Mudando a cara da história : tecnologias da informação e comunicação na produção do saber histórico em sala de aula : uma proposta pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252673 |
Resumo: | Esta dissertação pretende discutir possibilidades pedagógicas vinculadas ao uso das Tecnologias da Comunicação e Infomiação no ensino e aprendizagem de História. O ponto de partida para esta reflexão é um estudo desenvolvido com alunos de uma tumba da 2' série do Ensino Médio de uma escola pública do município de Santo Antonio de Jesus na Bahia, onde, utilizando-se as Tecnologias da Infomiação e Comunicação, em especial a Intemet, foi possível observar de que maneira esse espaço pode promover e facilitar o processo de produção do saber histórico em sala de aula. As reflexões sobre as mudanças sociais e o papel da escola e do professor e a inserção das Tecnologias da Infomiação e Comunicação no ambiente escolar através do trabalho com prqeto de pesquisa constituem objetos de estudo que sinalizam para a melhoria da qualidade do ensino de História. São retratados o estímulo à pesquisa, o compartilhamento de infomiações, a quebra de paradigmas, o trabalho em grupo e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de competências individuais e a análise de possíveis ganhos pedagógicos, favorecida em ambientes informatizados por meio da construção ativa do conhecimento. A prática pedagógica e a colaboração das Tecnologias da Infomiação e Comunicação a melhoria da aprendizagem foram analisadas. A experiência comentada, desenvolvida em ambiente escolar, com os grupos de alunos possibilitou, a partir do depoimento dos alunos e professora, reflexões dos aspectos cognitivos e motivacionais e das competências a serem desenvolvidas na melhoria do processo de ensino -aprendizagem de História, contribuindo para a proposição de novas práticas pedagógicas. |
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Souza, Antonio Wellington MeloVicari, Rosa Maria2022-12-13T04:47:54Z2005http://hdl.handle.net/10183/252673000488967Esta dissertação pretende discutir possibilidades pedagógicas vinculadas ao uso das Tecnologias da Comunicação e Infomiação no ensino e aprendizagem de História. O ponto de partida para esta reflexão é um estudo desenvolvido com alunos de uma tumba da 2' série do Ensino Médio de uma escola pública do município de Santo Antonio de Jesus na Bahia, onde, utilizando-se as Tecnologias da Infomiação e Comunicação, em especial a Intemet, foi possível observar de que maneira esse espaço pode promover e facilitar o processo de produção do saber histórico em sala de aula. As reflexões sobre as mudanças sociais e o papel da escola e do professor e a inserção das Tecnologias da Infomiação e Comunicação no ambiente escolar através do trabalho com prqeto de pesquisa constituem objetos de estudo que sinalizam para a melhoria da qualidade do ensino de História. São retratados o estímulo à pesquisa, o compartilhamento de infomiações, a quebra de paradigmas, o trabalho em grupo e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de competências individuais e a análise de possíveis ganhos pedagógicos, favorecida em ambientes informatizados por meio da construção ativa do conhecimento. A prática pedagógica e a colaboração das Tecnologias da Infomiação e Comunicação a melhoria da aprendizagem foram analisadas. A experiência comentada, desenvolvida em ambiente escolar, com os grupos de alunos possibilitou, a partir do depoimento dos alunos e professora, reflexões dos aspectos cognitivos e motivacionais e das competências a serem desenvolvidas na melhoria do processo de ensino -aprendizagem de História, contribuindo para a proposição de novas práticas pedagógicas.This dissertation aims at discussing pedagogical possibilities related to the use of Information and Communication Technologies in History teaching and leasing. The starting point ofthis reflection was a study carried out with students in the second year at high school of a public schoo! in Santo Antonio de Jesus - Balia, Brazil. It was possible to notice that the use of Information and Communication Technologies, particularly Intemet, can poster and facilitate the process of production of historical knowledge in the classroom. Social chances, both üie school's and teachers' rolei, and the insertion of Infomiation and Communication Technologies in the school environment though research projects constitute study objecto, lince they point to the quality improvemento f History teaching. Stimulus to research, infomiation sharing, paradigm rupture, teamwork, development of individual competencies and an analysis of possible pedagogical achievements in infomiational environments by means ofthe active know]edge construction have been focused. The pedagogica] practice and the cooperationo f Information and CommunicationT echnologiesw ith a more signiíicant learning were analyzed. From both the teacher's and students' testimonies, the experiment developed in the school environment with High School students enabled us to reflect on cognitive and motivational aspecto of competencies to be developed se as to improve the History teachinga nd leasing process,t hus contributingto wardst he proposalo f new pedagogical practicesapplication/pdfporHistóriaEnsino médioProfessorPrática pedagógicaEscolaComputador na educaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)InternetInformática na educaçãoHistory TeachingInfomation and communication technologiesInternet at schoolPedagogical problematization and practiceMudando a cara da história : tecnologias da informação e comunicação na produção do saber histórico em sala de aula : uma proposta pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000488967.pdf.txt000488967.pdf.txtExtracted Texttext/plain278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252673/2/000488967.pdf.txt100943847eeec247a031c43a552383e1MD52ORIGINAL000488967.pdfTexto completoapplication/pdf10490710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252673/1/000488967.pdf72815ceeb1b47c336ca49826587e74d9MD5110183/2526732022-12-14 05:55:59.289698oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252673Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-14T07:55:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Esta dissertação pretende discutir possibilidades pedagógicas vinculadas ao uso das Tecnologias da Comunicação e Infomiação no ensino e aprendizagem de História. O ponto de partida para esta reflexão é um estudo desenvolvido com alunos de uma tumba da 2' série do Ensino Médio de uma escola pública do município de Santo Antonio de Jesus na Bahia, onde, utilizando-se as Tecnologias da Infomiação e Comunicação, em especial a Intemet, foi possível observar de que maneira esse espaço pode promover e facilitar o processo de produção do saber histórico em sala de aula. As reflexões sobre as mudanças sociais e o papel da escola e do professor e a inserção das Tecnologias da Infomiação e Comunicação no ambiente escolar através do trabalho com prqeto de pesquisa constituem objetos de estudo que sinalizam para a melhoria da qualidade do ensino de História. São retratados o estímulo à pesquisa, o compartilhamento de infomiações, a quebra de paradigmas, o trabalho em grupo e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de competências individuais e a análise de possíveis ganhos pedagógicos, favorecida em ambientes informatizados por meio da construção ativa do conhecimento. A prática pedagógica e a colaboração das Tecnologias da Infomiação e Comunicação a melhoria da aprendizagem foram analisadas. A experiência comentada, desenvolvida em ambiente escolar, com os grupos de alunos possibilitou, a partir do depoimento dos alunos e professora, reflexões dos aspectos cognitivos e motivacionais e das competências a serem desenvolvidas na melhoria do processo de ensino -aprendizagem de História, contribuindo para a proposição de novas práticas pedagógicas. |
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