda e baixo grau de escolaridade das famílias, que concluíram o ensino médio numa escola gerida pela rede Católica de Solidariedade, localizada na própria comunidade, com projeto pedagógico baseado na promoção dos Direitos Humanos. A problemática da pesquisa trata de como esses jovens, imersos nesse contexto social, compreenderam e vivenciaram um novo processo escolar – voltado para a promoção da cultura local, valorização da aprendizagem, recuperação da estrutura física e da cultura escolar, planejamento escolar e profissional -, instaurado em 2012, e como a escola pôde influenciar nas disposições individuais. As narrativas dos egressos foram colhidas por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas à luz do debate teórico de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, sobre como a escola reage às condições externas e, como as disposições individuais influenciam no sucesso escolar. As experiências individuais foram colhidas e analisadas por três blocos: 1) os aspectos institucionais da escola; 2) a escola enquanto espaço de socialização e; 3) as projeções individuais de futuro. Além disso, o levantamento documental sobre a comunidade, os questionários sobre o perfil dos entrevistados e entrevistas com educadores, propiciaram cotejar as narrativas com o espaço social, dimensões sincrônicas e diacrônicas, a fim de entender como a experiência escolar reforçou o capital cultural ou criou novas disposições. O resultado das análises desse material apontou que, considerando o gargalo da evasão escolar, o fato de a escola ter aproximado e mantido seus educandos até a conclusão, já indica superar a reprodução das desigualdades. A escola também criou disposições ao ensino superior, mesmo que sem um planejamento detalhado dos egressos.
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A problemática da pesquisa trata de como esses jovens, imersos nesse contexto social, compreenderam e vivenciaram um novo processo escolar – voltado para a promoção da cultura local, valorização da aprendizagem, recuperação da estrutura física e da cultura escolar, planejamento escolar e profissional -, instaurado em 2012, e como a escola pôde influenciar nas disposições individuais. As narrativas dos egressos foram colhidas por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas à luz do debate teórico de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, sobre como a escola reage às condições externas e, como as disposições individuais influenciam no sucesso escolar. As experiências individuais foram colhidas e analisadas por três blocos: 1) os aspectos institucionais da escola; 2) a escola enquanto espaço de socialização e; 3) as projeções individuais de futuro. Além disso, o levantamento documental sobre a comunidade, os questionários sobre o perfil dos entrevistados e entrevistas com educadores, propiciaram cotejar as narrativas com o espaço social, dimensões sincrônicas e diacrônicas, a fim de entender como a experiência escolar reforçou o capital cultural ou criou novas disposições. O resultado das análises desse material apontou que, considerando o gargalo da evasão escolar, o fato de a escola ter aproximado e mantido seus educandos até a conclusão, já indica superar a reprodução das desigualdades. A escola também criou disposições ao ensino superior, mesmo que sem um planejamento detalhado dos egressos.The present work seeks to investigate how graduates of basic education understood and lived the school experience. Aiming at the investigation of schooling in the popular classes, this dissertation deals with the experiences narrated by young people from a community with quilombola roots, socially vulnerable, low income and low educational level of families, who completed high school in a school manage by the Catholic network, located in the community, with a pedagogical project based on the promotion of Human Rights. The research problematic deals with how these young people, immersed in this social context, understood and experienced a new school process - focused on the promotion of local culture, valorization of learning, recovery of physical structure and school culture, school and professional planning -, introduced in 2012, and how the school could influence individual arrangements. The graduates’ narratives were collected through semi-structured interviews, which were analyzed in light of the theoretical debate of Pierre Bourdieu and Bernard Lahire, about how the school reacts to external conditions and how individual dispositions influence school success. Individual experiences were collected and analyzed by three blocks: 1) the institutional aspects of the school; 2) the school as a space for socialization and; 3) the individual projections of the future. In addition, the documentary survey about the community, the interviewees’ profile questionnaires and interviews with educators provided a comparison of the narratives with the social space, synchronic and diachronic dimensions, in order to understand how the school experience reinforced cultural capital or created new provisions. The result of the analysis of this material indicated that, considering the school dropout bottleneck, the fact that the school has approached and kept its students until the conclusion, already indicates to overcome the reproduction of inequalities. The school has also made provisions for higher education, even without detailed planning of graduates.application/pdfporEscolaEgressosEnsino fundamentalSociologia da educaçãoSociology of educationSchool inequalitySchool successSchoolingSociology of schoolEscolarização em camadas populares : a percepção dos egressos sobre a escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106590.pdf.txt001106590.pdf.txtExtracted Texttext/plain271659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201957/2/001106590.pdf.txt42fd5c3ca87db5844982343e55b006b2MD52ORIGINAL001106590.pdfTexto completoapplication/pdf1697741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201957/1/001106590.pdf4f8f09ed6d0c06e72ed4be0a06e86043MD5110183/2019572019-11-22 05:02:41.385447oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201957Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-22T07:02:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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