Formação continuada de professores : desafios e possibilidades na interface entre universidade e educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Nilson Carlos da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259617
Resumo: Esta tese de doutorado tem por finalidade estudar sobre a Formação Continuada de Professores e os desafios e as possibilidades na interface entre Universidade e Educação Básica. O objetivo foi analisar e compreender os desafios e as possibilidades no processo de Formação Continuada de professores entre 1999 a 2018 na rede pública estadual do Rio Grande do Sul no âmbito da 1ª Coordenadoria Regional de Educação. O problema de investigação partiu da seguinte questão: Para a Formação Continuada de Professores: quais são os principais desafios e possibilidades na interface entre Universidade e Educação Básica? Dessa questão adveio a hipótese de que a Formação Continuada de professores passou por momentos distintos, por vezes ocorrera uma articulação entre a Secretaria da Educação e as Universidades visando esse propósito, outras circunstâncias de intermitências e descontinuidades gerando lacunas que impossibilitam desenvolver e alcançar a qualidade do ensino, bem como de os professores obterem a formação necessária para o exercício da sua profissão. A investigação se desdobrou como pesquisa bibliográfica, documental e empírica, com uso de fontes primárias, secundárias, terciárias e entrevistas semiestruturadas. Aspectos históricos da origem das Universidades ocidentais a Universidade brasileira de hoje foram apresentados por meio de análise bibliográfica e documental, assim como a explicitação de como se instituiu e se apresenta atualmente o Ensino Básico no Brasil e a Formação Continuada de professores. Do sistema de ensino público estadual do Rio Grande do Sul e os desafios e possibilidades da Formação Continuada de professores foram apresentados através das entrevistas realizadas com a interlocução com os gestores da Secretaria Estadual da Educação, Coordenadores das Licenciaturas das Universidades (UFRGS e PUCRS) e com Professores concursados que atuam no mínimo há dez anos na rede pública estadual. Do estudo realizado pode-se compreender que a Formação Continuada de professores nesse período em análise teve momentos de formação considerados importantes pelos professores, a exemplo o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio e a Plataforma Freire por permitir momentos de encontros e aprendizados que contribuíram aos seus quefazeres, mas ao mesmo tempo constatou que a Interface entre as Universidades e a Secretaria Estadual da Educação, sobretudo no âmbito da 1ª CRE caracterizou-se por descontinuidades não assegurando a organicidade desse processo. Isso permitiu formular a tese de que de que a Formação Continuada de professores, sobretudo do Ensino Básico é fundamental e necessária para o desenvolvimento e qualificação desses profissionais. Porém, isso não basta. Faz-se necessária uma Política de Formação Continuada de professores que tenha como seu ponto axial a Interface entre Universidade e Educação Básica, assim como uma relação intrínseca dessa Formação com o Plano de Carreira, e outros aspectos relacionados aos quefazeres docentes no lócus das suas atividades profissionais.
