A canção do barqueiro fantasma : ensaio sobre corpo e memória em atuação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatiana Cardoso da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203231
Resumo: A formação da memória pessoal é assunto controverso e ainda incerto. Um acontecimento vivido não volta mais, já que está no passado, mas, ao mesmo tempo, as experiências vividas estão cravadas em nossa corporeidade, mesmo que não possamos nos lembrar conscientemente delas. Esta pesquisa procurou explorar alguns modos da atriz e do ator relacionarem-se com as memórias pessoais em seu trabalho. A memória foi tratada aqui como rememoração, ou seja, como transmutação da lembrança do vivido em afetos e imagens passíveis de muitas elaborações em uma ação no presente. Parte-se do lugar da docência no curso Graduação em Teatro: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em proposição, observação, experimentação, criação e pensamento sobre um laboratório prático e teórico feito com alunos-atores do mesmo curso. Explora-se conceitos como gesto, corpo-memória, rastro, aura e imagem, entre outros. O referencial teórico que ampara esta investigação vem de diferentes áreas do conhecimento, tais como: Estudos Teatrais, Antropologia, Filosofia e Biologia. A tese é escrita em forma de ensaio, tentando instaurar, através da imagem de um barco que navega, as movências e incertezas do próprio objeto de estudo e de todo processo criativo, tanto na docência quanto na atuação em Teatro. Experimenta-se uma possibilidade de criação em um filme que acompanha a tese. Trata-se do registro de parte do trabalho prático desenvolvido em pesquisa, em um jogo de ficção, cujo cenário é um dos pátios do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre.
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