O ensino de história e a lei 10.639/2003: uma experiência de ensino de mitologia iorubá na educação de jovens e adultos na modalidade educação cidadã no município de Canoas/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254898 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma proposta pedagógica de aula de história na área da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), influenciada pelas teorias decolonial e multiculturalista, sobre mitologia africana, para os discentes de uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental (8° e 9° ano), possibilidade amparada legalmente pela Lei 10.639/03. Como materiais pedagógicos foram utilizadas duas animações: Orun Aiyê e Oxalá e a criação do mundo, ambas relatando a criação do mundo e do homem na perspectiva dos povos ioruba Inicialmente as atividades foram idealizadas para aulas presenciais, porém, com a pandemia da Covid-19 no início de 2020, a suspensão das aulas e seu retorno em modalidade de ensino a distancia, obrigou a uma mudança na metodologia, sendo adequada para essa realidade. O trabalho a principio seria finalizado com a elaboração de uma animação, usando o celular, onde os alunos recriariam narrativas mitológicas a sua escolha, gravariam um podcast ou apresentariam uma gravura com a mesma proposta, sendo essa uma forma dos discentes se apropriarem do conteúdo. Contudo, devido a situações singulares, explicitadas no trabalho, o envolvimento dos alunos na execução das atividades propostas deu se de maneira diferente da planejada. No decorrer do texto, é retomada a trajetória de lutas do movimento negro até a Lei 10.639/03, bem como reflexões sobre as correntes teóricas que inspiram e conceitos que fundamentam esse trabalho: teoria decolonial, multiculturalismo, afroteofobia, racismo estrutural. Questões relacionadas a identidade dos povos ioruba pós diáspora, bem como fundamentos filosóficos religiosos dessas etnias, também são abordadas no trabalho. |
id |
URGS_6f93f3d27ff45c3090bac0c362f7b036 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254898 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Silva, Rafael José Silva daMacedo, José Rivair2023-02-18T03:28:41Z2022http://hdl.handle.net/10183/254898001162670O presente trabalho apresenta uma proposta pedagógica de aula de história na área da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), influenciada pelas teorias decolonial e multiculturalista, sobre mitologia africana, para os discentes de uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental (8° e 9° ano), possibilidade amparada legalmente pela Lei 10.639/03. Como materiais pedagógicos foram utilizadas duas animações: Orun Aiyê e Oxalá e a criação do mundo, ambas relatando a criação do mundo e do homem na perspectiva dos povos ioruba Inicialmente as atividades foram idealizadas para aulas presenciais, porém, com a pandemia da Covid-19 no início de 2020, a suspensão das aulas e seu retorno em modalidade de ensino a distancia, obrigou a uma mudança na metodologia, sendo adequada para essa realidade. O trabalho a principio seria finalizado com a elaboração de uma animação, usando o celular, onde os alunos recriariam narrativas mitológicas a sua escolha, gravariam um podcast ou apresentariam uma gravura com a mesma proposta, sendo essa uma forma dos discentes se apropriarem do conteúdo. Contudo, devido a situações singulares, explicitadas no trabalho, o envolvimento dos alunos na execução das atividades propostas deu se de maneira diferente da planejada. No decorrer do texto, é retomada a trajetória de lutas do movimento negro até a Lei 10.639/03, bem como reflexões sobre as correntes teóricas que inspiram e conceitos que fundamentam esse trabalho: teoria decolonial, multiculturalismo, afroteofobia, racismo estrutural. Questões relacionadas a identidade dos povos ioruba pós diáspora, bem como fundamentos filosóficos religiosos dessas etnias, também são abordadas no trabalho.This paper presents a pedagogical framework for a History lesson on Education for Ethnic Racial Relations (ERER), influenced by decolonial and multiculturalism theories on African mythology aimed at students in a Basic Adult Education class ( 8th/9th grades), under 10639/03 section of the Brazilian Federal Education Guidelines Act (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB). Two animated movies were used as pedagogical source: Orun Aiyê and Oxalá e a criação do mundo. Both telling the creation of the world and humankind through the perspective of Ioruba people. These activities were, initially, planned for in-person lessons, however, as the COVID-19 pandemic early in 2020 led to the suspension and later to virtual lesson, the adjustment in the methodology in order to adapt it to virtual education was necessary. The final stage of the lesson plan would, originally, ask the students to make an animated movie using their cell phones, record a podcast or draw/paint a picture, in which they would recreate the mythological narrative of their choice, using this as a way for the students to claim the subject. However, due to singular situations, explicated on the paper, the engagement of the students in the execution of the proposed activities occurred in a different way from the plan. Throughout the text, the history of battles of the Black Activism up to the enactment of 10639 law is brought back, as well as reflections on the theoretical approaches which inspired this article and concepts used as base to it: decolonial and multiculturalist theories, African theology phobia and structural racism. Issues related to the post-diaspora identity of Yoruba people, along with their religious and philosophical fundamentals, are also analyzed.application/pdfporLei 