Rompendo os muros da sala de aula : o trabalho de campo como uma linguagem no ensino da geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braun, Ani Maria Swarowsky
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/6901
Resumo: O presente estudo é uma análise pedagógica do processo de aprendizagem de Geografia que tem como questão central refletir sobre o ensino da Geografia enfatizando o Trabalho de Campo como metodologia na construção do conhecimento geográfico. Para tanto, investigou-se práticas realizadas no ensino de Geografia em duas escolas públicas de ensino básico e médio de Santa Cruz do Sul: Escola Estadual Estado de Goiás e Escola Estadual Monte Alverne. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas, observações e análises da relação teoria e prática resultante de Trabalhos de Campo realizados durante o ano letivo de 2004. Verificou-se que o TC, enquanto procedimento pedagógico, pode constituir-se na possibilidade de compreensão da complexidade do mundo atual por parte dos alunos, desde que o mesmo seja realizado a partir de uma prática dialógica entre as diferentes disciplinas que compõem o currículo escolar.
id URGS_740036b5ff41bedd9ed8a72f5aa9b01d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6901
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Braun, Ani Maria SwarowskyCallai, Helena Copetti2007-06-06T19:01:40Z2005http://hdl.handle.net/10183/6901000492074O presente estudo é uma análise pedagógica do processo de aprendizagem de Geografia que tem como questão central refletir sobre o ensino da Geografia enfatizando o Trabalho de Campo como metodologia na construção do conhecimento geográfico. Para tanto, investigou-se práticas realizadas no ensino de Geografia em duas escolas públicas de ensino básico e médio de Santa Cruz do Sul: Escola Estadual Estado de Goiás e Escola Estadual Monte Alverne. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas, observações e análises da relação teoria e prática resultante de Trabalhos de Campo realizados durante o ano letivo de 2004. Verificou-se que o TC, enquanto procedimento pedagógico, pode constituir-se na possibilidade de compreensão da complexidade do mundo atual por parte dos alunos, desde que o mesmo seja realizado a partir de uma prática dialógica entre as diferentes disciplinas que compõem o currículo escolar.application/pdfporGeografia : EnsinoGeografia : Trabalho de campoRompendo os muros da sala de aula : o trabalho de campo como uma linguagem no ensino da geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000492074.pdf000492074.pdfTexto completoapplication/pdf3326099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6901/1/000492074.pdf91ab2eea00234929e3c4cb4d039237adMD51TEXT000492074.pdf.txt000492074.pdf.txtExtracted Texttext/plain238124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6901/2/000492074.pdf.txt95f6e3bdb33e37e7e72dcea48baa5d01MD52THUMBNAIL000492074.pdf.jpg000492074.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6901/3/000492074.pdf.jpgd6a3608ecc804dac2f2a3fc0a6115dcbMD5310183/69012018-10-16 08:17:01.43oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6901Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:17:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rompendo os muros da sala de aula : o trabalho de campo como uma linguagem no ensino da geografia
title Rompendo os muros da sala de aula : o trabalho de campo como uma linguagem no ensino da geografia
spellingShingle Rompendo os muros da sala de aula : o trabalho de campo como uma linguagem no ensino da geografia
Braun, Ani Maria Swarowsky
Geografia : Ensino
Geografia : Trabalho de campo
title_short Rompendo os muros da sala de aula : o trabalho de campo como uma linguagem no ensino da geografia
title_full Rompendo os muros da sala de aula : o trabalho de campo como uma linguagem no ensino da geografia
title_fullStr Rompendo os muros da sala de aula : o trabalho de campo como uma linguagem no ensino da geografia
title_full_unstemmed Rompendo os muros da sala de aula : o trabalho de campo como uma linguagem no ensino da geografia
title_sort Rompendo os muros da sala de aula : o trabalho de campo como uma linguagem no ensino da geografia
author Braun, Ani Maria Swarowsky
author_facet Braun, Ani Maria Swarowsky
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braun, Ani Maria Swarowsky
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callai, Helena Copetti
contributor_str_mv Callai, Helena Copetti
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Geografia : Trabalho de campo
topic Geografia : Ensino
Geografia : Trabalho de campo
description O presente estudo é uma análise pedagógica do processo de aprendizagem de Geografia que tem como questão central refletir sobre o ensino da Geografia enfatizando o Trabalho de Campo como metodologia na construção do conhecimento geográfico. Para tanto, investigou-se práticas realizadas no ensino de Geografia em duas escolas públicas de ensino básico e médio de Santa Cruz do Sul: Escola Estadual Estado de Goiás e Escola Estadual Monte Alverne. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas, observações e análises da relação teoria e prática resultante de Trabalhos de Campo realizados durante o ano letivo de 2004. Verificou-se que o TC, enquanto procedimento pedagógico, pode constituir-se na possibilidade de compreensão da complexidade do mundo atual por parte dos alunos, desde que o mesmo seja realizado a partir de uma prática dialógica entre as diferentes disciplinas que compõem o currículo escolar.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:01:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/6901
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000492074
url http://hdl.handle.net/10183/6901
identifier_str_mv 000492074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6901/1/000492074.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6901/2/000492074.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6901/3/000492074.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 91ab2eea00234929e3c4cb4d039237ad
95f6e3bdb33e37e7e72dcea48baa5d01
d6a3608ecc804dac2f2a3fc0a6115dcb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085071118401536