Representações de gênero em ilustrações de livros didáticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256246 |
Resumo: | A presente dissertação trata das representações de gênero em ilustrações de livros didáticos de Língua Portuguesa de 4. série do Ensino Fundamental, pertencentes ao início dos anos 80 e ao final dos anos 90 e início de 2000, ou seja, distanciados em quase vinte anos. Seu objetivo foi investigar as formas de representação de homem e mulher em tais ilustrações, focalizando atribuições de características, traços e ações a um e a outra. Como base teórica para tal análise utilizaram-se autores do campo dos Estudos Culturais e dos Estudos sobre Gênero. As análises estão fundamentadas, basicamente, em obras de Judith Butler, Stuart Hall, Guacira Lopes Louro, Monserrat Moreno, Antônio Pierucci, Joan Scott e Tomaz Tadeu da Silva. Foram escolhidos, para análise, 17 livros, sendo nove da década de 80 e os outros oito, do final da década de 90 e início de 2000. Foram analisadas ao total 229 ilustrações, considerando-se tanto as ilustrações textuais - motivadas pelas temáticas dos textos - quanto as ilustrações deslocadas, aqui consideradas aquelas que adornavam a página, relacionavam-se a outras seções que não o texto ou completavam sua diagramação. As análises efetuadas, apresentadas sob os subtítulos profissões, esportes, brinquedos, aparência e ações, permitiram observar continuidades e descontinuidades nos livros das duas épocas. Observou-se, assim, no subtítulo profissões, que os manuais didáticos reforçam a divisão de profissões em masculinas e femininas. Na seção sobre esportes, percebe-se que, embora o masculino ainda seja o gênero dominante das personagens focalizadas, o feminino já vem aumentando seu espaço nas ilustrações. Da mesma forma, nas ilustrações de brinquedos, couberam, predominantemente, aos meninos, brincadeiras agitadas e brinquedos ativos e, às meninas, reservaram-se brincadeiras mais calmas. Na categoria aparência notou-se que tanto meninos quanto meninas mostram-se com roupas e adereços semelhantes aos usados em nosso dia a-dia. E por fim, nas ações foram exibidos meninos audaciosos, travessos, atrevidos, enquanto às meninas cabiam tarefas manuais e tranquilas. Apesar de algumas mudanças, muitas representações tradicionais dos gêneros masculinos e femininos se mantêm, a despeito das lutas sociais empreendidas pelos movimentos feministas e de um controle maior por órgãos governamentais, sobre tais aspectos. Os livros analisados, em sua maioria, dão maior visibilidade ao gênero masculino, tanto nos textos quanto nas ilustrações, contribuindo de certa forma para reforçar as desigualdades de gênero. |
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Pires, Suyan Maria FerreiraSilveira, Rosa Maria Hessel2023-03-23T03:24:21Z2002http://hdl.handle.net/10183/256246000351234A presente dissertação trata das representações de gênero em ilustrações de livros didáticos de Língua Portuguesa de 4. série do Ensino Fundamental, pertencentes ao início dos anos 80 e ao final dos anos 90 e início de 2000, ou seja, distanciados em quase vinte anos. Seu objetivo foi investigar as formas de representação de homem e mulher em tais ilustrações, focalizando atribuições de características, traços e ações a um e a outra. Como base teórica para tal análise utilizaram-se autores do campo dos Estudos Culturais e dos Estudos sobre Gênero. As análises estão fundamentadas, basicamente, em obras de Judith Butler, Stuart Hall, Guacira Lopes Louro, Monserrat Moreno, Antônio Pierucci, Joan Scott e Tomaz Tadeu da Silva. Foram escolhidos, para análise, 17 livros, sendo nove da década de 80 e os outros oito, do final da década de 90 e início de 2000. Foram analisadas ao total 229 ilustrações, considerando-se tanto as ilustrações textuais - motivadas pelas temáticas dos textos - quanto as ilustrações deslocadas, aqui consideradas aquelas que adornavam a página, relacionavam-se a outras seções que não o texto ou completavam sua diagramação. As análises efetuadas, apresentadas sob os subtítulos profissões, esportes, brinquedos, aparência e ações, permitiram observar continuidades e descontinuidades nos livros das duas épocas. Observou-se, assim, no subtítulo profissões, que os manuais didáticos reforçam a divisão de profissões em masculinas e femininas. Na seção sobre esportes, percebe-se que, embora o masculino ainda seja o gênero dominante das personagens focalizadas, o feminino já vem aumentando seu espaço nas ilustrações. Da mesma forma, nas ilustrações de brinquedos, couberam, predominantemente, aos meninos, brincadeiras agitadas e brinquedos ativos e, às meninas, reservaram-se brincadeiras mais calmas. Na categoria aparência notou-se que tanto meninos quanto meninas mostram-se com roupas e adereços semelhantes aos usados em nosso dia a-dia. E por fim, nas ações foram exibidos meninos audaciosos, travessos, atrevidos, enquanto às meninas cabiam tarefas manuais e tranquilas. Apesar de algumas mudanças, muitas representações tradicionais dos gêneros masculinos e femininos se mantêm, a despeito das lutas sociais empreendidas pelos movimentos feministas e de um controle maior por órgãos governamentais, sobre tais aspectos. Os livros analisados, em sua maioria, dão maior visibilidade ao gênero masculino, tanto nos textos quanto nas ilustrações, contribuindo de certa forma para reforçar as desigualdades de gênero.This paper discusses gender representations on illustrations found in Portuguese language 4th grade Elementary school books, from the early 80s. to the