Distâncias e vínculos: a linguagem gestual no teatro do grupo Lume segundo uma abordagem semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simonetti, Alpha Condeixa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-09052016-125819/
Resumo: Fundamentado em modelos de análise produzidos pela semiótica greimasiana, este estudo da gestualidade sob o domínio teatral observa diferentes usos da expressão corporal, apresentados de maneira independente da manifestação verbal ou em simultaneidade. Nosso ponto de partida metodológico vem a ser a classificação das dimensões da comunicação gestual proposta por Algirdas Julien Greimas em \"Condições para uma semiótica do mundo natural (1970). Considerando as dimensões gestuais atributiva, dêitica, modal e mimética, contemplamos o plano do conteúdo organizado em níveis e patamares que descrevem e explicam os processos de significação, a partir do percurso gerativo do sentido. A fim de destacar a aplicabilidade das categorias, por meio das quais a gestualidade se define enquanto objeto semiótico, procedemos às análises de trechos selecionados de espetáculos teatrais, de acordo com os níveis discursivo, sêmio-narrativo e profundo ou, de maneira correlata, com o patamar missivo que, por sua vez, nos insere na tensividade, mote para os desenvolvimentos atuais da teoria. Nesse sentido, as espacialidades tensivas merecem ser evidenciadas, conforme a circulação das aberturas e dos fechamentos corporais é associada aos paradigmas da coerência e da consistência, necessários ao desvelamento da pessoa em seu espaço da significação. Nosso objeto de estudo se constitui em três espetáculos: Cravo, Lírio e Rosa (1996), Café com Queijo (1999) e Kelbilim, o cão da divindade (1998). Com essas montagens, o grupo Lume de Campinas desenvolve respectivamente três eixos no trabalho do ator: o corpo cômico, a mimese corpórea e a dança pessoal.
id USP_be6cb9c445eba210dfdef3d7cfbf3dc7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09052016-125819
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Distâncias e vínculos: a linguagem gestual no teatro do grupo Lume segundo uma abordagem semióticaDistances and connections: the gestural language in the theater of Lume group according to a semiotic approachActorAspectualizaçãoAspectualizationAtorCorporealityCorporeidadeDiscourseDiscursoTensividadeTensivityFundamentado em modelos de análise produzidos pela semiótica greimasiana, este estudo da gestualidade sob o domínio teatral observa diferentes usos da expressão corporal, apresentados de maneira independente da manifestação verbal ou em simultaneidade. Nosso ponto de partida metodológico vem a ser a classificação das dimensões da comunicação gestual proposta por Algirdas Julien Greimas em \"Condições para uma semiótica do mundo natural (1970). Considerando as dimensões gestuais atributiva, dêitica, modal e mimética, contemplamos o plano do conteúdo organizado em níveis e patamares que descrevem e explicam os processos de significação, a partir do percurso gerativo do sentido. A fim de destacar a aplicabilidade das categorias, por meio das quais a gestualidade se define enquanto objeto semiótico, procedemos às análises de trechos selecionados de espetáculos teatrais, de acordo com os níveis discursivo, sêmio-narrativo e profundo ou, de maneira correlata, com o patamar missivo que, por sua vez, nos insere na tensividade, mote para os desenvolvimentos atuais da teoria. Nesse sentido, as espacialidades tensivas merecem ser evidenciadas, conforme a circulação das aberturas e dos fechamentos corporais é associada aos paradigmas da coerência e da consistência, necessários ao desvelamento da pessoa em seu espaço da significação. Nosso objeto de estudo se constitui em três espetáculos: Cravo, Lírio e Rosa (1996), Café com Queijo (1999) e Kelbilim, o cão da divindade (1998). Com essas montagens, o grupo Lume de Campinas desenvolve respectivamente três eixos no trabalho do ator: o corpo cômico, a mimese corpórea e a dança pessoal.Based on the analytical model produced by Greimasian semiotics, this study of gestures in the theatrical domain looks at different uses of body language, presented independently of verbal manifestation or simultaneously. Our methodological starting point is the classification of the gestural communication dimensions proposed by Algirdas Julien Greimas in \"Condições para uma semiótica do mundo natural (1970). Taking into account the attributive, the deictic, the modal and the mimetic gestural dimensions, we contemplate the plan of content organized into levels and scales, which describe and explain the processes of meaning effects, from the generative path of meaning. In