Seduzidos pela luz ou bases antropológicas da fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Michel de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206787
Resumo: Devido às reconfigurações que o digital provocou na produção e difusão fotográfica, alguns teóricos e críticos defendem a pós-fotografia. Para avaliar a pertinência desse conceito, realizou-se uma investigação que analisou os contextos de surgimento e difusão da fotografia, bem como seus trânsitos sociais, a fim de identificar se as mudanças e permanências justificavam, ou não, a adoção de um paradigma pós-fotográfico. Por meio da flânerie e da reportagem, foram recolhidos fragmentos observáveis – como álbuns de família, cartões-postais, registros de debutantes e selfies – que compuseram o patchwork de análise. A partir dessa tessitura, foi possível compreender que em vez da superação ou reconfiguração radical, o que houve foi uma exacerbação do fotográfico, o que justifica o conceito de hiperfotografia e não de pós-fotografia. Este momento hieperfotográfico é regido por uma imaginação luminosa que despreza a sombra e o negativo, ofuscando a compreensão do meio fotográfico em sua ambivalência de luz-sombra e, como consequência, aprisiona as discussões ao signo do real, desprezando a abertura para a sombra, que traria uma nova compreensão da fotografia a partir da potência fantástica e ficcional.
id URGS_631d4c30e692957958e547fc7d3554d7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206787
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Michel de OliveiraMartins, Ana Tais2020-03-14T04:17:35Z2020http://hdl.handle.net/10183/206787001113197Devido às reconfigurações que o digital provocou na produção e difusão fotográfica, alguns teóricos e críticos defendem a pós-fotografia. Para avaliar a pertinência desse conceito, realizou-se uma investigação que analisou os contextos de surgimento e difusão da fotografia, bem como seus trânsitos sociais, a fim de identificar se as mudanças e permanências justificavam, ou não, a adoção de um paradigma pós-fotográfico. Por meio da flânerie e da reportagem, foram recolhidos fragmentos observáveis – como álbuns de família, cartões-postais, registros de debutantes e selfies – que compuseram o patchwork de análise. A partir dessa tessitura, foi possível compreender que em vez da superação ou reconfiguração radical, o que houve foi uma exacerbação do fotográfico, o que justifica o conceito de hiperfotografia e não de pós-fotografia. Este momento hieperfotográfico é regido por uma imaginação luminosa que despreza a sombra e o negativo, ofuscando a compreensão do meio fotográfico em sua ambivalência de luz-sombra e, como consequência, aprisiona as discussões ao signo do real, desprezando a abertura para a sombra, que traria uma nova compreensão da fotografia a partir da potência fantástica e ficcional.Due to the reconfigurations that the digital technologies has caused in photographic production and diffusion, some theorists and critics defend the concept of post-photography. To assess the relevance of this concept, an investigation was carried out to analyze the contexts of the emergence and diffusion of photography, as well as its social transits, in order to identify whether or not the changes and permanences justified the adoption of a post-photographic paradigm. Through the flânerie and reportage, observable fragments were collected - such as family albums, postcards, debutant records and selfies - that made up the analysis patchwork. From this texture, it was possible to understand that instead of overcoming or radical reconfiguration, what happened was an exacerbation of the photographic, which justifies the concept of hyperphotography and not post-photography. This hyper-photographic moment is governed by a luminous imagination that despises shadow and negative, obfuscating the understanding of the photographic medium in its ambivalence of shadow-light and, as a consequence, imprisons the discussions to the sign of the real, despising the opening to the shadow, that would bring a new understanding of photography from the fantastic and fictional power.application/pdfporImagemImaginárioFotografiaPost-photographyComplexity ParadigmImage and imaginaryHyperphotographySeduzidos pela luz ou bases antropológicas da fotografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113197.pdf.txt001113197.pdf.txtExtracted Texttext/plain428618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206787/2/001113197.pdf.txt695faa0cdd49fe25d075c2608654977eMD52ORIGINAL001113197.pdfTexto completoapplication/pdf2076077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206787/1/001113197.pdf779e7c37aef30e4dfe7be4ce42891d45MD5110183/2067872022-02-22 04:52:26.764559oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206787Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:52:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Seduzidos pela luz ou bases antropológicas da fotografia
title Seduzidos pela luz ou bases antropológicas da fotografia
spellingShingle Seduzidos pela luz ou bases antropológicas da fotografia
Silva, Michel de Oliveira
Imagem
Imaginário
Fotografia
Post-photography
Complexity Paradigm
Image and imaginary
Hyperphotography
title_short Seduzidos pela luz ou bases antropológicas da fotografia
title_full Seduzidos pela luz ou bases antropológicas da fotografia
title_fullStr Seduzidos pela luz ou bases antropológicas da fotografia
title_full_unstemmed Seduzidos pela luz ou bases antropológicas da fotografia
title_sort Seduzidos pela luz ou bases antropológicas da fotografia
author Silva, Michel de Oliveira
author_facet Silva, Michel de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Michel de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Ana Tais
contributor_str_mv Martins, Ana Tais
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Imaginário
Fotografia
topic Imagem
Imaginário
Fotografia
Post-photography
Complexity Paradigm
Image and imaginary
Hyperphotography
dc.subject.eng.fl_str_mv Post-photography
Complexity Paradigm
Image and imaginary
Hyperphotography
description Devido às reconfigurações que o digital provocou na produção e difusão fotográfica, alguns teóricos e críticos defendem a pós-fotografia. Para avaliar a pertinência desse conceito, realizou-se uma investigação que analisou os contextos de surgimento e difusão da fotografia, bem como seus trânsitos sociais, a fim de identificar se as mudanças e permanências justificavam, ou não, a adoção de um paradigma pós-fotográfico. Por meio da flânerie e da reportagem, foram recolhidos fragmentos observáveis – como álbuns de família, cartões-postais, registros de debutantes e selfies – que compuseram o patchwork de análise. A partir dessa tessitura, foi possível compreender que em vez da superação ou reconfiguração radical, o que houve foi uma exacerbação do fotográfico, o que justifica o conceito de hiperfotografia e não de pós-fotografia. Este momento hieperfotográfico é regido por uma imaginação luminosa que despreza a sombra e o negativo, ofuscando a compreensão do meio fotográfico em sua ambivalência de luz-sombra e, como consequência, aprisiona as discussões ao signo do real, desprezando a abertura para a sombra, que traria uma nova compreensão da fotografia a partir da potência fantástica e ficcional.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-14T04:17:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206787
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113197
url http://hdl.handle.net/10183/206787
identifier_str_mv 001113197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206787/2/001113197.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206787/1/001113197.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 695faa0cdd49fe25d075c2608654977e
779e7c37aef30e4dfe7be4ce42891d45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085519268249600