Mal-estar docente em professoras de educação física da rede estadual do Rio Grande do Sul e seus impactos na docência : três estudos de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Rafael de Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264359
Resumo: A manifestação do mal-estar e outras consequências na saúde de professores/as do componente curricular Educação Física e que acabam interferindo no seu trabalho é o que permeia essa pesquisa. O presente estudo teve como objetivo compreender como o mal-estar docente se manifesta no trabalho de três professoras de Educação Física escolar da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre. O referencial teórico aborda reflexões sobre conceitos do mal-estar e das diferenças para a Síndrome de Burnout, bem como o mal-estar na contemporaneidade, relações do mal-estar docente com a Pandemia de COVID-19 e, por fim, as mudanças do regime de trabalho (presencial para home office). Este estudo foi realizado adotando uma pesquisa narrativa com uma abordagem qualitativa de três estudos de caso. Através do diário de campo, observações participantes, narrativas orais e entrevistas com três docentes de Educação Física, além do embasamento do referencial teórico, fui a campo para produzir informações que permitiram enfrentar o problema de pesquisa e os objetivos do estudo para construir as análises sobre a temática pretendida. A partir das interpretações e das narrativas das docentes foi possível compreender que as professoras colaboradoras do estudo vivenciam e manifestam diferentes tipos de mal-estar nas suas rotinas. Esses males estares estão relacionados, principalmente, às condições estruturais de trabalho, como infraestrutura e disponibilidade de materiais, remuneração e suas relações com alunos/as, direção e colegas docentes e são manifestados de diferentes formas, seja através de um desinvestimento pedagógico, como também afastamentos do trabalho por questões de saúde. Como consequências dessas manifestações, as professoras colaboradoras relataram desejos de desistência da docência ou em casos mais extremos, mudança de função. Esse trabalho evidencia a importância de haver mais investimentos para formação continuada dos/as professores/as de Educação Física escolar, como também maior atenção do Poder Público para valorização da carreira docente e da melhoria das condições de trabalho nas escolas. Além disso, é importante que novos estudos com um número maior de professores seja pesquisado para se obter mais relatos sobre como o mal-estar age no professorado.
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Através do diário de campo, observações participantes, narrativas orais e entrevistas com três docentes de Educação Física, além do embasamento do referencial teórico, fui a campo para produzir informações que permitiram enfrentar o problema de pesquisa e os objetivos do estudo para construir as análises sobre a temática pretendida. A partir das interpretações e das narrativas das docentes foi possível compreender que as professoras colaboradoras do estudo vivenciam e manifestam diferentes tipos de mal-estar nas suas rotinas. Esses males estares estão relacionados, principalmente, às condições estruturais de trabalho, como infraestrutura e disponibilidade de materiais, remuneração e suas relações com alunos/as, direção e colegas docentes e são manifestados de diferentes formas, seja através de um desinvestimento pedagógico, como também afastamentos do trabalho por questões de saúde. Como consequências dessas manifestações, as professoras colaboradoras relataram desejos de desistência da docência ou em casos mais extremos, mudança de função. Esse trabalho evidencia a importância de haver mais investimentos para formação continuada dos/as professores/as de Educação Física escolar, como também maior atenção do Poder Público para valorização da carreira docente e da melhoria das condições de trabalho nas escolas. Além disso, é importante que novos estudos com um número maior de professores seja pesquisado para se obter mais relatos sobre como o mal-estar age no professorado.The manifestation of malaise and other consequences on the health of teachers of the Physical Education curricular component that end up interfering with their work is what permeates this research. The present study aimed to understand how teacher malaise manifests itself in the work of three physical education teachers in public schools in the state of Rio Grande do Sul, in the city of Porto Alegre. The theoretical framework addresses reflections on concepts of malaise and differences for the Burnout Syndrome, as well as malaise in contemporary times, relationships between teacher malaise and the COVID-19 Pandemic and, finally, changes in the work regime (on-site for home office). This study was carried out adopting