Base nacional comum curricular e seus efeitos na docência : o esvaziamento do ofício de professor e o gerencialismo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faleiro, Betina Wiebusch
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274432
Resumo: A presente dissertação é decorrente de uma pesquisa que tem como objetivo geral examinar os efeitos produzidos pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas privadas da cidade de Lajeado/RS. Alinhados a esse objetivo geral estão os seguintes objetivos específicos: compreender os significados atribuídos pelas docentes à elaboração e à instituição da BNCC; descrever práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras com vistas à implementação da BNCC nas escolas privadas em que atuam e analisar as formas de ser docente constituídas pela efetivação da BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de instituições privadas de Lajeado. As bases teóricas que sustentam esta pesquisa vinculam-se ao conceito-ferramenta que Michel Foucault denominou de governamentalidade, amparadas por contribuições de autores pós-estruturalistas, dentre os quais destaco Alfredo da Veiga-Neto (2005; 2007; 2010; 2012; 2013; 2018; 2020), Peter Miller e Nikolas Rose (2012), Paula Sibilia (2012), Maurizio Lazzarato (2014; 2017), Zygmunt Bauman (1998), Gert Biesta (2020) e Sílvio Gallo (2017;2018). O material empírico constitui em enunciações de dez educadoras sobre suas práticas escolares, mobilizadas pela implementação da BNCC. A estratégia analítica utilizada para operar sobre esse material foi a análise do discurso, como proposto por Michel Foucault. Os resultados encontrados foram agrupados em duas unidades de análise: na primeira, denominada de O esvaziamento do ofício de professor, discute-se sobre a teia de inteligibilidade que busca esmaecer a docência, constituindo um sujeito professor (des)territorializado, realocando-o em um outro local, no qual as regras estão bem definidas, dizendo o que e como os alunos devem aprender, e como o docente deve ensinar, garantindo, assim, o funcionamento da racionalidade neoliberal. Na segunda unidade, intitulada O professor como um gerencialista educacional, mostra-se a possibilidade de constituição de um novo sujeito professor, cujo ofício passa a ser reduzido a aprender e a ensinar habilidades e competências com interesse no “saber-fazer”, transformando-o em um técnico que reproduz pacotes pedagógicos para atender as demandas da sociedade neoliberal.
id URGS_77211f5144a35d8311bc6d5ac6d4bdd8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274432
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Faleiro, Betina WiebuschWanderer, Fernanda2024-04-05T06:22:11Z2022http://hdl.handle.net/10183/274432001155578A presente dissertação é decorrente de uma pesquisa que tem como objetivo geral examinar os efeitos produzidos pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas privadas da cidade de Lajeado/RS. Alinhados a esse objetivo geral estão os seguintes objetivos específicos: compreender os significados atribuídos pelas docentes à elaboração e à instituição da BNCC; descrever práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras com vistas à implementação da BNCC nas escolas privadas em que atuam e analisar as formas de ser docente constituídas pela efetivação da BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de instituições privadas de Lajeado. As bases teóricas que sustentam esta pesquisa vinculam-se ao conceito-ferramenta que Michel Foucault denominou de governamentalidade, amparadas por contribuições de autores pós-estruturalistas, dentre os quais destaco Alfredo da Veiga-Neto (2005; 2007; 2010; 2012; 2013; 2018; 2020), Peter Miller e Nikolas Rose (2012), Paula Sibilia (2012), Maurizio Lazzarato (2014; 2017), Zygmunt Bauman (1998), Gert Biesta (2020) e Sílvio Gallo (2017;2018). O material empírico constitui em enunciações de dez educadoras sobre suas práticas escolares, mobilizadas pela implementação da BNCC. A estratégia analítica utilizada para operar sobre esse material foi a análise do discurso, como proposto por Michel Foucault. Os resultados encontrados foram agrupados em duas unidades de análise: na primeira, denominada de O esvaziamento do ofício de professor, discute-se sobre a teia de inteligibilidade que busca esmaecer a docência, constituindo um sujeito professor (des)territorializado, realocando-o em um outro local, no qual as regras estão bem definidas, dizendo o que e como os alunos devem aprender, e como o docente deve ensinar, garantindo, assim, o funcionamento da racionalidade neoliberal. Na segunda unidade, intitulada O professor como um gerencialista educacional, mostra-se a possibilidade de constituição de um novo sujeito professor, cujo ofício passa a ser reduzido a aprender e a ensinar habilidades e competências com interesse no “saber-fazer”, transformando-o em um técnico que reproduz pacotes pedagógicos para atender as demandas da sociedade neoliberal.The present dissertation is the result of a research whose general objective is to examine the effects produced by the implementation of Brazil’s National Common Curricular Base (BNCC) in the teaching of the Initial Years of Elementary School in private schools in the city of Lajeado/RS. Aligned with this general objective are the following specific objectives: to understand the meanings attributed by the educators to the elaboration and institution of the BNCC; to describe pedagogical practices developed by the teachers with a view to implementing the BNCC in the private schools in which they work and to analyze the ways of being a teacher constituted by the implementation of the BNCC in the Initial Years of Elementary School in private institutions in Lajeado. The theoretical bases that support this research are linked to the tool-concept that Michel Foucault called governmentality, supported by contributions from post-structuralist authors, among which I highlight Alfredo da Veiga-Neto (2005; 2007; 2010; 2012; 2013; 2018; 2020), Peter Miller and Nikolas Rose (2012), Paula Sibilia (2012), Maurizio Lazzarato (2014; 2017), Zygmunt Bauman (1998), Gert Biesta (2020) and Silvio Gallo (2017; 2018). The empirical material consists of ten educators' statements about their school practices, mobilized by the implementation of the BNCC. The analytical strategy used to operate on this material was discourse