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spelling Rosa, Nilson Carlos daZitkoski, Jaime José2023-06-29T03:29:40Z2023http://hdl.handle.net/10183/259617001170648Esta tese de doutorado tem por finalidade estudar sobre a Formação Continuada de Professores e os desafios e as possibilidades na interface entre Universidade e Educação Básica. O objetivo foi analisar e compreender os desafios e as possibilidades no processo de Formação Continuada de professores entre 1999 a 2018 na rede pública estadual do Rio Grande do Sul no âmbito da 1ª Coordenadoria Regional de Educação. O problema de investigação partiu da seguinte questão: Para a Formação Continuada de Professores: quais são os principais desafios e possibilidades na interface entre Universidade e Educação Básica? Dessa questão adveio a hipótese de que a Formação Continuada de professores passou por momentos distintos, por vezes ocorrera uma articulação entre a Secretaria da Educação e as Universidades visando esse propósito, outras circunstâncias de intermitências e descontinuidades gerando lacunas que impossibilitam desenvolver e alcançar a qualidade do ensino, bem como de os professores obterem a formação necessária para o exercício da sua profissão. A investigação se desdobrou como pesquisa bibliográfica, documental e empírica, com uso de fontes primárias, secundárias, terciárias e entrevistas semiestruturadas. Aspectos históricos da origem das Universidades ocidentais a Universidade brasileira de hoje foram apresentados por meio de análise bibliográfica e documental, assim como a explicitação de como se instituiu e se apresenta atualmente o Ensino Básico no Brasil e a Formação Continuada de professores. Do sistema de ensino público estadual do Rio Grande do Sul e os desafios e possibilidades da Formação Continuada de professores foram apresentados através das entrevistas realizadas com a interlocução com os gestores da Secretaria Estadual da Educação, Coordenadores das Licenciaturas das Universidades (UFRGS e PUCRS) e com Professores concursados que atuam no mínimo há dez anos na rede pública estadual. Do estudo realizado pode-se compreender que a Formação Continuada de professores nesse período em análise teve momentos de formação considerados importantes pelos professores, a exemplo o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio e a Plataforma Freire por permitir momentos de encontros e aprendizados que contribuíram aos seus quefazeres, mas ao mesmo tempo constatou que a Interface entre as Universidades e a Secretaria Estadual da Educação, sobretudo no âmbito da 1ª CRE caracterizou-se por descontinuidades não assegurando a organicidade desse processo. Isso permitiu formular a tese de que de que a Formação Continuada de professores, sobretudo do Ensino Básico é fundamental e necessária para o desenvolvimento e qualificação desses profissionais. Porém, isso não basta. Faz-se necessária uma Política de Formação Continuada de professores que tenha como seu ponto axial a Interface entre Universidade e Educação Básica, assim como uma relação intrínseca dessa Formação com o Plano de Carreira, e outros aspectos relacionados aos quefazeres docentes no lócus das suas atividades profissionais.This doctorate thesis has as a purpose to study the Continuing Formation of Teachers and the challenges and possibilities in the interface between University and Basic Education. The goal was to analyze and comprehend the challenges and possibilities on the process of the Continuing Formation of Teachers between the years of 1999 and 2018 in the state public system of Rio Grande do Sul in the field of the First Education Coordinator. The issue of investigation came from the following matter: For the Continuing Formation of Teachers: What are the main challenges and possibilities in the interface between University and Basic Education? From that matter came the hypothesis that the Continuing Formation of Teachers has been through distinct moments, at times an articulation happened between the Education Department and the Universities viewing this purpose, other circumstances of intermittence and discontinuities create gaps that make it impossible to develop and reach a good quality in education, as well as for the teachers to obtain the required formation in order to practice their profession. The investigation unfolded as a bibliographic, documentary and empiric research, using primary, secondary and tertiary sources and semi-structured interviews. Historical aspects from the origin of western universities to brazilian universities were presented through a bibliographic and documentary analysis, as well as the explanation of how the Basic Education in Brazil and the Continuing Formation of Teachers were instituted and presented nowadays. The state public system of education of Rio Grande do Sul and the challenges and possibilities of the Continuing Formation of Teachers were presented through the interviews made with the interlocution with the administrators of the Education Department of the state, coordinators of the bachelor’s degree in education of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and the Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) and with permanent teachers that teach in the state public system for