a narrative research with a qualitative approach of three case studies. Through the field diary, participant observations, oral narratives and interviews with three Physical Education teachers, in addition to the foundation of the theoretical framework, I went into the field to produce information that allowed me to face the research problem and the study objectives to build the analyzes on the intended theme. From the teachers' interpretations and narratives, it was possible to understand that the study's collaborating teachers experience and manifest different types of discomfort in their routines. These malaises are mainly related to the structural conditions of work, such as infrastructure and availability of materials, remuneration and their relationships with students, management and teaching colleagues and are manifested in different ways, either through a pedagogical disinvestment, as well as sick leave from work. As a consequence of these manifestations, the collaborating teachers reported wanting to give up teaching or, in more extreme cases, change their job. This work highlights the importance of having more investments in the continuing education of Physical Education teachers at schools, as well as greater attention from the Public Power to enhance the teaching career and improve working conditions in schools. In addition, it is important that new studies with a larger number of teachers be researched in order to obtain more reports on how malaise acts in the teaching profession.La manifestación de malestar y otras consecuencias en la salud de los docentes del componente curricular de Educación Física que terminan interfiriendo en su trabajo es lo que permea esta investigación. El presente estudio tuvo como objetivo comprender cómo se manifiesta el malestar docente en el trabajo de tres profesores de educación física en escuelas públicas del estado de Rio Grande do Sul, en la ciudad de Porto Alegre. El marco teórico aborda reflexiones sobre conceptos de malestar y diferencias para el Síndrome de Burnout, así como malestar en la contemporaneidad, relaciones entre malestar docente y la Pandemia del COVID-19 y, finalmente, cambios en el régimen de trabajo (presencial para oficina en casa). Este estudio se llevó a cabo adoptando una investigación narrativa con un enfoque cualitativo de tres estudios de caso. A través del diario de campo, observaciones participantes, narraciones orales y entrevistas a tres docentes de Educación Física, además de la fundamentación del marco teórico, salí al campo para producir información que me permitió enfrentar el problema de investigación y los objetivos de estudio a construir. Los análisis sobre el tema pretendido. A partir de las interpretaciones y narraciones de los docentes, fue posible comprender que los docentes colaboradores del estudio experimentan y manifiestan diferentes tipos de malestar en sus rutinas. Estos malestares se relacionan principalmente con las condiciones estructurales del trabajo, como infraestructura y disponibilidad de materiales, la remuneración y sus relaciones con los estudiantes, la dirección y los compañeros docentes y se manifiestan de diferentes formas, ya sea a través de una desinversión pedagógica, así como de bajas por enfermedad de trabajar. Como consecuencia de estas manifestaciones, los docentes colaboradores manifestaron querer dejar la docencia o, en casos más extremos, cambiar de trabajo. Este trabajo destaca la importancia de tener más inversiones en la formación continua de los profesores de Educación Física en las escuelas, así como una mayor atención del Poder Público para potenciar la carrera docente y mejorar las condiciones de trabajo en las escuelas. Además, es importante que se investiguen nuevos estudios con mayor número de docentes para obtener más informes sobre cómo actúa el malestar en la profesión docente.application/pdfporEducação física escolarPrática docenteDocentesSchool physical educationTeacher malaiseNarrative researchTeaching practiceEducación física escolarMalestar docenteInvestigación narrativaPráctica docenteMal-estar docente em professoras de educação física da rede estadual do Rio Grande do Sul e seus impactos na docência : três estudos de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176760.pdf.txt001176760.pdf.txtExtracted Texttext/plain284076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264359/2/001176760.pdf.txt32e5256d72fa48cdb952effa47cb3855MD52ORIGINAL001176760.pdfTexto completoapplication/pdf969593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264359/1/001176760.pdf20e3edcebf2af20b8a0760fe32926f34MD5110183/2643592023-09-10 03:32:03.122671oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-10T06:32:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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