10.639/2003Relações étnicas e raciaisIorubá (Povo africano)Mitologia africanaMulticulturalismoEnsino de históriaCanoas (RS)History teachingERER10639 actYoruba mithologyO ensino de história e a lei 10.639/2003: uma experiência de ensino de mitologia iorubá na educação de jovens e adultos na modalidade educação cidadã no município de Canoas/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162670.pdf.txt001162670.pdf.txtExtracted Texttext/plain249362http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254898/2/001162670.pdf.txt04cb86ec25f9b9ed8919b68874f8a4bfMD52ORIGINAL001162670.pdfTexto completoapplication/pdf1038821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254898/1/001162670.pdfe22490ca3b6682416ef363be6614748eMD5110183/2548982023-03-18 03:32:29.649925oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254898Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-18T06:32:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de história e a lei 10.639/2003: uma experiência de ensino de mitologia iorubá na educação de jovens e adultos na modalidade educação cidadã no município de Canoas/RS |
title |
O ensino de história e a lei 10.639/2003: uma experiência de ensino de mitologia iorubá na educação de jovens e adultos na modalidade educação cidadã no município de Canoas/RS |
spellingShingle |
O ensino de história e a lei 10.639/2003: uma experiência de ensino de mitologia iorubá na educação de jovens e adultos na modalidade educação cidadã no município de Canoas/RS Silva, Rafael José Silva da Lei 10.639/2003 Relações étnicas e raciais Iorubá (Povo africano) Mitologia africana Multiculturalismo Ensino de história Canoas (RS) History teaching ERER 10639 act Yoruba mithology |
title_short |
O ensino de história e a lei 10.639/2003: uma experiência de ensino de mitologia iorubá na educação de jovens e adultos na modalidade educação cidadã no município de Canoas/RS |
title_full |
O ensino de história e a lei 10.639/2003: uma experiência de ensino de mitologia iorubá na educação de jovens e adultos na modalidade educação cidadã no município de Canoas/RS |
title_fullStr |
O ensino de história e a lei 10.639/2003: uma experiência de ensino de mitologia iorubá na educação de jovens e adultos na modalidade educação cidadã no município de Canoas/RS |
title_full_unstemmed |
O ensino de história e a lei 10.639/2003: uma experiência de ensino de mitologia iorubá na educação de jovens e adultos na modalidade educação cidadã no município de Canoas/RS |
title_sort |
O ensino de história e a lei 10.639/2003: uma experiência de ensino de mitologia iorubá na educação de jovens e adultos na modalidade educação cidadã no município de Canoas/RS |
author |
Silva, Rafael José Silva da |
author_facet |
Silva, Rafael José Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rafael José Silva da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Macedo, José Rivair |
contributor_str_mv |
Macedo, José Rivair |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lei 10.639/2003 Relações étnicas e raciais Iorubá (Povo africano) Mitologia africana Multiculturalismo Ensino de história Canoas (RS) |
topic |
Lei 10.639/2003 Relações étnicas e raciais Iorubá (Povo africano) Mitologia africana Multiculturalismo Ensino de história Canoas (RS) History teaching ERER 10639 act Yoruba mithology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History teaching ERER 10639 act Yoruba mithology |
description |
O presente trabalho apresenta uma proposta pedagógica de aula de história na área da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), influenciada pelas teorias decolonial e multiculturalista, sobre mitologia africana, para os discentes de uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental (8° e 9° ano), possibilidade amparada legalmente pela Lei 10.639/03. Como materiais pedagógicos foram utilizadas duas animações: Orun Aiyê e Oxalá e a criação do mundo, ambas relatando a criação do mundo e do homem na perspectiva dos povos ioruba Inicialmente as atividades foram idealizadas para aulas presenciais, porém, com a pandemia da Covid-19 no início de 2020, a suspensão das aulas e seu retorno em modalidade de ensino a distancia, obrigou a uma mudança na metodologia, sendo adequada para essa realidade. O trabalho a principio seria finalizado com a elaboração de uma animação, usando o celular, onde os alunos recriariam narrativas mitológicas a sua escolha, gravariam um podcast ou apresentariam uma gravura com a mesma proposta, sendo essa uma forma dos discentes se apropriarem do conteúdo. Contudo, devido a situações singulares, explicitadas no trabalho, o envolvimento dos alunos na execução das atividades propostas deu se de maneira diferente da planejada. No decorrer do texto, é retomada a trajetória de lutas do movimento negro até a Lei 10.639/03, bem como reflexões sobre as correntes teóricas que inspiram e conceitos que fundamentam esse trabalho: teoria decolonial, multiculturalismo, afroteofobia, racismo estrutural. Questões relacionadas a identidade dos povos ioruba pós diáspora, bem como fundamentos filosóficos religiosos dessas etnias, também são abordadas no trabalho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-18T03:28:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254898 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162670 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254898 |
identifier_str_mv |
001162670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254898/2/001162670.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254898/1/001162670.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04cb86ec25f9b9ed8919b68874f8a4bf e22490ca3b6682416ef363be6614748e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085609368190976 |