A arquitetura do subterrâneo, quatro estações de Marcello Fragelli
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271491 |
Resumo: | Este trabalho investiga a relação entre arquitetura e infraestruturas, apoiado na análise das estações Liberdade, Vila Mariana, Praça da Árvore e Jabaquara, pertencentes à primeira linha metroviária implantada no Brasil, a Linha 1 – Azul do Metrô de São Paulo, em operação desde 1974. O projeto de arquitetura das estações, conduzido por Marcello Fragelli (1928-2014) a partir de 1967, atuou sobre um programa de infraestrutura inédito no país, no qual defrontou se com a adaptação de uma tipologia submetida a métodos construtivos específicos e definida pela condição subterrânea, o que constituiu uma oportunidade real de enfrentamento das questões localizadas entre os campos da arquitetura e da infraestrutura. A pesquisa observa a trajetória profissional de Marcello Fragelli, explora conceitos de infraestrutura e sua relação com a arquitetura, registra experiências precedentes de implantações metroviárias e esboça a gênese do sistema em São Paulo, antes de proceder a uma análise descritiva das quatro estações. A investigação sustenta que a qualificação e a permanência dessas estações está ligada à sua condição de infraestrutura e à concepção de arquitetura de Marcello Fragelli, que se comprometeu com esta condição, ora submetendo-se, ora tirando partido ou mesmo subvertendo-a. |
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Fontoura, Emiliano Homrich Neves daPeixoto, Marta Silveira2024-02-06T04:30:30Z2023http://hdl.handle.net/10183/271491001195568Este trabalho investiga a relação entre arquitetura e infraestruturas, apoiado na análise das estações Liberdade, Vila Mariana, Praça da Árvore e Jabaquara, pertencentes à primeira linha metroviária implantada no Brasil, a Linha 1 – Azul do Metrô de São Paulo, em operação desde 1974. O projeto de arquitetura das estações, conduzido por Marcello Fragelli (1928-2014) a partir de 1967, atuou sobre um programa de infraestrutura inédito no país, no qual defrontou se com a adaptação de uma tipologia submetida a métodos construtivos específicos e definida pela condição subterrânea, o que constituiu uma oportunidade real de enfrentamento das questões localizadas entre os campos da arquitetura e da infraestrutura. A pesquisa observa a trajetória profissional de Marcello Fragelli, explora conceitos de infraestrutura e sua relação com a arquitetura, registra experiências precedentes de implantações metroviárias e esboça a gênese do sistema em São Paulo, antes de proceder a uma análise descritiva das quatro estações. A investigação sustenta que a qualificação e a permanência dessas estações está ligada à sua condição de infraestrutura e à concepção de arquitetura de Marcello Fragelli, que se comprometeu com esta condição, ora submetendo-se, ora tirando partido ou mesmo subvertendo-a.This work investigates the relationship between architecture and infrastructure, supported by the analysis of the Liberdade, Vila Mariana, Praça da Árvore and Jabaquara stations, belonging to the first metro line implemented in Brazil, Line 1 – Blue of the São Paulo Metro, in operation since 1974. The architectural project of these stations, led by Marcello Fragelli (1928-2014) from 1967 onwards, acted on an unprecedented infrastructure program in the country, faced with the adaptation of a typology subjected to specific construction methods and defined by the underground condition, which constituted a real opportunity to confront issues located between the fields of architecture and infrastructure. The research observes the career trajectory of Marcello Fragelli, explores infrastructure concepts and their relationship with architecture, records previous experiences of subway implementations and outlines the genesis of the system in São Paulo, before proceeding to a descriptive analysis of the four stations. The investigation maintains that the qualification and permanence of these stations is linked to their infrastructure condition and the architectural conception of Marcello Fragelli, who committed himself to this condition,sometimessubmitting to it, sometimes taking advantage of it or even subverting it.application/pdfporArquiteturaInfraestruturaTransportesMetrôArchitectureInfrastructureTransportationSubwayA arquitetura do subterrâneo, quatro estações de Marcello Fragelliinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195568.pdf.txt001195568.pdf.txtExtracted Texttext/plain407862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271491/2/001195568.pdf.txt6c59f14f0acabdb3b73b3ef14975cbefMD52ORIGINAL001195568.pdfTexto completoapplication/pdf17748280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271491/1/001195568.pdfef8716982e500cbd5f6ea428463c555eMD5110183/2714912024-02-07 05:59:27.355799oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271491Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-07T07:59:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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