Metodologias ativas no ensino médio : um olhar dos docentes das ciências da natureza no município de Iguatu, Ceará
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214521 |
Resumo: | A educação básica é uma fase importante na preparação do educando para a interação com o mundo que o cerca, afirma-se que o ensino de Ciências nessa fase deve oportunizar momentos em que seja possível aos educandos construir conhecimentos por meio da reflexão e análise dos conteúdos científicos. Desse modo, o conhecimento não é propriedade do professor, mas deve ser compartilhado com a classe de forma interativa e dialógica, pois na sala de aula tanto o professor quanto os educandos são investigadores críticos. Vale ressaltar que numa visão crítica os conhecimentos acontecem diferentemente e a aprendizagem dos conteúdos de Ciências não se dá passivamente. Pensando nessas novas formas de ensinar e aprender, o objetivo deste estudo foi analisar a utilização das metodologias ativas no ensino médio em escolas estaduais do município de Iguatu/CE, sob a ótica do professor da área das Ciências da natureza na perspectiva da aprendizagem significativa. Com natureza descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa, o estudo foi realizado em 06 escolas estaduais de ensino médio, com 18 professores que atuam na área, através de entrevistas semiestruturadas, mediante 04 perguntas abertas norteadoras. O material coletado foi organizado e transcrito no programa Libre Office Writer, versão 5.4. e para apoiar a análise e interpretação das informações provenientes das entrevistas, foi utilizado o software IRAMUTEQ, versão 0.7 alfa 2, por meio das técnicas de Análise de Similitude (AS) e Nuvem de Palavras (NP). Evidenciou-se que os professores reconhecem o potencial significado das metodologias ativas, utilizando-as em alguns momentos nas suas práticas, como a sala invertida, o debate e seminários; porém, alguns permanecem com aulas tradicionais, sem fazer uso delas. A falta de formação continuada, a ausência de recursos tecnológicos na escola, a falta de vivência com o método ativo no ensino fundamental e a timidez dos alunos foram dificuldades apontadas pelos professores desse estudo. Conclui-se que planejamento e uma maior participação dos pais na escola contribuiria em uma aplicabilidade mais eficaz do método ativo, proporcionando um desenvolvimento integral do aluno. |
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Sousa, Diana Clementino de OliveiraTauceda, Karen Cavalcanti2020-10-28T04:09:04Z2020http://hdl.handle.net/10183/214521001118935A educação básica é uma fase importante na preparação do educando para a interação com o mundo que o cerca, afirma-se que o ensino de Ciências nessa fase deve oportunizar momentos em que seja possível aos educandos construir conhecimentos por meio da reflexão e análise dos conteúdos científicos. Desse modo, o conhecimento não é propriedade do professor, mas deve ser compartilhado com a classe de forma interativa e dialógica, pois na sala de aula tanto o professor quanto os educandos são investigadores críticos. Vale ressaltar que numa visão crítica os conhecimentos acontecem diferentemente e a aprendizagem dos conteúdos de Ciências não se dá passivamente. Pensando nessas novas formas de ensinar e aprender, o objetivo deste estudo foi analisar a utilização das metodologias ativas no ensino médio em escolas estaduais do município de Iguatu/CE, sob a ótica do professor da área das Ciências da natureza na perspectiva da aprendizagem significativa. Com natureza descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa, o estudo foi realizado em 06 escolas estaduais de ensino médio, com 18 professores que atuam na área, através de entrevistas semiestruturadas, mediante 04 perguntas abertas norteadoras. O material coletado foi organizado e transcrito no programa Libre Office Writer, versão 5.4. e para apoiar a análise e interpretação das informações provenientes das entrevistas, foi utilizado o software IRAMUTEQ, versão 0.7 alfa 2, por meio das técnicas de Análise de Similitude (AS) e Nuvem de Palavras (NP). Evidenciou-se que os professores reconhecem o potencial significado das metodologias ativas, utilizando-as em alguns momentos nas suas práticas, como a sala invertida, o debate e seminários; porém, alguns permanecem com aulas tradicionais, sem fazer uso delas. A falta de formação continuada, a ausência de recursos tecnológicos na escola, a falta de vivência com o método ativo no ensino fundamental e a timidez dos alunos foram dificuldades apontadas pelos professores desse estudo. Conclui-se que planejamento e uma maior participação dos pais na escola contribuiria em uma aplicabilidade mais eficaz do método ativo, proporcionando um desenvolvimento integral do aluno.Basic education is an important phase in preparing students for interaction with the world around them, it is stated that science education in this phase should provide opportunities for students to build knowledge through reflection and content analysis. In this way, knowledge is not the property of the teacher, but must be shared with the class in an interactive and dialogical way, since in the classroom both the teacher and the students are critical researchers. It is worth mentioning that, in a critical view, knowledge happens differently and the learning of Science contents does not happen passively. Thinking about these new ways of teaching and learning, the objective of this study was to analyze the use of active methodologies in high school in state schools in the municipality of Iguatu / CE, from the perspective of the teacher in the area of natural sciences in the perspective of meaningful learning. With a descriptive, exploratory nature and with a qualitative approach, the study was carried out in 06 state high schools, with 18 teachers who work in the area, through semi-structured interviews through 04 guiding open questions. The collected material was organized and transcribed in the Libre Office Writer program, version 5.4. and to support the analysis and interpretation of information from the interviews, the software IRAMUTEQ, version 0.7 alpha 2, was used, using the Similitude Analysis (AS) and Word Cloud (NP) techniques. It became evident that teachers recognize the potential meaning of active methodologies, using them at times in their practices, such as the inverted room, the debate and seminars; however, some remain with traditional classes, without using them. The lack of continuing education, the lack of technological resources at school, the lack of experience with the active method in elementary school and the shyness of students were difficulties pointed out by the teachers in this study. Concludes that planning and greater parental participation in the school would contribute to a more effective applicability of the active method, providing an integral development of the student.application/pdfporEnsino de ciênciasAprendizagem significativaEnsino e aprendizagemActives methodologiesSciences teachingLearningMetodologias ativas no ensino médio : um olhar dos docentes das ciências da natureza no município de Iguatu, Cearáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118935.pdf.txt001118935.pdf.txtExtracted Texttext/plain225997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214521/2/001118935.pdf.txt54201877ed7e5b7cb3abcf5b9eebefbeMD52ORIGINAL001118935.pdfTexto completoapplication/pdf973359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214521/1/001118935.pdfcec4526d8906d6fbcf3ceb710f5568a3MD5110183/2145212021-05-07 04:57:27.903261oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:57:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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