A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Patrícia Nascimento Fernandes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/2704
Resumo: A Internet em sala de aula vem se apresentando como um desafio a mais para ser vencido pelo educador dos dias atuais. “Rejeitar” ou “Fascinar-se com o uso” são as duas opções que se nos apresentam neste momento de mudanças nos paradigmas educacionais. Nesta pesquisa que envolveu uma amostra das escolas estaduais de Campina Grande, refletimos acerca do cenário das tecnologias utilizadas na educação. A proposta foi averiguar o que leva ao não uso das mesmas, pela maior parte dos professores, apesar de as escolas encontrarem-se supostamente equipadas com laboratórios de última geração, segundo descrevem os programas de informatização, implantados pelos governos municipal, estadual e federal, nos últimos anos. Descobrimos que existem estimativamente 0,08% dos docentes que utilizam as ferramentas da informática e dentre esse percentual há os que se destacam pela criatividade e ganham prêmios de incentivo educacional com seus trabalhos. Retratamos, através das falas dos participantes entrevistados, a realidade do cotidiano escolar dos professores, que em muitos casos difere totalmente daquela propagada nas mídias de comunicação em massa. Os autores que inspiraram esta dissertação foram Levy (1993, 1996, 1999, 2000, 2004), Castells (2003), Canário (2006), Correia (1989), Perrenoud (1999, 2000, 2001a, 2001b), Moran (1987, 1997, 2000, 2001, 2003, 2007), Nóvoa (1992a, 2002), entre outros pensadores que se interessam pela tecnologia educacional.
id RCAP_fd136fc6eee8d1c6984bd32ec73853b5
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2704
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeiçãoEDUCAÇÃOINTERNETTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOINOVAÇÃO TECNOLÓGICATECNOLOGIAS EDUCACIONAISBRASILEDUCATIONINTERNETINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESTECHNOLOGICAL INNOVATIONEDUCATIONAL TECHNOLOGIESBRAZILA Internet em sala de aula vem se apresentando como um desafio a mais para ser vencido pelo educador dos dias atuais. “Rejeitar” ou “Fascinar-se com o uso” são as duas opções que se nos apresentam neste momento de mudanças nos paradigmas educacionais. Nesta pesquisa que envolveu uma amostra das escolas estaduais de Campina Grande, refletimos acerca do cenário das tecnologias utilizadas na educação. A proposta foi averiguar o que leva ao não uso das mesmas, pela maior parte dos professores, apesar de as escolas encontrarem-se supostamente equipadas com laboratórios de última geração, segundo descrevem os programas de informatização, implantados pelos governos municipal, estadual e federal, nos últimos anos. Descobrimos que existem estimativamente 0,08% dos docentes que utilizam as ferramentas da informática e dentre esse percentual há os que se destacam pela criatividade e ganham prêmios de incentivo educacional com seus trabalhos. Retratamos, através das falas dos participantes entrevistados, a realidade do cotidiano escolar dos professores, que em muitos casos difere totalmente daquela propagada nas mídias de comunicação em massa. Os autores que inspiraram esta dissertação foram Levy (1993, 1996, 1999, 2000, 2004), Castells (2003), Canário (2006), Correia (1989), Perrenoud (1999, 2000, 2001a, 2001b), Moran (1987, 1997, 2000, 2001, 2003, 2007), Nóvoa (1992a, 2002), entre outros pensadores que se interessam pela tecnologia educacional.This paper presents the Internet use as a great challenge to be achieved by teachers nowadays. It is noticed that while most public schools in Campina Grande/PB have available access to various media such as computer labs, Internet and others, a large proportion of teachers still not incorporate these tools into their teaching. Rejecting or fascinating with is two options that are presented us. The results revealed scenery very different from the one proclaimed by the government educational policies and showed by the mass media. All teachers’ schools reality was analyzed through their statements during data collecting period. Some of theorists inspired this research, such as: Levy (1993, 1996, 1999, 2000, 2004), Castells (2003), Canário (2006), Correia (1989), Perrenoud (1999, 2000, 2001a, 2001b), Moran (1987, 1997, 2000, 2001, 2003, 2007), Nóvoa (1992a, 2002), all of them are interested in implications of using technology as a pedagogical tool on educational demands.2012-06-06T14:56:10Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2704porAraújo, Patrícia Nascimento Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:25.627889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição
title A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição
spellingShingle A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição
Araújo, Patrícia Nascimento Fernandes
EDUCAÇÃO
INTERNET
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
BRASIL
EDUCATION
INTERNET
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
TECHNOLOGICAL INNOVATION
EDUCATIONAL TECHNOLOGIES
BRAZIL
title_short A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição
title_full A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição
title_fullStr A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição
title_full_unstemmed A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição
title_sort A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição
author Araújo, Patrícia Nascimento Fernandes
author_facet Araújo, Patrícia Nascimento Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Patrícia Nascimento Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
INTERNET
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
BRASIL
EDUCATION
INTERNET
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
TECHNOLOGICAL INNOVATION
EDUCATIONAL TECHNOLOGIES
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
INTERNET
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
BRASIL
EDUCATION
INTERNET
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
TECHNOLOGICAL INNOVATION
EDUCATIONAL TECHNOLOGIES
BRAZIL
description A Internet em sala de aula vem se apresentando como um desafio a mais para ser vencido pelo educador dos dias atuais. “Rejeitar” ou “Fascinar-se com o uso” são as duas opções que se nos apresentam neste momento de mudanças nos paradigmas educacionais. Nesta pesquisa que envolveu uma amostra das escolas estaduais de Campina Grande, refletimos acerca do cenário das tecnologias utilizadas na educação. A proposta foi averiguar o que leva ao não uso das mesmas, pela maior parte dos professores, apesar de as escolas encontrarem-se supostamente equipadas com laboratórios de última geração, segundo descrevem os programas de informatização, implantados pelos governos municipal, estadual e federal, nos últimos anos. Descobrimos que existem estimativamente 0,08% dos docentes que utilizam as ferramentas da informática e dentre esse percentual há os que se destacam pela criatividade e ganham prêmios de incentivo educacional com seus trabalhos. Retratamos, através das falas dos participantes entrevistados, a realidade do cotidiano escolar dos professores, que em muitos casos difere totalmente daquela propagada nas mídias de comunicação em massa. Os autores que inspiraram esta dissertação foram Levy (1993, 1996, 1999, 2000, 2004), Castells (2003), Canário (2006), Correia (1989), Perrenoud (1999, 2000, 2001a, 2001b), Moran (1987, 1997, 2000, 2001, 2003, 2007), Nóvoa (1992a, 2002), entre outros pensadores que se interessam pela tecnologia educacional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-06T14:56:10Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/2704
url http://hdl.handle.net/10437/2704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131241070460928