A Aula de geografia nas séries finais do ensino fundamental : estudo de caso em escolas municipais em São Luís (MA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Gissele da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56283
Resumo: Reflexões sobre a aula de Geografia. Considerando que as situações diárias tendem a ter certa naturalidade, o que impede uma reflexão, um (re) pensar da ação, almejase refletir a aula de Geografia nas séries finais do ensino fundamental. Assim, busca-se conhecer como e o que é ensinado em Geografia nas séries finais do ensino fundamental; identificar quais são os pressupostos em que o licenciado em Geografia se fundamenta para trabalhar a Geografia Escolar e demonstrar os desafios e dificuldades enfrentados pelos professores de Geografia (licenciados em Geografia), no exercício de sua profissão. A reflexão está embasada no trabalho de quatro professores de duas escolas municipais de São Luís – MA. Através de uma análise qualitativa, em que os dados foram recolhidos por intermédio de observação e entrevista, apresentam-se os resultados encontrados, considerando-se os objetivos e os referenciais teóricos da pesquisa. Espera-se que a realidade apresentada possa levar os leitores a refletirem a respeito da situação do ensino da Geografia, como disciplina escolar no ensino fundamental e, a partir dessa análise, os envolvidos direta ou indiretamente procurem assumir posturas e desenvolver ações que levem à mudança da situação presente, pois isso não é responsabilidade deste ou daquele professor ou escola, mas da sociedade em geral. Acredita-se que o problema se amenizará, à medida que se busque um desenvolvimento profissional do professor: preparação específica para sua formação, baseada em discussões de uma prática voltada para a superação de desafios e dificuldades encontrados no exercício da profissão.
id URGS_6eb94638e10eca635062d8ff6dbd7da3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56283
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Ana Gissele da SilvaKaercher, Nestor André2012-10-10T01:36:25Z2011http://hdl.handle.net/10183/56283000860543Reflexões sobre a aula de Geografia. Considerando que as situações diárias tendem a ter certa naturalidade, o que impede uma reflexão, um (re) pensar da ação, almejase refletir a aula de Geografia nas séries finais do ensino fundamental. Assim, busca-se conhecer como e o que é ensinado em Geografia nas séries finais do ensino fundamental; identificar quais são os pressupostos em que o licenciado em Geografia se fundamenta para trabalhar a Geografia Escolar e demonstrar os desafios e dificuldades enfrentados pelos professores de Geografia (licenciados em Geografia), no exercício de sua profissão. A reflexão está embasada no trabalho de quatro professores de duas escolas municipais de São Luís – MA. Através de uma análise qualitativa, em que os dados foram recolhidos por intermédio de observação e entrevista, apresentam-se os resultados encontrados, considerando-se os objetivos e os referenciais teóricos da pesquisa. Espera-se que a realidade apresentada possa levar os leitores a refletirem a respeito da situação do ensino da Geografia, como disciplina escolar no ensino fundamental e, a partir dessa análise, os envolvidos direta ou indiretamente procurem assumir posturas e desenvolver ações que levem à mudança da situação presente, pois isso não é responsabilidade deste ou daquele professor ou escola, mas da sociedade em geral. Acredita-se que o problema se amenizará, à medida que se busque um desenvolvimento profissional do professor: preparação específica para sua formação, baseada em discussões de uma prática voltada para a superação de desafios e dificuldades encontrados no exercício da profissão.Reflexiones sobre la clase de geografía. Mientras que las situaciones cotidianas tienden a tener una cierta naturalidad, lo que impide la reflexión, la (re) pensar en la acción, tiene como objetivo reflexionar la lección de Geografía en las calificaciones finales de la escuela primaria. Quiere saber cómo y qué se enseña en Geografía en la calificación final de la escuela primaria, la identificación de cuáles son los supuestos en que se basa el titular en la Escuela de Geografía Geografía de trabajar y demostrar a los retos y dificultades que enfrentan los profesores de geografía (Geografía superior) en el ejercicio de su profesión. La reflexión se basa en el trabajo de cuatro profesores de dos escuelas públicas de São Luís - MA. A través de un análisis cualitativo, en el que los datos fueron recogidos a través de la observación y la entrevista, se presentan los resultados, teniendo en cuenta los objetivos y la investigación teórica. Se espera que la realidad presentada puede llevar a los lectores a reflexionar sobre la situación de la enseñanza de la geografía como una materia en la escuela primaria y, de este análisis, aquellos que participan directa o indirectamente, tratan de tomar posiciones y el desarrollo de intervenciones para el cambio la situación actual, ya que esto no es responsabilidad de tal o cual maestro o la escuela, sino la sociedad en general. Se cree que el problema será fácil, ya que búsqueda de un desarrollo profesional de los docentes, la preparación específica para su formación, sobre la