late 90s. and early 2000s, that is, spread through almost 20 years. The aim was to investigate the ways women and men were depicted in those illustrations, focusing on characteristics, features and actions attributed to each one. As theoretical support for this analysis, authors from Cultural studies and Gender studies fields have been used. The studies are based, mostly, in papers written by Judith Butler, Stuart Hall, Guacira Lopes Louro, Monserrat Moreno, Antônío Pierucci, Joan Scott e Tomaz Tadeu da Silva. For the analysis, 17 books were chosen. being 9 from the 80s and the remaining 8 from the end of the 90s. and the beginning of the 2000s. In the end, 229 illustrations were analysed - both the textual illustrations (motivated by the subject of the text) and the illustrations "out of place", considered here as the ones related to sections of the book other than the text or which played a solely decorative role. The analysis made, presented under the subtitles ,professions, sports, toys, appearance and actions, allowed a look at continuity and discontinuity in the books from the two decades. Thus, it has been observed, under the professions subtitles, that the manuals reinforced the division in male and female professions. In the section about sports, it is possible to notice that, although the male is still the dominant gender of the focused characters, the female is gradually gaining more room in the illustrations. In the same way, in toys illustrations, the more active games were played, predominantly, by boys, whereas the calm activities were reserved to the girls. In the category appearance, both boys and girls were dressed and adorned in a similar way to ours in our everyday life. And, finally, in actions, boys were depicted as audacious, bold and stubborn, whilst girls played calm roles. Despite some changes, many traditional male/female gender representations remain, even with all the social battles held by feminist movements and with a tighter control of the governmental organizations over these issues. Most of the analyzed books focus more on the male gender, both in texts and pictures, contributing, in a way, to the gender inequalities.application/pdfporMulherRepresentaçãoAnálise do discursoIlustraçãoEnsino fundamentalLivro didáticoEstudos culturaisGêneroCultural studiesRepresentationlllustrationGendeRepresentações de gênero em ilustrações de livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000351234.pdf.txt000351234.pdf.txtExtracted Texttext/plain223625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256246/2/000351234.pdf.txt48260acea81a91e297b67de20f1c6b4aMD52ORIGINAL000351234.pdfTexto completoapplication/pdf14927701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256246/1/000351234.pdfa0f0aae115680d960cdd5cbdd4eaf6cbMD5110183/2562462023-04-21 03:23:08.948207oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-21T06:23:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A presente dissertação trata das representações de gênero em ilustrações de livros didáticos de Língua Portuguesa de 4. série do Ensino Fundamental, pertencentes ao início dos anos 80 e ao final dos anos 90 e início de 2000, ou seja, distanciados em quase vinte anos. Seu objetivo foi investigar as formas de representação de homem e mulher em tais ilustrações, focalizando atribuições de características, traços e ações a um e a outra. Como base teórica para tal análise utilizaram-se autores do campo dos Estudos Culturais e dos Estudos sobre Gênero. As análises estão fundamentadas, basicamente, em obras de Judith Butler, Stuart Hall, Guacira Lopes Louro, Monserrat Moreno, Antônio Pierucci, Joan Scott e Tomaz Tadeu da Silva. Foram escolhidos, para análise, 17 livros, sendo nove da década de 80 e os outros oito, do final da década de 90 e início de 2000. Foram analisadas ao total 229 ilustrações, considerando-se tanto as ilustrações textuais - motivadas pelas temáticas dos textos - quanto as ilustrações deslocadas, aqui consideradas aquelas que adornavam a página, relacionavam-se a outras seções que não o texto ou completavam sua diagramação. As análises efetuadas, apresentadas sob os subtítulos profissões, esportes, brinquedos, aparência e ações, permitiram observar continuidades e descontinuidades nos livros das duas épocas. Observou-se, assim, no subtítulo profissões, que os manuais didáticos reforçam a divisão de profissões em masculinas e femininas. Na seção sobre esportes, percebe-se que, embora o masculino ainda seja o gênero dominante das personagens focalizadas, o feminino já vem aumentando seu espaço nas ilustrações. Da mesma forma, nas ilustrações de brinquedos, couberam, predominantemente, aos meninos, brincadeiras agitadas e brinquedos ativos e, às meninas, reservaram-se brincadeiras mais calmas. Na categoria aparência notou-se que tanto meninos quanto meninas mostram-se com roupas e adereços semelhantes aos usados em nosso dia a-dia. E por fim, nas ações foram exibidos meninos audaciosos, travessos, atrevidos, enquanto às meninas cabiam tarefas manuais e tranquilas. Apesar de algumas mudanças, muitas representações tradicionais dos gêneros masculinos e femininos se mantêm, a despeito das lutas sociais empreendidas pelos movimentos feministas e de um controle maior por órgãos governamentais, sobre tais aspectos. Os livros analisados, em sua maioria, dão maior visibilidade ao gênero masculino, tanto nos textos quanto nas ilustrações, contribuindo de certa forma para reforçar as desigualdades de gênero. |
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