Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/10548 |
Resumo: | Este trabalho está inserido no projeto de pesquisa "Um Modelo Computacional de Aprendizagem a Distância Baseada na Concepção Sócio-Interacionista de Vygotsky", que propõe um ambiente educacional o qual privilegia a colaboração como forma de interação. Neste projeto, as pesquisas subsidiam a formação de ações para a modelagem de um agente pedagógico animado, utilizado para interagir com os alunos no Ambiente de Ensino/Aprendizagem em desenvolvimento. A modelagem das decisões para estratégia de atuação do agente foi obtida nos arquivos de "log" gerados ao final de algumas discussões na ferramenta de "chat", a partir de fatores relevantes da interação entre grupos de estudantes. O trabalho utiliza-se da experiência realizada com alunos de uma turma da disciplina Algoritmos e Programação, oferecida aos alunos de graduação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), onde foram obtidos alguns fatores considerados importantes na adaptação de um ambiente para os alunos em interação. Tais fatores são apresentados neste projeto, assim como a técnica de identificação. |
id |
URGS_69a368af9bde2a789bbbeb7f4d551fa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10548 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Prola, Maria Teresa MedronhaVicari, Rosa Maria2007-08-30T05:13:10Z2003http://hdl.handle.net/10183/10548000435622Este trabalho está inserido no projeto de pesquisa "Um Modelo Computacional de Aprendizagem a Distância Baseada na Concepção Sócio-Interacionista de Vygotsky", que propõe um ambiente educacional o qual privilegia a colaboração como forma de interação. Neste projeto, as pesquisas subsidiam a formação de ações para a modelagem de um agente pedagógico animado, utilizado para interagir com os alunos no Ambiente de Ensino/Aprendizagem em desenvolvimento. A modelagem das decisões para estratégia de atuação do agente foi obtida nos arquivos de "log" gerados ao final de algumas discussões na ferramenta de "chat", a partir de fatores relevantes da interação entre grupos de estudantes. O trabalho utiliza-se da experiência realizada com alunos de uma turma da disciplina Algoritmos e Programação, oferecida aos alunos de graduação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), onde foram obtidos alguns fatores considerados importantes na adaptação de um ambiente para os alunos em interação. Tais fatores são apresentados neste projeto, assim como a técnica de identificação.The following work is inserted in the research entitled: “A Computational Model of Distance Learning based on the Socio-Interactionist Approach”, which proposes an educational environment that privileges collaboration as a form of interaction. The research in this project aims to subsidize the shaping of actions for the modeling of an Animated Pedagogical Agent used for interacting with students in a Teaching/Learning Environment under development. The modeling of decisions for the strategy on an agent’s performance was obtained from “log” files at the end of discussions concerning the “chat” tool out of relevant factors of interaction among student groups. The experience was carried out with students in Algorithms and Programming offered in the course of Graduation at UFRGS (Universidade Federal Do Rio Grande do Sul) where some considerably important factors were attained in the adaptation of an environment for students in interaction. Such factors are shown in this project as well as the identification technique.application/pdfporEnsino-aprendizagemTrabalho cooperativoEnsino a distânciaInformática : EducaçãoCollaborative learning enviromentSynchronous tools of communicationDistance learningSocial factorsAnimated pedagogical agentsModelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantesModeling of an animated pedagogical agent for a collaborative environment : considering relevant social factorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000435622.pdf000435622.pdfTexto completoapplication/pdf1946100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10548/1/000435622.pdfd1b0d66d2ec0038d249994b8328558d0MD51TEXT000435622.pdf.txt000435622.pdf.txtExtracted Texttext/plain176847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10548/2/000435622.pdf.txt01f6b074050313b1783bb65f5baa1e94MD52THUMBNAIL000435622.pdf.jpg000435622.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10548/3/000435622.pdf.jpg0c283e27a9fa1675df1a7142d75ff786MD5310183/105482021-12-06 05:34:02.939248oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10548Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:34:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Modeling of an animated pedagogical agent for a collaborative environment : considering relevant social factors |
title |
Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes |
spellingShingle |
Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes Prola, Maria Teresa Medronha Ensino-aprendizagem Trabalho cooperativo Ensino a distância Informática : Educação Collaborative learning enviroment Synchronous tools of communication Distance learning Social factors Animated pedagogical agents |
title_short |
Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes |
title_full |
Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes |
title_fullStr |
Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes |
title_full_unstemmed |
Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes |
title_sort |
Modelagem de um agente pedagógico animado para um ambiente colaborativo: considerando fatores sociais relevantes |
author |
Prola, Maria Teresa Medronha |
author_facet |
Prola, Maria Teresa Medronha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prola, Maria Teresa Medronha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vicari, Rosa Maria |
contributor_str_mv |
Vicari, Rosa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Trabalho cooperativo Ensino a distância Informática : Educação |
topic |
Ensino-aprendizagem Trabalho cooperativo Ensino a distância Informática : Educação Collaborative learning enviroment Synchronous tools of communication Distance learning Social factors Animated pedagogical agents |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Collaborative learning enviroment Synchronous tools of communication Distance learning Social factors Animated pedagogical agents |
description |
Este trabalho está inserido no projeto de pesquisa "Um Modelo Computacional de Aprendizagem a Distância Baseada na Concepção Sócio-Interacionista de Vygotsky", que propõe um ambiente educacional o qual privilegia a colaboração como forma de interação. Neste projeto, as pesquisas subsidiam a formação de ações para a modelagem de um agente pedagógico animado, utilizado para interagir com os alunos no Ambiente de Ensino/Aprendizagem em desenvolvimento. A modelagem das decisões para estratégia de atuação do agente foi obtida nos arquivos de "log" gerados ao final de algumas discussões na ferramenta de "chat", a partir de fatores relevantes da interação entre grupos de estudantes. O trabalho utiliza-se da experiência realizada com alunos de uma turma da disciplina Algoritmos e Programação, oferecida aos alunos de graduação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), onde foram obtidos alguns fatores considerados importantes na adaptação de um ambiente para os alunos em interação. Tais fatores são apresentados neste projeto, assim como a técnica de identificação. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-08-30T05:13:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/10548 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000435622 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/10548 |
identifier_str_mv |
000435622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10548/1/000435622.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10548/2/000435622.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10548/3/000435622.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d1b0d66d2ec0038d249994b8328558d0 01f6b074050313b1783bb65f5baa1e94 0c283e27a9fa1675df1a7142d75ff786 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085098720067584 |