Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/183010 |
Resumo: | Este estudo objetivou identificar, apresentar e analisar, à luz do trabalho imaterial, o trabalho e a estratégia de viver a vida de músico da cena autoral e independente na sociedade do hiperespetáculo. Sua base teórica foi fundamentada sob a noção de trabalho imaterial (GORZ, 2005; GRISCI, 2006; LAZZARATO; NEGRI, 2001), sociedade do espetáculo (DEBORD, 1997) e hiperespetáculo (LIPOVETSKY 2015), indústria musical e cena musical independente (GALLETA 2014; HERSCHMANN, 2012; MAUDONNET, 2015; NETO, 2015; FRANCIS, 2011; VIVEIRO; NAKANO, 2008), e estratégia existencial consumista (BAUMAN, 2008a; BAUMAN; RAUD, 2017). A pesquisa caracterizou-se como exploratória qualitativa e contou com a participação de quatorze músicos da cena autoral e independente que participaram, pelo menos, de um de dois coletivos de músicos da cena autoral e independente de Porto Alegre/RS e que estão ativos na cena. A coleta de dados se deu pela realização de um grupo focal com seis participantes de um dos coletivos mencionados e entrevistas semiestruturadas com outros oito músicos de ambos os coletivos. A análise de conteúdo seguiu orientações de Minayo (2001) e resultou três categorias de análise: (i) (auto)composição e trabalho imaterial: a difícil arte de ser músico da cena autoral e independente; (ii) música e cena autoral e independente; e (iii) estratégia de viver a vida em busca de afinação. O estudo permitiu mostrar o esforço em busca de afinação como estratégia de viver a vida de músico da cena autoral e independente. Algo que se dá em meio a tensão – consentir, resistir – no que diz respeito aos princípios e valores que circulam na cena independente cada vez mais dependente. A estratégia de viver a vida em busca de afinação explicita o debate entre a harmonia e a cacofonia, mostrando-se condizente com a estratégia existencial consumista (BAUMAN, 2008a; BAUMAND; RAUD, 2017). |
id |
URGS_79c217521c2010999e07ce4f420d55f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183010 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Biehl, CarolineGrisci, Carmem Ligia Iochins2018-10-02T02:34:53Z2018http://hdl.handle.net/10183/183010001076128Este estudo objetivou identificar, apresentar e analisar, à luz do trabalho imaterial, o trabalho e a estratégia de viver a vida de músico da cena autoral e independente na sociedade do hiperespetáculo. Sua base teórica foi fundamentada sob a noção de trabalho imaterial (GORZ, 2005; GRISCI, 2006; LAZZARATO; NEGRI, 2001), sociedade do espetáculo (DEBORD, 1997) e hiperespetáculo (LIPOVETSKY 2015), indústria musical e cena musical independente (GALLETA 2014; HERSCHMANN, 2012; MAUDONNET, 2015; NETO, 2015; FRANCIS, 2011; VIVEIRO; NAKANO, 2008), e estratégia existencial consumista (BAUMAN, 2008a; BAUMAN; RAUD, 2017). A pesquisa caracterizou-se como exploratória qualitativa e contou com a participação de quatorze músicos da cena autoral e independente que participaram, pelo menos, de um de dois coletivos de músicos da cena autoral e independente de Porto Alegre/RS e que estão ativos na cena. A coleta de dados se deu pela realização de um grupo focal com seis participantes de um dos coletivos mencionados e entrevistas semiestruturadas com outros oito músicos de ambos os coletivos. A análise de conteúdo seguiu orientações de Minayo (2001) e resultou três categorias de análise: (i) (auto)composição e trabalho imaterial: a difícil arte de ser músico da cena autoral e independente; (ii) música e cena autoral e independente; e (iii) estratégia de viver a vida em busca de afinação. O estudo permitiu mostrar o esforço em busca de afinação como estratégia de viver a vida de músico da cena autoral e independente. Algo que se dá em meio a tensão – consentir, resistir – no que diz respeito aos princípios e valores que circulam na cena independente cada vez mais dependente. A estratégia de viver a vida em busca de afinação explicita o debate entre a harmonia e a cacofonia, mostrando-se condizente com a estratégia existencial consumista (BAUMAN, 2008a; BAUMAND; RAUD, 2017).This study aimed to identify, present and analyze, based on immaterial labor, the work and the strategy of living of the authoral and independent scene musical life in the hyper-spectacle society. Its theoretical basis was grounded on the notion of immaterial labor (GORZ, 2005; GRISCI, 2006; LAZZARATO; NEGRI, 2001), spectacle society (DEBORD, 1997), hyper-spectacle society (LIPOVETSKY 2015), music industry and independent musical scene (GALLETA 2014; HERSCHMANN, 2012; MAUDONNET, 2015; NETO, 2015; FRANCIS, 2011; VIVEIRO; NAKANO, 2008) and existential consumerist strategy (BAUMAN, 2008a, BAUMAND, RAUD, 2017). The research was characterized as qualitative exploratory and reached the participation of fourteen authoral and independent scene musicians who have participated at least in one of two collective of musicians of the authorial and independent scene of Porto Alegre/RS and that are active in the scene . The data collection occurred through a focus group with six participants from one of the mentioned collectives and semi-structured interviews with eight other musicians from both collectives. Content analysis followed Minayo's (2001) instructions and supported three categories of analysis: (i) (self)composition and immaterial labor: the hard art of being authorial and independent scene musician; (ii) music and