Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prola, Maria Teresa Medronha
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10548
Resumo: Este trabalho está inserido no projeto de pesquisa "Um Modelo Computacional de Aprendizagem a Distância Baseada na Concepção Sócio-Interacionista de Vygotsky", que propõe um ambiente educacional o qual privilegia a colaboração como forma de interação. Neste projeto, as pesquisas subsidiam a formação de ações para a modelagem de um agente pedagógico animado, utilizado para interagir com os alunos no Ambiente de Ensino/Aprendizagem em desenvolvimento. A modelagem das decisões para estratégia de atuação do agente foi obtida nos arquivos de "log" gerados ao final de algumas discussões na ferramenta de "chat", a partir de fatores relevantes da interação entre grupos de estudantes. O trabalho utiliza-se da experiência realizada com alunos de uma turma da disciplina Algoritmos e Programação, oferecida aos alunos de graduação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), onde foram obtidos alguns fatores considerados importantes na adaptação de um ambiente para os alunos em interação. Tais fatores são apresentados neste projeto, assim como a técnica de identificação.
id URGS_69a368af9bde2a789bbbeb7f4d551fa7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10548
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Prola, Maria Teresa MedronhaVicari, Rosa Maria2007-08-30T05:13:10Z2003http://hdl.handle.net/10183/10548000435622Este trabalho está inserido no projeto de pesquisa "Um Modelo Computacional de Aprendizagem a Distância Baseada na Concepção Sócio-Interacionista de Vygotsky", que propõe um ambiente educacional o qual privilegia a colaboração como forma de interação. Neste projeto, as pesquisas subsidiam a formação de ações para a modelagem de um agente pedagógico animado, utilizado para interagir com os alunos no Ambiente de Ensino/Aprendizagem em desenvolvimento. A modelagem das decisões para estratégia de atuação do agente foi obtida nos arquivos de "log" gerados ao final de algumas discussões na ferramenta de "chat", a partir de fatores relevantes da interação entre grupos de estudantes. O trabalho utiliza-se da experiência realizada com alunos de uma turma da disciplina Algoritmos e Programação, oferecida aos alunos de graduação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), onde foram obtidos alguns fatores considerados importantes na adaptação de um ambiente para os alunos em interação. Tais fatores são apresentados neste projeto, assim como a técnica de identificação.The following work is inserted in the research entitled: “A Computational Model of Distance Learning based on the Socio-Interactionist Approach”, which proposes an educational environment that privileges collaboration as a form of interaction. The research in this project aims to subsidize the shaping of actions for the modeling of an Animated Pedagogical Agent used for interacting with students in a Teaching/Learning Environment under development. The modeling of decisions for the strategy on an agent’s performance was obtained from “log” files at the end of discussions concerning the “chat” tool out of relevant factors of interaction among student groups. The experience was carried out with students in Algorithms and Programming offered in the course of Graduation at UFRGS (Universidade Federal Do Rio Grande do Sul) where some considerably important factors were attained in the adaptation of an environment for students in interaction. Such factors are shown in this project as well as the identification technique.application/pdfporEnsino-aprendizagemTrabalho cooperativoEnsino a distânciaInformática : EducaçãoCollaborative learning enviromentSynchronous tools of communicationDistance learningSocial factorsAnimated pedagogical agentsModelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantesModeling of an animated pedagogical agent for a collaborative environment : considering relevant social factorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000435622.pdf000435622.pdfTexto completoapplication/pdf1946100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10548/1/000435622.pdfd1b0d66d2ec0038d249994b8328558d0MD51TEXT000435622.pdf.txt000435622.pdf.txtExtracted Texttext/plain176847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10548/2/000435622.pdf.txt01f6b074050313b1783bb65f5baa1e94MD52THUMBNAIL000435622.pdf.jpg000435622.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10548/3/000435622.pdf.jpg0c283e27a9fa1675df1a7142d75ff786MD5310183/105482021-12-06 05:34:02.939248oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10548Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:34:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Modeling of an animated pedagogical agent for a collaborative environment : considering relevant social factors
title Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes
spellingShingle Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes
Prola, Maria Teresa Medronha
Ensino-aprendizagem
Trabalho cooperativo
Ensino a distância
Informática : Educação
Collaborative learning enviroment
Synchronous tools of communication
Distance learning
Social factors
Animated pedagogical agents
title_short Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes
title_full Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes
title_fullStr Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes
title_full_unstemmed Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes
title_sort Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes
author Prola, Maria Teresa Medronha
author_facet Prola, Maria Teresa Medronha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prola, Maria Teresa Medronha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vicari, Rosa Maria
contributor_str_mv Vicari, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Trabalho cooperativo
Ensino a distância
Informática : Educação
topic Ensino-aprendizagem
Trabalho cooperativo
Ensino a distância
Informática : Educação
Collaborative learning enviroment
Synchronous tools of communication
Distance learning
Social factors
Animated pedagogical agents
dc.subject.eng.fl_str_mv Collaborative learning enviroment
Synchronous tools of communication
Distance learning
Social factors
Animated pedagogical agents
description Este trabalho está inserido no projeto de pesquisa "Um Modelo Computacional de Aprendizagem a Distância Baseada na Concepção Sócio-Interacionista de Vygotsky", que propõe um ambiente educacional o qual privilegia a colaboração como forma de interação. Neste projeto, as pesquisas subsidiam a formação de ações para a modelagem de um agente pedagógico animado, utilizado para interagir com os alunos no Ambiente de Ensino/Aprendizagem em desenvolvimento. A modelagem das decisões para estratégia de atuação do agente foi obtida nos arquivos de "log" gerados ao final de algumas discussões na ferramenta de "chat", a partir de fatores relevantes da interação entre grupos de estudantes. O trabalho utiliza-se da experiência realizada com alunos de uma turma da disciplina Algoritmos e Programação, oferecida aos alunos de graduação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), onde foram obtidos alguns fatores considerados importantes na adaptação de um ambiente para os alunos em interação. Tais fatores são apresentados neste projeto, assim como a técnica de identificação.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-08-30T05:13:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10548
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000435622
url http://hdl.handle.net/10183/10548
identifier_str_mv 000435622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10548/1/000435622.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10548/2/000435622.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10548/3/000435622.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d1b0d66d2ec0038d249994b8328558d0
01f6b074050313b1783bb65f5baa1e94
0c283e27a9fa1675df1a7142d75ff786
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085098720067584