Fatores biopsicossociais de adultos em idade avançada e o ensino de língua estrangeira : subsídios para o professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morandi, Julio Carlos
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3486
Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir aspectos biológicos, psicológicos e sociais envolvidos em aulas de língua estrangeira com alunos da adultez avançada e ver como os professores lidam com eles. Também fornece subsídios para profissionais ligados à educação desse público. Três professores e trinta e um alunos participaram da pesquisa. Os procedimentos usados para a coleta de dados foram observações de aulas, gravações de aulas em vídeo e entrevistas com os professores. O estudo é de cunho qualitativo seguindo os princípios da pesquisa interpretativista, sem categorias pré-estabelecidas. Foram analisados aspectos como ansiedade, auto estima e algumas questões sociais e físicas. Os resultados mostram que os professores estão cientes da interferência desses fatores e procuram criar um ambiente propício à aquisição.
id URGS_64ec1686b8d039e641253b7f71f29bff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3486
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Morandi, Julio CarlosSchlatter, Margarete2007-06-06T17:28:53Z2002http://hdl.handle.net/10183/3486000339218Este estudo tem como objetivo discutir aspectos biológicos, psicológicos e sociais envolvidos em aulas de língua estrangeira com alunos da adultez avançada e ver como os professores lidam com eles. Também fornece subsídios para profissionais ligados à educação desse público. Três professores e trinta e um alunos participaram da pesquisa. Os procedimentos usados para a coleta de dados foram observações de aulas, gravações de aulas em vídeo e entrevistas com os professores. O estudo é de cunho qualitativo seguindo os princípios da pesquisa interpretativista, sem categorias pré-estabelecidas. Foram analisados aspectos como ansiedade, auto estima e algumas questões sociais e físicas. Os resultados mostram que os professores estão cientes da interferência desses fatores e procuram criar um ambiente propício à aquisição.application/pdfporLinguagem e línguasFatores biopsicossociais de adultos em idade avançada e o ensino de língua estrangeira : subsídios para o professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000339218.pdf000339218.pdfTexto completoapplication/pdf814143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3486/1/000339218.pdf061166c4b268783296c13f8f3b6717e8MD51TEXT000339218.pdf.txt000339218.pdf.txtExtracted Texttext/plain228069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3486/2/000339218.pdf.txte88edc1d1be74775ccb051f12aef328eMD52THUMBNAIL000339218.pdf.jpg000339218.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3486/3/000339218.pdf.jpgef0124fd17009bec83b4f31b340e5d4dMD5310183/34862018-10-19 10:50:38.753oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:50:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores biopsicossociais de adultos em idade avançada e o ensino de língua estrangeira : subsídios para o professor
title Fatores biopsicossociais de adultos em idade avançada e o ensino de língua estrangeira : subsídios para o professor
spellingShingle Fatores biopsicossociais de adultos em idade avançada e o ensino de língua estrangeira : subsídios para o professor
Morandi, Julio Carlos
Linguagem e línguas
title_short Fatores biopsicossociais de adultos em idade avançada e o ensino de língua estrangeira : subsídios para o professor
title_full Fatores biopsicossociais de adultos em idade avançada e o ensino de língua estrangeira : subsídios para o professor
title_fullStr Fatores biopsicossociais de adultos em idade avançada e o ensino de língua estrangeira : subsídios para o professor
title_full_unstemmed Fatores biopsicossociais de adultos em idade avançada e o ensino de língua estrangeira : subsídios para o professor
title_sort Fatores biopsicossociais de adultos em idade avançada e o ensino de língua estrangeira : subsídios para o professor
author Morandi, Julio Carlos
author_facet Morandi, Julio Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morandi, Julio Carlos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlatter, Margarete
contributor_str_mv Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem e línguas
topic Linguagem e línguas
description Este estudo tem como objetivo discutir aspectos biológicos, psicológicos e sociais envolvidos em aulas de língua estrangeira com alunos da adultez avançada e ver como os professores lidam com eles. Também fornece subsídios para profissionais ligados à educação desse público. Três professores e trinta e um alunos participaram da pesquisa. Os procedimentos usados para a coleta de dados foram observações de aulas, gravações de aulas em vídeo e entrevistas com os professores. O estudo é de cunho qualitativo seguindo os princípios da pesquisa interpretativista, sem categorias pré-estabelecidas. Foram analisados aspectos como ansiedade, auto estima e algumas questões sociais e físicas. Os resultados mostram que os professores estão cientes da interferência desses fatores e procuram criar um ambiente propício à aquisição.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:28:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3486
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000339218
url http://hdl.handle.net/10183/3486
identifier_str_mv 000339218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3486/1/000339218.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3486/2/000339218.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3486/3/000339218.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 061166c4b268783296c13f8f3b6717e8
e88edc1d1be74775ccb051f12aef328e
ef0124fd17009bec83b4f31b340e5d4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085029137612800