base de las discusiones con una práctica centrada en la superación de los retos y las dificultades encontradas en la profesión.application/pdfporEnsino de geografiaDesenvolvimento profissionalPrática docenteSão Luis (MA)Educación geografíaDesarrollo profesionalEnseñanza de la geografíaLa práctica docenteA Aula de geografia nas séries finais do ensino fundamental : estudo de caso em escolas municipais em São Luís (MA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000860543.pdf000860543.pdfTexto completoapplication/pdf884455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56283/1/000860543.pdfd6d41413b1ff4a3f910ded714273387aMD51TEXT000860543.pdf.txt000860543.pdf.txtExtracted Texttext/plain258259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56283/2/000860543.pdf.txt88f0403101e5aba60d5dc4fe61aa54a1MD52THUMBNAIL000860543.pdf.jpg000860543.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56283/3/000860543.pdf.jpg829819d071c4552b70cf5d20ce6f89afMD5310183/562832018-10-05 08:55:42.099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56283Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:55:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Aula de geografia nas séries finais do ensino fundamental : estudo de caso em escolas municipais em São Luís (MA)
title A Aula de geografia nas séries finais do ensino fundamental : estudo de caso em escolas municipais em São Luís (MA)
spellingShingle A Aula de geografia nas séries finais do ensino fundamental : estudo de caso em escolas municipais em São Luís (MA)
Santos, Ana Gissele da Silva
Ensino de geografia
Desenvolvimento profissional
Prática docente
São Luis (MA)
Educación geografía
Desarrollo profesional
Enseñanza de la geografía
La práctica docente
title_short A Aula de geografia nas séries finais do ensino fundamental : estudo de caso em escolas municipais em São Luís (MA)
title_full A Aula de geografia nas séries finais do ensino fundamental : estudo de caso em escolas municipais em São Luís (MA)
title_fullStr A Aula de geografia nas séries finais do ensino fundamental : estudo de caso em escolas municipais em São Luís (MA)
title_full_unstemmed A Aula de geografia nas séries finais do ensino fundamental : estudo de caso em escolas municipais em São Luís (MA)
title_sort A Aula de geografia nas séries finais do ensino fundamental : estudo de caso em escolas municipais em São Luís (MA)
author Santos, Ana Gissele da Silva
author_facet Santos, Ana Gissele da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Gissele da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Nestor André
contributor_str_mv Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Desenvolvimento profissional
Prática docente
São Luis (MA)
topic Ensino de geografia
Desenvolvimento profissional
Prática docente
São Luis (MA)
Educación geografía
Desarrollo profesional
Enseñanza de la geografía
La práctica docente
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación geografía
Desarrollo profesional
Enseñanza de la geografía
La práctica docente
description Reflexões sobre a aula de Geografia. Considerando que as situações diárias tendem a ter certa naturalidade, o que impede uma reflexão, um (re) pensar da ação, almejase refletir a aula de Geografia nas séries finais do ensino fundamental. Assim, busca-se conhecer como e o que é ensinado em Geografia nas séries finais do ensino fundamental; identificar quais são os pressupostos em que o licenciado em Geografia se fundamenta para trabalhar a Geografia Escolar e demonstrar os desafios e dificuldades enfrentados pelos professores de Geografia (licenciados em Geografia), no exercício de sua profissão. A reflexão está embasada no trabalho de quatro professores de duas escolas municipais de São Luís – MA. Através de uma análise qualitativa, em que os dados foram recolhidos por intermédio de observação e entrevista, apresentam-se os resultados encontrados, considerando-se os objetivos e os referenciais teóricos da pesquisa. Espera-se que a realidade apresentada possa levar os leitores a refletirem a respeito da situação do ensino da Geografia, como disciplina escolar no ensino fundamental e, a partir dessa análise, os envolvidos direta ou indiretamente procurem assumir posturas e desenvolver ações que levem à mudança da situação presente, pois isso não é responsabilidade deste ou daquele professor ou escola, mas da sociedade em geral. Acredita-se que o problema se amenizará, à medida que se busque um desenvolvimento profissional do professor: preparação específica para sua formação, baseada em discussões de uma prática voltada para a superação de desafios e dificuldades encontrados no exercício da profissão.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-10T01:36:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000860543
url http://hdl.handle.net/10183/56283
identifier_str_mv 000860543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56283/1/000860543.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56283/2/000860543.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56283/3/000860543.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d6d41413b1ff4a3f910ded714273387a
88f0403101e5aba60d5dc4fe61aa54a1
829819d071c4552b70cf5d20ce6f89af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309022010638336