authorial and independent scene; and (iii) the strategy of living life looking for tuning. The study allowed to show the effort in looking for tuning as a strategy of living the authoral and independent scene musicians life. Something that occurs through the tension – consenting, resisting – regarding to the principles and values that circulate in the independent scene, increasingly dependent. The strategy of living life looking for tuning explicitly explains the debate between harmony and cacophony, showing itself to consistent with the existential consumerist strategy (BAUMAN, 2008a; BAUMAND, RAUD, 2017).application/pdfporTrabalho imaterialMúsicoEstilo de vidaImmaterial LaborStrategy of living lifeAuthorial and Independent Scene MusiciansIndependent Musical SceneTrabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076128.pdfTexto completoapplication/pdf1716920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183010/1/001076128.pdf22f071122ec9800db4c624f37dbe690fMD51TEXT001076128.pdf.txt001076128.pdf.txtExtracted Texttext/plain243554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183010/2/001076128.pdf.txtb1d2b4bd83242db178d472bafdb7d7b5MD52THUMBNAIL001076128.pdf.jpg001076128.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183010/3/001076128.pdf.jpg40c74eef4c8fecac524f6a86686cad50MD5310183/1830102018-10-05 08:03:00.218oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183010Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente |
title |
Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente |
spellingShingle |
Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente Biehl, Caroline Trabalho imaterial Músico Estilo de vida Immaterial Labor Strategy of living life Authorial and Independent Scene Musicians Independent Musical Scene |
title_short |
Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente |
title_full |
Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente |
title_fullStr |
Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente |
title_full_unstemmed |
Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente |
title_sort |
Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente |
author |
Biehl, Caroline |
author_facet |
Biehl, Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biehl, Caroline |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grisci, Carmem Ligia Iochins |
contributor_str_mv |
Grisci, Carmem Ligia Iochins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho imaterial Músico Estilo de vida |
topic |
Trabalho imaterial Músico Estilo de vida Immaterial Labor Strategy of living life Authorial and Independent Scene Musicians Independent Musical Scene |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Immaterial Labor Strategy of living life Authorial and Independent Scene Musicians Independent Musical Scene |
description |
Este estudo objetivou identificar, apresentar e analisar, à luz do trabalho imaterial, o trabalho e a estratégia de viver a vida de músico da cena autoral e independente na sociedade do hiperespetáculo. Sua base teórica foi fundamentada sob a noção de trabalho imaterial (GORZ, 2005; GRISCI, 2006; LAZZARATO; NEGRI, 2001), sociedade do espetáculo (DEBORD, 1997) e hiperespetáculo (LIPOVETSKY 2015), indústria musical e cena musical independente (GALLETA 2014; HERSCHMANN, 2012; MAUDONNET, 2015; NETO, 2015; FRANCIS, 2011; VIVEIRO; NAKANO, 2008), e estratégia existencial consumista (BAUMAN, 2008a; BAUMAN; RAUD, 2017). A pesquisa caracterizou-se como exploratória qualitativa e contou com a participação de quatorze músicos da cena autoral e independente que participaram, pelo menos, de um de dois coletivos de músicos da cena autoral e independente de Porto Alegre/RS e que estão ativos na cena. A coleta de dados se deu pela realização de um grupo focal com seis participantes de um dos coletivos mencionados e entrevistas semiestruturadas com outros oito músicos de ambos os coletivos. A análise de conteúdo seguiu orientações de Minayo (2001) e resultou três categorias de análise: (i) (auto)composição e trabalho imaterial: a difícil arte de ser músico da cena autoral e independente; (ii) música e cena autoral e independente; e (iii) estratégia de viver a vida em busca de afinação. O estudo permitiu mostrar o esforço em busca de afinação como estratégia de viver a vida de músico da cena autoral e independente. Algo que se dá em meio a tensão – consentir, resistir – no que diz respeito aos princípios e valores que circulam na cena independente cada vez mais dependente. A estratégia de viver a vida em busca de afinação explicita o debate entre a harmonia e a cacofonia, mostrando-se condizente com a estratégia existencial consumista (BAUMAN, 2008a; BAUMAND; RAUD, 2017). |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-02T02:34:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/183010 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001076128 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/183010 |
identifier_str_mv |
001076128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183010/1/001076128.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183010/2/001076128.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183010/3/001076128.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22f071122ec9800db4c624f37dbe690f b1d2b4bd83242db178d472bafdb7d7b5 40c74eef4c8fecac524f6a86686cad50 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085456717545472 |