O experienciar das práticas interdisciplinares na docência das Ciências da Natureza no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Paula Santellano de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277193
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central compreender como as práticas interdisciplinares são experienciadas pelos professores da área das Ciências da Natureza no Ensino Médio e a pergunta catalisadora foi: como os professores da área das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) experienciam suas práticas interdisciplinares? No que tange aos pressupostos teóricos que fundamentaram a pesquisa, buscamos autores e produções teóricas que têm se dedicado à discussão sobre a temática interdisciplinaridade e o fenômeno práticas interdisciplinares. A pesquisa é uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, sendo realizada em duas escolas públicas estaduais de Educação Básica, localizadas no município de Osório no estado do Rio Grande do Sul. Os participantes da pesquisa são professores atuantes no Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza (CN), com formação em Licenciatura em Biologia, Química e/ou Física e que experienciam práticas interdisciplinares em seu exercício docente no âmbito escolar. Os dados coletados foram por meio dos seguintes instrumentos: i) entrevista semiestruturada com os professores do Ensino Médio e ii) notas de campo. Após foram submetidos à Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2007) e, a partir dela, emergiram três categorias, as quais constituíram três metatextos: pressupostos interdisciplinares na perspectiva de professores das Ciências da Natureza; práticas e vivências no fazer interdisciplinar; o desafio de experienciar a interdisciplinaridade na prática: potencialidades e dificuldades. À vista disso, defendo na tese as práticas com pressupostos interdisciplinares como possibilidades de experienciar a interdisciplinaridade pelos professores da área das CN para potencializar o processo da construção do conhecimento, por meio da: criticidade, problematização, contextualização que despertaram a imaginação e criatividade dos estudantes. Dessa maneira, a tomada de consciência sobre a proposta foi efetivada e evidenciou-se, por meio da contribuição dos participantes, a necessidade de mais diálogo entre os pares, de formações continuadas, de reuniões pedagógicas, para potencializar a construção das práticas num viés interdisciplinar para que, assim, ocorra uma ação pedagógica contextualizada quanto à realidade da comunidade escolar local. Espera-se que este estudo contribua na reflexão (e ação) acerca da interdisciplinaridade no contexto educacional, partindo-se de um cenário constituído pelas escolas públicas brasileiras, na tentativa de discutir as potencialidades e as limitações educacionais que buscam o pensar “fora da caixa” contribuindo como um instrumento de diálogo, pensamento crítico e reflexivo realizada por nós professores em formar cidadão reflexivos e críticos.
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Os participantes da pesquisa são professores atuantes no Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza (CN), com formação em Licenciatura em Biologia, Química e/ou Física e que experienciam práticas interdisciplinares em seu exercício docente no âmbito escolar. Os dados coletados foram por meio dos seguintes instrumentos: i) entrevista semiestruturada com os professores do Ensino Médio e ii) notas de campo. Após foram submetidos à Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2007) e, a partir dela, emergiram três categorias, as quais constituíram três metatextos: pressupostos interdisciplinares na perspectiva de professores das Ciências da Natureza; práticas e vivências no fazer interdisciplinar; o desafio de experienciar a interdisciplinaridade na prática: potencialidades e dificuldades. À vista disso, defendo na tese as práticas com pressupostos interdisciplinares como possibilidades de experienciar a interdisciplinaridade pelos professores da área das CN para potencializar o processo da construção do conhecimento, por meio da: criticidade, problematização, contextualização que despertaram a imaginação e criatividade dos estudantes. Dessa maneira, a tomada de consciência sobre a proposta foi efetivada e evidenciou-se, por meio da contribuição dos participantes, a necessidade de mais diálogo entre os pares, de formações continuadas, de reuniões pedagógicas, para potencializar a construção das práticas num viés interdisciplinar para que, assim, ocorra uma ação pedagógica contextualizada quanto à realidade da comunidade escolar local. Espera-se que este estudo contribua na reflexão (e ação) acerca da interdisciplinaridade no contexto educacional, partindo-se de um cenário constituído pelas escolas públicas brasileiras, na tentativa de discutir as potencialidades e as limitações educacionais que buscam o pensar “fora da caixa” contribuindo como um instrumento de diálogo, pensamento crítico e reflexivo realizada por nós professores em formar cidadão reflexivos e críticos.The central aim of this research is to understand how interdisciplinary practices are experienced by high school teachers in the field of natural sciences, and the catalyst question was: how do teachers in the field of natural sciences (biology, chemistry and physics) experience their interdisciplinary practices? With regard to the theoretical assumptions that underpinned the research, we sought out authors and theoretical productions that have been dedicated to discussing the theme of interdisciplinarity and the phenomenon of interdisciplinary practices. The research is a qualitative case study and was carried out in two state schools located in the municipality of Osório in the state of Rio Grande do Sul. The research participants are high school teachers in the field of Natural Sciences (NS), with a degree in Biology, Chemistry and/or Physics and who experience interdisciplinary practices in their work at school. The data was collected using the following instruments: i) semi-structured interviews with high school teachers and ii) field notes. They were then submitted to Textual Discourse Analysis (Moraes; Galiazzi, 2007) and three categories emerged from this, which made up three meta-texts: interdisciplinary assumptions from the perspective of teachers of the natural sciences; practices and experiences in interdisciplinary work; the challenge of experiencing interdisciplinarity in practice: potentialities and difficulties. In view of this, in this thesis I argue in favour of practices with interdisciplinary presuppositions as possibilities for CN teachers to experience interdisciplinarity in order to enhance the process of constructing knowledge, through: criticality, problematization, contextualization that awaken the students' imagination and creativity. In this way, awareness of the proposal was raised and it became clear, through the contributions of the participants, that there is a need for more dialogue between peers, continuous training, pedagogical meetings, to enhance the construction of practices with an interdisciplinary bias so that pedagogical action can be contextualized in terms of the reality of the local school community. It is hoped that this study will contribute to reflection (and action) about interdisciplinarity in the educational context, starting from a scenario constituted by Brazilian public schools, in an attempt to discuss the educational potentialities and limitations that seek to think “outside the box” contributing as an instrument of dialogue, critical and reflective thinking carried out by us teachers in forming reflective and critical citizens.application/pdfporPráticas interdisciplinaresDocentesNaturezaEnsinoEnsino fundamental e médioInterdisciplinarityInterdisciplinary practicesTeaching knowledgeNatural sciencesHigh schoolTDAO experienciar das práticas interdisciplinares na docência das Ciências da Natureza no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2024doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001208606.pdf.txt001208606.pdf.txtExtracted Texttext/plain632170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277193/2/001208606.pdf.txt7d623eba27daf2374ad5757937152e33MD52ORIGINAL001208606.pdfTexto completoapplication/pdf2487125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277193/1/001208606.pdfe3873a04f6e501811b32268fde1f5704MD5110183/2771932024-08-11 06:49:05.190994oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277193Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-11T09:49:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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