analysis, as proposed by Michel Foucault. The results found were grouped into two units of analysis: in the first, called The emptying of the teaching profession, I discuss the web of intelligibility that seeks to dim teaching, constituting a (de)territorialized teacher subject, expelling him from his territory of law and relocating it to another place, where the rules are well defined, saying what and how students should learn, and how the teacher should teach, thus guaranteeing the functioning of neoliberal rationality. In the second unit, entitled The teacher as an educational managerialist, I discuss the possibility of constituting a new teacher subject, whose job is reduced to learning and teaching skills and competencies with an interest in "know-how", transforming the teacher into a technician which reproduces pedagogical packages to meet the demands of neoliberal society.application/pdfporBase Nacional Comum Curricular (BNCC)CurrículoGovernamentalidadeEnsino privadoGovernmentalityPrivate schoolWays of being a teacherBase nacional comum curricular e seus efeitos na docência : o esvaziamento do ofício de professor e o gerencialismo educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155578.pdf.txt001155578.pdf.txtExtracted Texttext/plain307956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274432/2/001155578.pdf.txt24f1851fc7c52416a9ee707ef3c3da74MD52ORIGINAL001155578.pdfTexto completoapplication/pdf1316910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274432/1/001155578.pdfd27599fdea6f2ee7c485eebe3eafc5f2MD5110183/2744322024-04-06 06:50:10.761165oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-06T09:50:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Base nacional comum curricular e seus efeitos na docência : o esvaziamento do ofício de professor e o gerencialismo educacional
title Base nacional comum curricular e seus efeitos na docência : o esvaziamento do ofício de professor e o gerencialismo educacional
spellingShingle Base nacional comum curricular e seus efeitos na docência : o esvaziamento do ofício de professor e o gerencialismo educacional
Faleiro, Betina Wiebusch
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Currículo
Governamentalidade
Ensino privado
Governmentality
Private school
Ways of being a teacher
title_short Base nacional comum curricular e seus efeitos na docência : o esvaziamento do ofício de professor e o gerencialismo educacional
title_full Base nacional comum curricular e seus efeitos na docência : o esvaziamento do ofício de professor e o gerencialismo educacional
title_fullStr Base nacional comum curricular e seus efeitos na docência : o esvaziamento do ofício de professor e o gerencialismo educacional
title_full_unstemmed Base nacional comum curricular e seus efeitos na docência : o esvaziamento do ofício de professor e o gerencialismo educacional
title_sort Base nacional comum curricular e seus efeitos na docência : o esvaziamento do ofício de professor e o gerencialismo educacional
author Faleiro, Betina Wiebusch
author_facet Faleiro, Betina Wiebusch
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faleiro, Betina Wiebusch
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
contributor_str_mv Wanderer, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Currículo
Governamentalidade
Ensino privado
topic Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Currículo
Governamentalidade
Ensino privado
Governmentality
Private school
Ways of being a teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv Governmentality
Private school
Ways of being a teacher
description A presente dissertação é decorrente de uma pesquisa que tem como objetivo geral examinar os efeitos produzidos pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas privadas da cidade de Lajeado/RS. Alinhados a esse objetivo geral estão os seguintes objetivos específicos: compreender os significados atribuídos pelas docentes à elaboração e à instituição da BNCC; descrever práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras com vistas à implementação da BNCC nas escolas privadas em que atuam e analisar as formas de ser docente constituídas pela efetivação da BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de instituições privadas de Lajeado. As bases teóricas que sustentam esta pesquisa vinculam-se ao conceito-ferramenta que Michel Foucault denominou de governamentalidade, amparadas por contribuições de autores pós-estruturalistas, dentre os quais destaco Alfredo da Veiga-Neto (2005; 2007; 2010; 2012; 2013; 2018; 2020), Peter Miller e Nikolas Rose (2012), Paula Sibilia (2012), Maurizio Lazzarato (2014; 2017), Zygmunt Bauman (1998), Gert Biesta (2020) e Sílvio Gallo (2017;2018). O material empírico constitui em enunciações de dez educadoras sobre suas práticas escolares, mobilizadas pela implementação da BNCC. A estratégia analítica utilizada para operar sobre esse material foi a análise do discurso, como proposto por Michel Foucault. Os resultados encontrados foram agrupados em duas unidades de análise: na primeira, denominada de O esvaziamento do ofício de professor, discute-se sobre a teia de inteligibilidade que busca esmaecer a docência, constituindo um sujeito professor (des)territorializado, realocando-o em um outro local, no qual as regras estão bem definidas, dizendo o que e como os alunos devem aprender, e como o docente deve ensinar, garantindo, assim, o funcionamento da racionalidade neoliberal. Na segunda unidade, intitulada O professor como um gerencialista educacional, mostra-se a possibilidade de constituição de um novo sujeito professor, cujo ofício passa a ser reduzido a aprender e a ensinar habilidades e competências com interesse no “saber-fazer”, transformando-o em um técnico que reproduz pacotes pedagógicos para atender as demandas da sociedade neoliberal.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-05T06:22:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274432
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001155578
url http://hdl.handle.net/10183/274432
identifier_str_mv 001155578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274432/2/001155578.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274432/1/001155578.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 24f1851fc7c52416a9ee707ef3c3da74
d27599fdea6f2ee7c485eebe3eafc5f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085642054402048