Introdução às expressões algébricas na escola básica : variáveis & células de planilhas eletrônicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoletti, Anderson de Abreu
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107253
Resumo: Esta dissertação apresenta o planejamento, a execução e a análise de uma sequência didática que visa introduzir as expressões algébricas aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes participantes são de uma escola municipal de Porto Alegre. O trabalho desenvolvido foi realizado durante as aulas regulares de matemática, a partir do final de setembro até o início de dezembro de 2013. A metodologia de pesquisa utilizada foi o Estudo de Caso e o referencial teórico é baseado, principalmente, no conceito de pensamento algébrico, desenvolvido por Fiorentini, Miorim e Miguel, concepções de variáveis, apresentado por Usiskin, a teoria dos Registros de Representação Semiótica, desenvolvida por Duval, e a Resolução de Problemas, fundamentada em Polya e também no trabalho de Allevato e Onuchic. Durante o desenvolvimento das atividades planejadas, os estudantes passaram a utilizar variáveis a partir da generalização de determinadas situações numéricas e, posteriormente, as variáveis passaram a ser associadas às células de planilhas eletrônicas. Ao final do trabalho desenvolvido, concluímos que a sequência didática cumpre com os objetivos propostos. Em especial, as atividades oportunizaram aos estudantes o trabalho com as expressões algébricas de forma natural e o desenvolvimento de diversas características necessárias ao pensamento algébrico. Além disso, ao trabalharem com a programação de planilhas eletrônicas, os alunos percebem o quanto o conhecimento da linguagem matemática é importante nos dias atuais.
id URGS_6c2667362dc18efc267657248882767a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107253
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bortoletti, Anderson de AbreuSant'Ana, Alvino Alves2014-11-21T02:15:18Z2014http://hdl.handle.net/10183/107253000945624Esta dissertação apresenta o planejamento, a execução e a análise de uma sequência didática que visa introduzir as expressões algébricas aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes participantes são de uma escola municipal de Porto Alegre. O trabalho desenvolvido foi realizado durante as aulas regulares de matemática, a partir do final de setembro até o início de dezembro de 2013. A metodologia de pesquisa utilizada foi o Estudo de Caso e o referencial teórico é baseado, principalmente, no conceito de pensamento algébrico, desenvolvido por Fiorentini, Miorim e Miguel, concepções de variáveis, apresentado por Usiskin, a teoria dos Registros de Representação Semiótica, desenvolvida por Duval, e a Resolução de Problemas, fundamentada em Polya e também no trabalho de Allevato e Onuchic. Durante o desenvolvimento das atividades planejadas, os estudantes passaram a utilizar variáveis a partir da generalização de determinadas situações numéricas e, posteriormente, as variáveis passaram a ser associadas às células de planilhas eletrônicas. Ao final do trabalho desenvolvido, concluímos que a sequência didática cumpre com os objetivos propostos. Em especial, as atividades oportunizaram aos estudantes o trabalho com as expressões algébricas de forma natural e o desenvolvimento de diversas características necessárias ao pensamento algébrico. Além disso, ao trabalharem com a programação de planilhas eletrônicas, os alunos percebem o quanto o conhecimento da linguagem matemática é importante nos dias atuais.This dissertation presents the planning, implementation and analysis of a didactic sequence, in order to introduce the algebraic expressions to 7th graders of elementary school. The participants are students of a public school in Porto Alegre. The work was conducted during regular math classes, from late September to early December 2013. The research methodology used was the Case Study and the theoretical framework is mainly based on the concept of algebraic thinking developed by Fiorentini, Miorim and Miguel; conceptions of variables presented by Usiskin; Representation Theory of Semiotics Records, developed by Duval; and Troubleshooting, based on Polya and also in the work of Allevato and Onuchic. During the development of the planned activities, the students started to use variables from the generalization of certain numerical situations and, subsequently, the variables were associated to a cell spreadsheet. At the end of the work, we conclude that the instructional sequence meets the proposed objectives. In particular, the activities were able to give these students the chance to work with algebraic expressions in a natural way and the development of several characteristics, which are necessary to algebraic thinking. Additionally, when working with programming spreadsheets, the students realize how much