A canção do barqueiro fantasma : ensaio sobre corpo e memória em atuação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203231 |
Resumo: | A formação da memória pessoal é assunto controverso e ainda incerto. Um acontecimento vivido não volta mais, já que está no passado, mas, ao mesmo tempo, as experiências vividas estão cravadas em nossa corporeidade, mesmo que não possamos nos lembrar conscientemente delas. Esta pesquisa procurou explorar alguns modos da atriz e do ator relacionarem-se com as memórias pessoais em seu trabalho. A memória foi tratada aqui como rememoração, ou seja, como transmutação da lembrança do vivido em afetos e imagens passíveis de muitas elaborações em uma ação no presente. Parte-se do lugar da docência no curso Graduação em Teatro: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em proposição, observação, experimentação, criação e pensamento sobre um laboratório prático e teórico feito com alunos-atores do mesmo curso. Explora-se conceitos como gesto, corpo-memória, rastro, aura e imagem, entre outros. O referencial teórico que ampara esta investigação vem de diferentes áreas do conhecimento, tais como: Estudos Teatrais, Antropologia, Filosofia e Biologia. A tese é escrita em forma de ensaio, tentando instaurar, através da imagem de um barco que navega, as movências e incertezas do próprio objeto de estudo e de todo processo criativo, tanto na docência quanto na atuação em Teatro. Experimenta-se uma possibilidade de criação em um filme que acompanha a tese. Trata-se do registro de parte do trabalho prático desenvolvido em pesquisa, em um jogo de ficção, cujo cenário é um dos pátios do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. |
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Silva, Tatiana Cardoso daMarocco, Ines Alcaraz2019-12-19T04:00:46Z2019http://hdl.handle.net/10183/203231001108299A formação da memória pessoal é assunto controverso e ainda incerto. Um acontecimento vivido não volta mais, já que está no passado, mas, ao mesmo tempo, as experiências vividas estão cravadas em nossa corporeidade, mesmo que não possamos nos lembrar conscientemente delas. Esta pesquisa procurou explorar alguns modos da atriz e do ator relacionarem-se com as memórias pessoais em seu trabalho. A memória foi tratada aqui como rememoração, ou seja, como transmutação da lembrança do vivido em afetos e imagens passíveis de muitas elaborações em uma ação no presente. Parte-se do lugar da docência no curso Graduação em Teatro: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em proposição, observação, experimentação, criação e pensamento sobre um laboratório prático e teórico feito com alunos-atores do mesmo curso. Explora-se conceitos como gesto, corpo-memória, rastro, aura e imagem, entre outros. O referencial teórico que ampara esta investigação vem de diferentes áreas do conhecimento, tais como: Estudos Teatrais, Antropologia, Filosofia e Biologia. A tese é escrita em forma de ensaio, tentando instaurar, através da imagem de um barco que navega, as movências e incertezas do próprio objeto de estudo e de todo processo criativo, tanto na docência quanto na atuação em Teatro. Experimenta-se uma possibilidade de criação em um filme que acompanha a tese. Trata-se do registro de parte do trabalho prático desenvolvido em pesquisa, em um jogo de ficção, cujo cenário é um dos pátios do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre.The formation of personal memory is a controversial and still uncertain subject. A lived happening does not come back since it is in the past, but at the same time lived experiences are engraved in our corporeality even if we do not consciously remember them. This research explored the means through which actresses and actors relate to their personal memories in their work. Memory was treated here as recalling, that is, as the transmutation of the memory of what was lived into images and affections prone to be constructed on within an action in the present. The placing is teaching in the Graduation course for teaching Theatre in the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, for proposing, observing, experimenting, creating, and thinking on a practical and theoretical laboratory done by student-actors/ actresses in the same course. We explore concepts such as gestures, body-memory, trail, aura, and image, among others. The theoretical reference that supports this investigation comes from different areas of knowledge, such as: Theater Studies, Anthropology, Philosophy, and Biology. The thesis is written as an essay and tries to establish – through the image of a ship that sails –, the movement and uncertainty of the object of study itself and the creative process as a whole, both in teaching Theatre and in acting. We experiment a creation possibility in a film that accompanies the thesis which is the recording of part of the practical work developed in research, in a fiction game in which the scenario is one of the yards of the Hospital Psiquiátrico São Pedro, in Porto Alegre, Brazil.application/pdfporRememoraçãoCorporeidadeFormaçãoCriaçãoActress/actorRecallingCorporealityFormationCreationA canção do barqueiro fantasma : ensaio sobre corpo e memória em atuaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108299.pdf.txt001108299.pdf.txtExtracted Texttext/plain425118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203231/2/001108299.pdf.txt1dcf71889662b085f2f68da881e8d9daMD52ORIGINAL001108299.pdfTexto completoapplication/pdf162672342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203231/1/001108299.pdfe134ab430f6899b52d0733ed1d84553aMD5110183/2032312019-12-20 05:03:38.412352oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-20T07:03:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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