order to highlight the applicability of the categories, through which the gesture is defined as semiotic object, we proceed to the analysis of selected excerpts from theatrical performances, according to the discursive, semio-narrative and fundamental levels or, in a correlative way, to the missive level which, in its turn, inserts us in the tensivity, motto to the current developments of the theory. In this sense, the tensive spatialities deserve to be highlighted according to the circulation of body openings and closings, which is associated with the paradigms of coherence and consistency, necessary for the persons unveiling in its place of meaning production. Our study object is constituted by three plays: Cravo, Lírio e Rosa (1996), Café com Queijo (1999) and Kelbilim, o cão da divindade (1998). With them, Lume group from Campinas develops three axes in the actors work, respectively: the comic body, the bodily mimesis and the personal dance.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBeividas, WaldirSimonetti, Alpha Condeixa2016-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-09052016-125819/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-09052016-125819Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Distâncias e vínculos: a linguagem gestual no teatro do grupo Lume segundo uma abordagem semiótica
Distances and connections: the gestural language in the theater of Lume group according to a semiotic approach
title Distâncias e vínculos: a linguagem gestual no teatro do grupo Lume segundo uma abordagem semiótica
spellingShingle Distâncias e vínculos: a linguagem gestual no teatro do grupo Lume segundo uma abordagem semiótica
Simonetti, Alpha Condeixa
Actor
Aspectualização
Aspectualization
Ator
Corporeality
Corporeidade
Discourse
Discurso
Tensividade
Tensivity
title_short Distâncias e vínculos: a linguagem gestual no teatro do grupo Lume segundo uma abordagem semiótica
title_full Distâncias e vínculos: a linguagem gestual no teatro do grupo Lume segundo uma abordagem semiótica
title_fullStr Distâncias e vínculos: a linguagem gestual no teatro do grupo Lume segundo uma abordagem semiótica
title_full_unstemmed Distâncias e vínculos: a linguagem gestual no teatro do grupo Lume segundo uma abordagem semiótica
title_sort Distâncias e vínculos: a linguagem gestual no teatro do grupo Lume segundo uma abordagem semiótica
author Simonetti, Alpha Condeixa
author_facet Simonetti, Alpha Condeixa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beividas, Waldir
dc.contributor.author.fl_str_mv Simonetti, Alpha Condeixa
dc.subject.por.fl_str_mv Actor
Aspectualização
Aspectualization
Ator
Corporeality
Corporeidade
Discourse
Discurso
Tensividade
Tensivity
topic Actor
Aspectualização
Aspectualization
Ator
Corporeality
Corporeidade
Discourse
Discurso
Tensividade
Tensivity
description Fundamentado em modelos de análise produzidos pela semiótica greimasiana, este estudo da gestualidade sob o domínio teatral observa diferentes usos da expressão corporal, apresentados de maneira independente da manifestação verbal ou em simultaneidade. Nosso ponto de partida metodológico vem a ser a classificação das dimensões da comunicação gestual proposta por Algirdas Julien Greimas em \"Condições para uma semiótica do mundo natural (1970). Considerando as dimensões gestuais atributiva, dêitica, modal e mimética, contemplamos o plano do conteúdo organizado em níveis e patamares que descrevem e explicam os processos de significação, a partir do percurso gerativo do sentido. A fim de destacar a aplicabilidade das categorias, por meio das quais a gestualidade se define enquanto objeto semiótico, procedemos às análises de trechos selecionados de espetáculos teatrais, de acordo com os níveis discursivo, sêmio-narrativo e profundo ou, de maneira correlata, com o patamar missivo que, por sua vez, nos insere na tensividade, mote para os desenvolvimentos atuais da teoria. Nesse sentido, as espacialidades tensivas merecem ser evidenciadas, conforme a circulação das aberturas e dos fechamentos corporais é associada aos paradigmas da coerência e da consistência, necessários ao desvelamento da pessoa em seu espaço da significação. Nosso objeto de estudo se constitui em três espetáculos: Cravo, Lírio e Rosa (1996), Café com Queijo (1999) e Kelbilim, o cão da divindade (1998). Com essas montagens, o grupo Lume de Campinas desenvolve respectivamente três eixos no trabalho do ator: o corpo cômico, a mimese corpórea e a dança pessoal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-09052016-125819/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-09052016-125819/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090546923208704