Internacionalização da educação superior e o programa CAPES-PRINT : uma análise da avaliação intermediária do projeto de internacionalização da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Priscila Bearzi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264951
Resumo: Com a influência da globalização na educação superior, a internacionalização institucional está no centro da concepção de programas e políticas com foco no desenvolvimento das habilidades das instituições para melhor aproveitamento de redes globais e de sistemas educacionais cada vez mais integrados. No Brasil, a cooperação internacional em educação superior está relacionada à internacionalização das IES que, por sua vez, estão fortemente atreladas às políticas de Estado. Diante desta contextualização, a intenção deste trabalho foi discutir a respeito da internacionalização da educação superior e do Programa Capes-PrInt por meio da análise da Avaliação Intermediária do Projeto Institucional de Internacionalização da UFRGS. Como principais referências teóricas, esta dissertação apoia-se no trabalho de Morosini, que apresenta diversas concepções sobre internacionalização acadêmica, desde aquelas acerca da relação entre universidade e conhecimento até as que definem como um processo ligado à globalização e seu impacto na educação superior. Conforme Knight, para além das estratégias acadêmicas desse processo, as organizacionais incluem as políticas e a infraestrutura de apoio, que são responsáveis pela institucionalização da internacionalização. Sendo assim, a internacionalização precisa estar presente na universidade como um todo. Tal compreensão está de acordo com o conceito de internacionalização abrangente de Hudzik, em que o processo deve afetar toda comunidade acadêmica, políticas e programas, levando a mudanças estruturais na instituição, para além da mobilidade. A presente dissertação compreende um trabalho com abordagem quali-quantitativa, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória e descritiva que utiliza como fonte de dados recursos bibliográficos e documentais. Os resultados mostraram que os avanços observados com a globalização acadêmica e o lançamento do Programa Capes/PrInt revelam a tendência de que a internacionalização da educação superior no Brasil seja concebida segundo uma perspectiva abrangente, não mais limitada a uma de suas dimensões como a internacionalização do currículo ou a mobilidade acadêmica, mas direcionada às transformações estruturais. De modo geral, o processo de internacionalização da UFRGS não era incipiente, entretanto, a iniciativa do Capes-PrInt estimulou uma reorganização das estratégias ampliando-as a nível estrutural. Após o desenvolvimento do programa na UFRGS durante o período de 2019 a 2021, pode-se concluir que foram implementadas estratégias que tornaram o processo mais integrado, ou seja, o programa teve papel relevante na institucionalização de estratégias de forma global na universidade, embora melhorias ainda sejam necessárias para o pleno cumprimento das ações propostas.
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Como principais referências teóricas, esta dissertação apoia-se no trabalho de Morosini, que apresenta diversas concepções sobre internacionalização acadêmica, desde aquelas acerca da relação entre universidade e conhecimento até as que definem como um processo ligado à globalização e seu impacto na educação superior. Conforme Knight, para além das estratégias acadêmicas desse processo, as organizacionais incluem as políticas e a infraestrutura de apoio, que são responsáveis pela institucionalização da internacionalização. Sendo assim, a internacionalização precisa estar presente na universidade como um todo. Tal compreensão está de acordo com o conceito de internacionalização abrangente de Hudzik, em que o processo deve afetar toda comunidade acadêmica, políticas e programas, levando a mudanças estruturais na instituição, para além da mobilidade. A presente dissertação compreende um trabalho com abordagem quali-quantitativa, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória e descritiva que utiliza como fonte de dados recursos bibliográficos e documentais. Os resultados mostraram que os avanços observados com a globalização acadêmica e o lançamento do Programa Capes/PrInt revelam a tendência de que a internacionalização da educação superior no Brasil seja concebida segundo uma perspectiva abrangente, não mais limitada a uma de suas dimensões como a internacionalização do currículo ou a mobilidade acadêmica, mas direcionada às transformações estruturais. De modo geral, o processo de internacionalização da UFRGS não era incipiente, entretanto, a iniciativa do Capes-PrInt estimulou uma reorganização das estratégias ampliando-as a nível estrutural. Após o desenvolvimento do programa na UFRGS durante o período de 2019 a 2021, pode-se concluir que foram implementadas estratégias que tornaram o processo mais integrado, ou seja, o programa teve papel relevante na institucionalização de estratégias de forma global na universidade, embora melhorias ainda sejam necessárias para o pleno cumprimento das ações propostas.With the influence of globalization in higher education, institutional internationalization is at the center of the programs and policies focused on developing institutions’ abilities to use the increasingly interconnected global networks and educational systems. In Brazil, international cooperation in education is related to the internationalization of higher education institutions, being, therefore, strongly tied to governmental policies. Considering this context, this study aimed to investigate the Project of Institutional Internationalization by the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) using the Intermediate Assessment conducted by the Institutional Program for Internationalization (PrInt) from CAPES. Morosini (2019) was used as the primary theoretical reference on the various concepts of academic internationalization ranging from the role of universities in producing knowledge to the impact of globalization in higher education. According to Knight (2004), besides educational strategies, the effective internationalization of education demands institutional and organizational policies and infrastructure. Thus, the internationalization must be present in the university as a whole. This view corroborates Hudzik's (2011) concept of comprehensive internationalization, which foresees a process involving the entire academic community, policies, and programs to promote structural changes that go beyond the aspect of mobility. This study employed a quali-quantitative approach classified as descriptive exploratory research using documents and bibliographic references as sources. Results point out the progress achieved by the Capes/PrInt towards a comprehensive internationalization structural framework in Brazilian institutions of higher education differing from past practices limited to curricular changes or academic mobility. Overall, UFRGS' internationalization process had already made relevant progress. Nevertheless, the Capes-PrInt initiative sparked the reorganization of strategies leading to significant structural changes. The program's assessment in UFRGS between 2019 and 2022 concluded that the implemented strategies integrated the process, playing a remarkable role in institutionalizing the university's global system. Some opportunities for improvement have also been found to guide future actions and meet UFRGS Institutional Internationalization Project's goals.application/pdfporInternacionalização da educaçãoInternacionalidadeUniversidadesPolíticas públicasHigher educationInternationalizationComprehensive internationalizationInstitutional program for internationalizationBrazilian federal agency for support and evaluation of graduate educationInternacionalização da educação superior e o programa CAPES-PRINT : uma análise da avaliação intermediária do projeto de internacionalização da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176549.pdf.txt001176549.pdf.txtExtracted Texttext/plain237996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264951/2/001176549.pdf.txtb2eb34d05e073f8d65ccbf7f559517dfMD52ORIGINAL001176549.pdfTexto completoapplication/pdf1351674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264951/1/001176549.pdf378947e05ee4adb8161b88c58686b7a9MD5110183/2649512023-09-16 03:40:38.913478oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-16T06:40:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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