A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Bruno dos Anjos Soeiro de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211946
Resumo: O tema da pesquisa está relacionado à cena da música independente no Rio Grande do Sul e o papel da comunicação estratégica nos projetos artísticos dos artistas nesse cenário. Para tanto, o problema que guia a pesquisa é: como produtores e artistas da cena musical independente do Rio Grande do Sul entendem e executam a comunicação estratégica de seus projetos artísticos? Foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e entrevista em profundidade semi-estruturada com quatro profissionais atuantes na comunicação de projetos artísticos da cena musical independente do Rio Grande do Sul. No segundo capítulo, são trazidos apontamentos a respeito do funcionamento indústria fonográfica, aprofundando as mudanças por ela sofridas nas últimas duas décadas – especialmente com base em Herschmann (2011) e Nakano (2010). O terceiro capítulo é destinado a apresentar os conceitos referentes à comunicação estratégica, em primeiro momento passando por suas definições mais gerais, a partir de uma abordagem sob o âmbito das organizações de acordo com Bueno (2005), Carrillo (2014) e Baldissera (2009). Após, estratégias adotadas especificamente no cenário musical são apresentadas conforme Vincente e De Marchi (2014) e Galletta (2011). Os resultados da pesquisa apontam que a comunicação desenvolvida pelos produtores e músico-empreendedores no contexto da cena musical independente do Rio Grande do Sul podem ser considerados estratégicos e tem como seu principal objetivo a promoção das identidades dos projetos artísticos.
id UFRGS-2_b8f112892e326a84b9793556c16147d0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211946
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Bruno dos Anjos Soeiro deSgorla, Fabiane2020-07-16T03:38:26Z2019http://hdl.handle.net/10183/211946001116088O tema da pesquisa está relacionado à cena da música independente no Rio Grande do Sul e o papel da comunicação estratégica nos projetos artísticos dos artistas nesse cenário. Para tanto, o problema que guia a pesquisa é: como produtores e artistas da cena musical independente do Rio Grande do Sul entendem e executam a comunicação estratégica de seus projetos artísticos? Foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e entrevista em profundidade semi-estruturada com quatro profissionais atuantes na comunicação de projetos artísticos da cena musical independente do Rio Grande do Sul. No segundo capítulo, são trazidos apontamentos a respeito do funcionamento indústria fonográfica, aprofundando as mudanças por ela sofridas nas últimas duas décadas – especialmente com base em Herschmann (2011) e Nakano (2010). O terceiro capítulo é destinado a apresentar os conceitos referentes à comunicação estratégica, em primeiro momento passando por suas definições mais gerais, a partir de uma abordagem sob o âmbito das organizações de acordo com Bueno (2005), Carrillo (2014) e Baldissera (2009). Após, estratégias adotadas especificamente no cenário musical são apresentadas conforme Vincente e De Marchi (2014) e Galletta (2011). Os resultados da pesquisa apontam que a comunicação desenvolvida pelos produtores e músico-empreendedores no contexto da cena musical independente do Rio Grande do Sul podem ser considerados estratégicos e tem como seu principal objetivo a promoção das identidades dos projetos artísticos.The theme of this research is related to the independent music scene in Rio Grande do Sul and the strategic communication role in the artistic projects in this scenario. Therefore, the problem that guides the monography is: How do producers and artists of the independent music scene in Rio Grande do Sul understand and execute the strategic communication of their artistic projects? The utilized methods were bibliographic research and semi-structured in-depth interviews with four professionals, who work in the communication of artistic projects in the independent scene of Rio Grande do Sul. In the second chapter, indicators are presented regarding the phonographic functioning of the industry, deepening the changes it has undergone in the last two decades - especially based on Herschmann (2011) and Nakano (2010). The third chapter aims to present the concepts related to strategic communication, at first going through its more general definitions, from an approach under the organizations scenario according to Bueno (2005), Carrillo (2014) and Baldissera (2009) Afterwards, strategies adopted specifically in the music scene are considered according to Vincente and De Marchi (2014) and Galletta (2011). The research results show that the communications developed by the producers and musician-entrepreneurs in the context of the independent music scene of Rio Grande do Sul can be considered strategic and its main objective is to promote the identities of the artistic projects.application/pdfporEstratégia de comunicaçãoMúsica independenteIndependent MusicIndependent Music SceneStrategic CommunicationPlanningA comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116088.pdf.txt001116088.pdf.txtExtracted Texttext/plain168558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211946/2/001116088.pdf.txt66956c3f8a0745f70f2e101f7c1b8af7MD52ORIGINAL001116088.pdfTexto completoapplication/pdf718570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211946/1/001116088.pdf89a83474d19717b7f06f2bd2f15217fdMD5110183/2119462021-03-09 04:30:51.826994oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211946Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:30:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul
title A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul
spellingShingle A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul
Souza, Bruno dos Anjos Soeiro de
Estratégia de comunicação
Música independente
Independent Music
Independent Music Scene
Strategic Communication
Planning
title_short A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul
title_full A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul
title_fullStr A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul
title_sort A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul
author Souza, Bruno dos Anjos Soeiro de
author_facet Souza, Bruno dos Anjos Soeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Bruno dos Anjos Soeiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sgorla, Fabiane
contributor_str_mv Sgorla, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de comunicação
Música independente
topic Estratégia de comunicação
Música independente
Independent Music
Independent Music Scene
Strategic Communication
Planning
dc.subject.eng.fl_str_mv Independent Music
Independent Music Scene
Strategic Communication
Planning
description O tema da pesquisa está relacionado à cena da música independente no Rio Grande do Sul e o papel da comunicação estratégica nos projetos artísticos dos artistas nesse cenário. Para tanto, o problema que guia a pesquisa é: como produtores e artistas da cena musical independente do Rio Grande do Sul entendem e executam a comunicação estratégica de seus projetos artísticos? Foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e entrevista em profundidade semi-estruturada com quatro profissionais atuantes na comunicação de projetos artísticos da cena musical independente do Rio Grande do Sul. No segundo capítulo, são trazidos apontamentos a respeito do funcionamento indústria fonográfica, aprofundando as mudanças por ela sofridas nas últimas duas décadas – especialmente com base em Herschmann (2011) e Nakano (2010). O terceiro capítulo é destinado a apresentar os conceitos referentes à comunicação estratégica, em primeiro momento passando por suas definições mais gerais, a partir de uma abordagem sob o âmbito das organizações de acordo com Bueno (2005), Carrillo (2014) e Baldissera (2009). Após, estratégias adotadas especificamente no cenário musical são apresentadas conforme Vincente e De Marchi (2014) e Galletta (2011). Os resultados da pesquisa apontam que a comunicação desenvolvida pelos produtores e músico-empreendedores no contexto da cena musical independente do Rio Grande do Sul podem ser considerados estratégicos e tem como seu principal objetivo a promoção das identidades dos projetos artísticos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-16T03:38:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211946
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116088
url http://hdl.handle.net/10183/211946
identifier_str_mv 001116088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211946/2/001116088.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211946/1/001116088.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 66956c3f8a0745f70f2e101f7c1b8af7
89a83474d19717b7f06f2bd2f15217fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224596538523648