Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/70608 |
Resumo: | A presente tese versa sobre a Educação a Distância e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas, técnicas e metodológicas no intuito de abranger as necessidades biopsicossociais e incluir os idosos em cursos virtuais. Deste modo, o objetivo da presente pesquisa foi construir uma arquitetura pedagógica para a Educação a Distância voltada para cyberseniors. Esta necessidade surgiu da perspectiva de uma vida longa para uma grande parte da população, representando novos desafios, onde a educação a distância pode se tornar uma forma de inclusão social por suas inúmeras possibilidades. Desta forma as arquiteturas pedagógicas, como estruturas organizacionais do planejamento, podem auxiliar na discussão e reflexão sobre o tema. Para atender ao objetivo proposto, o estudo foi realizado em uma abordagem quali-quantitativa, composta por sete etapas de desenvolvimento. No decorrer das etapas foram oferecidos cursos de extensão para pessoas com 60 anos ou mais. Após a construção dos dois primeiros mapeamentos da arquitetura pedagógica, foram oferecidas seis oficinas virtuais (Espanhol. Fisioterapia, Cores, Fotografia, Trilhas Sonoras e História e Memória) no intuito de mapear indicadores para a construção da arquitetura pedagógica final. A coleta de dados foi realizada a partir de observações participantes, entrevistas, questionários e produções tecnológicas dos participantes mais velhos em ambientes virtuais de aprendizagem. Estes indicadores possibilitaram a construção da arquitetura pedagógica final onde se percebe a necessidade de aspectos gerontoeducacionais, como a resiliência e a reminiscência com os idosos. Com o estudo foi possível perceber que os idosos possuem potencial para aprender através da EAD, o que irá implicar mudanças culturais através de novas aprendizagens. |
id |
URGS_6299236c2077c3adb350a1b484e31123 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70608 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Machado, Letícia Sophia RochaBehar, Patrícia AlejandraDoll, Johannes2013-04-25T01:49:43Z2013http://hdl.handle.net/10183/70608000878317A presente tese versa sobre a Educação a Distância e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas, técnicas e metodológicas no intuito de abranger as necessidades biopsicossociais e incluir os idosos em cursos virtuais. Deste modo, o objetivo da presente pesquisa foi construir uma arquitetura pedagógica para a Educação a Distância voltada para cyberseniors. Esta necessidade surgiu da perspectiva de uma vida longa para uma grande parte da população, representando novos desafios, onde a educação a distância pode se tornar uma forma de inclusão social por suas inúmeras possibilidades. Desta forma as arquiteturas pedagógicas, como estruturas organizacionais do planejamento, podem auxiliar na discussão e reflexão sobre o tema. Para atender ao objetivo proposto, o estudo foi realizado em uma abordagem quali-quantitativa, composta por sete etapas de desenvolvimento. No decorrer das etapas foram oferecidos cursos de extensão para pessoas com 60 anos ou mais. Após a construção dos dois primeiros mapeamentos da arquitetura pedagógica, foram oferecidas seis oficinas virtuais (Espanhol. Fisioterapia, Cores, Fotografia, Trilhas Sonoras e História e Memória) no intuito de mapear indicadores para a construção da arquitetura pedagógica final. A coleta de dados foi realizada a partir de observações participantes, entrevistas, questionários e produções tecnológicas dos participantes mais velhos em ambientes virtuais de aprendizagem. Estes indicadores possibilitaram a construção da arquitetura pedagógica final onde se percebe a necessidade de aspectos gerontoeducacionais, como a resiliência e a reminiscência com os idosos. Com o estudo foi possível perceber que os idosos possuem potencial para aprender através da EAD, o que irá implicar mudanças culturais através de novas aprendizagens.This thesis focuses on the Distance Education and the development of teaching strategies, techniques and methodology in order to address the biopsychosocial needs and include the elderly in virtual courses. Thus, the objective of this research was to build a pedagogical architecture for Distance Education facing cyberseniors. This need arose from the prospect of a long life for a large part of the population, representing new challenges, where the distance can become a form of social inclusion for its numerous possibilities. Thus the pedagogical architectures, organizational structures and planning, can assist in the discussion and reflection on the topic. To meet the proposed objective, the study was conducted in a qualitative and quantitative approach, consisting of seven stages of development. During the steps were offered extension courses for people aged 60 or more. After construction of the first two mappings of pedagogical architecture, virtual workshops were offered six (Spanish Physiotherapy, Colors, Photography, Soundtracks and History and Memory) with the aim of mapping indicators for the construction of architecture pedagogical