at least ten years. From this study, it can be understood that the Continuing Formation of Teachers in this period of time in question had moments of formation considered important by the teachers, for example the “Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio” (High School Fortification Pact) and the “Plataforma Freire” (Freire Platform) that allowed moments of meetings and learnings that contributed to its tasks, but at the same stablished that the interface between the Universities and the Education Department, mainly in the field of the first Regional Coordination of Education (CRE) was characterized by discontinuities which do not guarantee the organicity of this process. This allowed to formulate that the thesis of the Continuing Formation of Teachers, mainly the basic education is fundamental and necessary for the development and the qualification of these professionals. However, it is not enough. It is necessary a Continuing Formation of Teachers policy that has as its axial point the interface between University and Basic Education, as well as the intrinsic relation of this formation with the “Plano de Carreira” (Plan of Carreer), and others aspects related to the educational tasks in the lócus of its professional activities.Esta tesis doctoral tiene como objetivo estudiar la Formación Continua del Profesorado y los retos y posibilidades en la interfaz entre Universidad y Educación Básica. El objetivo fue analizar y comprender los desafíos y posibilidades en el proceso de Formación Continuada de los docentes entre 1999 y 2018 en la red pública estatal de Rio Grande do Sul en el ámbito de la 1ª Coordinación Regional de Educación. El problema de investigación partió de la siguiente pregunta: Para la Formación Continuada de Profesores: ¿cuáles son los principales desafíos y posibilidades en la interfaz entre Universidad y Educación Básica? De esta interrogante surgió la hipótesis de que la Formación Continua de los docentes atravesó diferentes momentos, unas veces existió una articulación entre el Secreataría de Educación y las Universidades encaminada a este fin, otras circunstancias de intermitencia y discontinuidades generando brechas que imposibilitan su desarrollo y lograr la calidad de la educación, así como que los docentes obtengan la formación necesaria para el ejercicio de su profesión. La investigación se desarrolló como una investigación bibliográfica, documental y empírica, utilizando fuentes primarias, secundarias, terciarias y entrevistas semiestructuradas. Se presentaron aspectos históricos del origen de las Universidades Occidentales, la Universidad Brasileña de hoy, a través del análisis bibliográfico y documental, así como la explicación de cómo se instituyó y se presenta actualmente la Educación Básica en Brasil y la Formación Continua de los profesores. Desde el sistema de educación pública estatal de Rio Grande do Sul y los desafíos y posibilidades de la Educación Continua de los profesores fueron presentados a través de entrevistas realizadas con los gerentes de la Secretaría de Estado de Educación, Coordinadores de Grados Universitarios (UFRGS y PUCRS) y com Profesores que tengan una antigüedad mínima de diez años en la red pública estatal. Del estudio realizado se puede entender que la Formación Continua de los docentes en este período en análisis tuvo momentos de formación considerados importantes por los docentes, como el Pacto por el Fortalecimiento de la Educación Secundaria y la Plataforma Freire por permitir momentos de encuentro y aprendizajes que contribuyeron a sus tareas, pero al mismo tiempo encontraron que la Interfaz entre las Universidades y la Secretaría de Educación del Estado, especialmente en el ámbito de la 1ª CRE, se caracterizaba por discontinuidades que no aseguraban la organicidad de este proceso. Esto permitió formular la tesis de que la Formación Continuada de los docentes, especialmente en la Educación Básica, es fundamental y necesaria para el desarrollo y calificación de estos profesionales. Sin embargo, esto no es suficiente. Es necesario contar con una Política de Formación Continua Docente que tenga como eje la Interfaz Universidad-Educación Básica, así como una relación intrínseca entre esta Formación y el Plan de Carrera, y demás aspectos relacionados con el quehacer docente en el locus de sus actividades profesionales.application/pdfporProfessorFormação continuadaBasic educationContinuing formation of teachersEducational policiesUniversityEducación básicaFormación continua del profesoradoPolíticas educativasUniversidadFormação continuada de professores : desafios e possibilidades na interface entre universidade e educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170648.pdf.txt001170648.pdf.txtExtracted Texttext/plain946054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259617/2/001170648.pdf.txt20923d3a636e8c87cf6cbc2ad685516cMD52ORIGINAL001170648.pdfTexto completoapplication/pdf3229023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259617/1/001170648.pdf75e20862d946f376c7de5546fa19f2afMD5110183/2596172023-06-30 03:32:23.095745oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-30T06:32:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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