knowledge of mathematical language is important today.application/pdfporExpressoes algebricasEnsino fundamentalResolução de problemasMathematicsAlgebraElementary educationProblem solvingVariablesSpreadsheetsIntrodução às expressões algébricas na escola básica : variáveis & células de planilhas eletrônicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945624.pdf000945624.pdfTexto completoapplication/pdf6822907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107253/1/000945624.pdf721ed8e868ced98731aa0a22e20adad1MD51TEXT000945624.pdf.txt000945624.pdf.txtExtracted Texttext/plain194786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107253/2/000945624.pdf.txt9fa0ceadc0da63fc62fad16595c430c9MD52THUMBNAIL000945624.pdf.jpg000945624.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107253/3/000945624.pdf.jpg99124b3f6b68081821493cce2e743117MD5310183/1072532018-10-22 08:07:07.1oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:07:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Introdução às expressões algébricas na escola básica : variáveis & células de planilhas eletrônicas
title Introdução às expressões algébricas na escola básica : variáveis & células de planilhas eletrônicas
spellingShingle Introdução às expressões algébricas na escola básica : variáveis & células de planilhas eletrônicas
Bortoletti, Anderson de Abreu
Expressoes algebricas
Ensino fundamental
Resolução de problemas
Mathematics
Algebra
Elementary education
Problem solving
Variables
Spreadsheets
title_short Introdução às expressões algébricas na escola básica : variáveis & células de planilhas eletrônicas
title_full Introdução às expressões algébricas na escola básica : variáveis & células de planilhas eletrônicas
title_fullStr Introdução às expressões algébricas na escola básica : variáveis & células de planilhas eletrônicas
title_full_unstemmed Introdução às expressões algébricas na escola básica : variáveis & células de planilhas eletrônicas
title_sort Introdução às expressões algébricas na escola básica : variáveis & células de planilhas eletrônicas
author Bortoletti, Anderson de Abreu
author_facet Bortoletti, Anderson de Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoletti, Anderson de Abreu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
contributor_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Expressoes algebricas
Ensino fundamental
Resolução de problemas
topic Expressoes algebricas
Ensino fundamental
Resolução de problemas
Mathematics
Algebra
Elementary education
Problem solving
Variables
Spreadsheets
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics
Algebra
Elementary education
Problem solving
Variables
Spreadsheets
description Esta dissertação apresenta o planejamento, a execução e a análise de uma sequência didática que visa introduzir as expressões algébricas aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes participantes são de uma escola municipal de Porto Alegre. O trabalho desenvolvido foi realizado durante as aulas regulares de matemática, a partir do final de setembro até o início de dezembro de 2013. A metodologia de pesquisa utilizada foi o Estudo de Caso e o referencial teórico é baseado, principalmente, no conceito de pensamento algébrico, desenvolvido por Fiorentini, Miorim e Miguel, concepções de variáveis, apresentado por Usiskin, a teoria dos Registros de Representação Semiótica, desenvolvida por Duval, e a Resolução de Problemas, fundamentada em Polya e também no trabalho de Allevato e Onuchic. Durante o desenvolvimento das atividades planejadas, os estudantes passaram a utilizar variáveis a partir da generalização de determinadas situações numéricas e, posteriormente, as variáveis passaram a ser associadas às células de planilhas eletrônicas. Ao final do trabalho desenvolvido, concluímos que a sequência didática cumpre com os objetivos propostos. Em especial, as atividades oportunizaram aos estudantes o trabalho com as expressões algébricas de forma natural e o desenvolvimento de diversas características necessárias ao pensamento algébrico. Além disso, ao trabalharem com a programação de planilhas eletrônicas, os alunos percebem o quanto o conhecimento da linguagem matemática é importante nos dias atuais.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-21T02:15:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107253
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000945624
url http://hdl.handle.net/10183/107253
identifier_str_mv 000945624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107253/1/000945624.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107253/2/000945624.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107253/3/000945624.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 721ed8e868ced98731aa0a22e20adad1
9fa0ceadc0da63fc62fad16595c430c9
99124b3f6b68081821493cce2e743117
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736902960644096