end. Data collection was conducted from participant observations, interviews, questionnaires and technological productions of older participants in virtual learning environments. These indicators allowed the construction of pedagogical end architecture where one realizes the need for gerontological and educational aspects as resilience and reminiscence with the elderly. In the study it was revealed that the elderly have the potential to learn through distance learning, which will involve cultural changes through new learning.application/pdfporEnsino a distânciaIdosoElderlyDistance educationPedagogical architectureConstrução de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000878317.pdf.txt000878317.pdf.txtExtracted Texttext/plain327045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70608/2/000878317.pdf.txtac2d9dda624479648b4eb3d5778c5e21MD52ORIGINAL000878317.pdf000878317.pdfTexto completoapplication/pdf6988993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70608/1/000878317.pdf00f0fcd8fdb790d5c2f65d342e7067ecMD51THUMBNAIL000878317.pdf.jpg000878317.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70608/3/000878317.pdf.jpg7f3ebf578af263cf5a5dc3ad224b3c5eMD5310183/706082024-01-27 06:00:55.024009oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70608Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-01-27T08:00:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância |
title |
Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância |
spellingShingle |
Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância Machado, Letícia Sophia Rocha Ensino a distância Idoso Elderly Distance education Pedagogical architecture |
title_short |
Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância |
title_full |
Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância |
title_fullStr |
Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância |
title_full_unstemmed |
Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância |
title_sort |
Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância |
author |
Machado, Letícia Sophia Rocha |
author_facet |
Machado, Letícia Sophia Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Letícia Sophia Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Doll, Johannes |
contributor_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra Doll, Johannes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Idoso |
topic |
Ensino a distância Idoso Elderly Distance education Pedagogical architecture |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Elderly Distance education Pedagogical architecture |
description |
A presente tese versa sobre a Educação a Distância e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas, técnicas e metodológicas no intuito de abranger as necessidades biopsicossociais e incluir os idosos em cursos virtuais. Deste modo, o objetivo da presente pesquisa foi construir uma arquitetura pedagógica para a Educação a Distância voltada para cyberseniors. Esta necessidade surgiu da perspectiva de uma vida longa para uma grande parte da população, representando novos desafios, onde a educação a distância pode se tornar uma forma de inclusão social por suas inúmeras possibilidades. Desta forma as arquiteturas pedagógicas, como estruturas organizacionais do planejamento, podem auxiliar na discussão e reflexão sobre o tema. Para atender ao objetivo proposto, o estudo foi realizado em uma abordagem quali-quantitativa, composta por sete etapas de desenvolvimento. No decorrer das etapas foram oferecidos cursos de extensão para pessoas com 60 anos ou mais. Após a construção dos dois primeiros mapeamentos da arquitetura pedagógica, foram oferecidas seis oficinas virtuais (Espanhol. Fisioterapia, Cores, Fotografia, Trilhas Sonoras e História e Memória) no intuito de mapear indicadores para a construção da arquitetura pedagógica final. A coleta de dados foi realizada a partir de observações participantes, entrevistas, questionários e produções tecnológicas dos participantes mais velhos em ambientes virtuais de aprendizagem. Estes indicadores possibilitaram a construção da arquitetura pedagógica final onde se percebe a necessidade de aspectos gerontoeducacionais, como a resiliência e a reminiscência com os idosos. Com o estudo foi possível perceber que os idosos possuem potencial para aprender através da EAD, o que irá implicar mudanças culturais através de novas aprendizagens. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-25T01:49:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/70608 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000878317 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/70608 |
identifier_str_mv |
000878317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70608/2/000878317.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70608/1/000878317.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70608/3/000878317.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ac2d9dda624479648b4eb3d5778c5e21 00f0fcd8fdb790d5c2f65d342e7067ec 7f3ebf578af263cf5a5dc3ad224b3c5e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736876456837120 |