Uma rosa na ciência : uma abordagem interdisciplinar utilizando a obra “O nome da rosa”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Ketlyn Correia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203907
Resumo: Falar sobre interdisciplinaridade nunca é algo fácil, isto porque existem muitas discussões sobre tal terminologia e também porque existe uma série de prefixos usados com o termo “disciplinaridade”. Utilizamos para a discussão uma visão histórica de interdisciplinaridade para dialogar com o referencial base desta dissertação, que é o educador Paulo Freire. Para promover mais a discussão de tais tipos de abordagem criamos uma oficina em um espaço educacional não tradicional para investigar as possibilidades e os efeitos da interdisciplinaridade nestes educandos e educandas. Na primeira etapa de nossa pesquisa investigamos a visão que os educandos e educandas têm do espaço em que escolhemos trabalhar, que é um Pré-Vestibular Popular, e com isso pudemos perceber o quanto nosso público alvo era de origem humilde, trabalhadora e que procura este espaço para acessar o Ensino Superior. Com isto, utilizamos Paulo Freire para realizar as discussões acerca destes sujeitos. Em um segundo momento, fizemos uma seleção de trechos do romance de Umberto Eco para utilização em uma abordagem interdisciplinar analisando assuntos de interesse educacional, como gênero, intolerância religiosa, filosofia medieval e acesso ao conhecimento. Como etapa final desta dissertação, aplicamos a oficina e percebemos que o diálogo entre as áreas artísticas e científicas pode aproximar os educandos e educandas que não possuem afinidade por alguma das áreas e incentivar a leitura. Além disso, colocamos um olhar crítico sobre nossa abordagem, buscando desconstruir a ideia de que a ciência é constituída por verdades absolutas, usando para isso fontes históricas e filosóficas.
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