Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biehl, Caroline
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183010
Resumo: Este estudo objetivou identificar, apresentar e analisar, à luz do trabalho imaterial, o trabalho e a estratégia de viver a vida de músico da cena autoral e independente na sociedade do hiperespetáculo. Sua base teórica foi fundamentada sob a noção de trabalho imaterial (GORZ, 2005; GRISCI, 2006; LAZZARATO; NEGRI, 2001), sociedade do espetáculo (DEBORD, 1997) e hiperespetáculo (LIPOVETSKY 2015), indústria musical e cena musical independente (GALLETA 2014; HERSCHMANN, 2012; MAUDONNET, 2015; NETO, 2015; FRANCIS, 2011; VIVEIRO; NAKANO, 2008), e estratégia existencial consumista (BAUMAN, 2008a; BAUMAN; RAUD, 2017). A pesquisa caracterizou-se como exploratória qualitativa e contou com a participação de quatorze músicos da cena autoral e independente que participaram, pelo menos, de um de dois coletivos de músicos da cena autoral e independente de Porto Alegre/RS e que estão ativos na cena. A coleta de dados se deu pela realização de um grupo focal com seis participantes de um dos coletivos mencionados e entrevistas semiestruturadas com outros oito músicos de ambos os coletivos. A análise de conteúdo seguiu orientações de Minayo (2001) e resultou três categorias de análise: (i) (auto)composição e trabalho imaterial: a difícil arte de ser músico da cena autoral e independente; (ii) música e cena autoral e independente; e (iii) estratégia de viver a vida em busca de afinação. O estudo permitiu mostrar o esforço em busca de afinação como estratégia de viver a vida de músico da cena autoral e independente. Algo que se dá em meio a tensão – consentir, resistir – no que diz respeito aos princípios e valores que circulam na cena independente cada vez mais dependente. A estratégia de viver a vida em busca de afinação explicita o debate entre a harmonia e a cacofonia, mostrando-se condizente com a estratégia existencial consumista (BAUMAN, 2008a; BAUMAND; RAUD, 2017).
id URGS_79c217521c2010999e07ce4f420d55f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183010
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Biehl, CarolineGrisci, Carmem Ligia Iochins2018-10-02T02:34:53Z2018http://hdl.handle.net/10183/183010001076128Este estudo objetivou identificar, apresentar e analisar, à luz do trabalho imaterial, o trabalho e a estratégia de viver a vida de músico da cena autoral e independente na sociedade do hiperespetáculo. Sua base teórica foi fundamentada sob a noção de trabalho imaterial (GORZ, 2005; GRISCI, 2006; LAZZARATO; NEGRI, 2001), sociedade do espetáculo (DEBORD, 1997) e hiperespetáculo (LIPOVETSKY 2015), indústria musical e cena musical independente (GALLETA 2014; HERSCHMANN, 2012; MAUDONNET, 2015; NETO, 2015; FRANCIS, 2011; VIVEIRO; NAKANO, 2008), e estratégia existencial consumista (BAUMAN, 2008a; BAUMAN; RAUD, 2017). A pesquisa caracterizou-se como exploratória qualitativa e contou com a participação de quatorze músicos da cena autoral e independente que participaram, pelo menos, de um de dois coletivos de músicos da cena autoral e independente de Porto Alegre/RS e que estão ativos na cena. A coleta de dados se deu pela realização de um grupo focal com seis participantes de um dos coletivos mencionados e entrevistas semiestruturadas com outros oito músicos de ambos os coletivos. A análise de conteúdo seguiu orientações de Minayo (2001) e resultou três categorias de análise: (i) (auto)composição e trabalho imaterial: a difícil arte de ser músico da cena autoral e independente; (ii) música e cena autoral e independente; e (iii) estratégia de viver a vida em busca de afinação. O estudo permitiu mostrar o esforço em busca de afinação como estratégia de viver a vida de músico da cena autoral e independente. Algo que se dá em meio a tensão – consentir, resistir – no que diz respeito aos princípios e valores que circulam na cena independente cada vez mais dependente. A estratégia de viver a vida em busca de afinação explicita o debate entre a harmonia e a cacofonia, mostrando-se condizente com a estratégia existencial consumista (BAUMAN, 2008a; BAUMAND; RAUD, 2017).This study aimed to identify, present and analyze, based on immaterial labor, the work and the strategy of living of the authoral and independent scene musical life in the hyper-spectacle society. Its theoretical basis was grounded on the notion of immaterial labor (GORZ, 2005; GRISCI, 2006; LAZZARATO; NEGRI, 2001), spectacle society (DEBORD, 1997), hyper-spectacle society (LIPOVETSKY 2015), music industry and independent musical scene (GALLETA 2014; HERSCHMANN, 2012; MAUDONNET, 2015; NETO, 2015; FRANCIS, 2011; VIVEIRO; NAKANO, 2008) and existential consumerist strategy (BAUMAN, 2008a, BAUMAND, RAUD, 2017). The research was characterized as qualitative exploratory and reached the participation of fourteen authoral and independent scene musicians who have participated at least in one of two collective of musicians of the authorial and independent scene of Porto Alegre/RS and that are active in the scene . The data collection occurred through a focus group with six participants from one of the mentioned collectives and semi-structured interviews with eight other musicians from both collectives. Content analysis followed Minayo's (2001) instructions and supported three categories of analysis: (i) (self)composition and immaterial labor: the hard art of being authorial and independent scene musician; (ii) music and authorial and independent scene; and (iii) the strategy of living life looking for tuning. The study allowed to show the effort in looking for tuning as a strategy of living the authoral and independent scene musicians life. Something that occurs through the tension – consenting, resisting – regarding to the principles and values that circulate in the independent scene, increasingly dependent. The strategy of living life looking for tuning explicitly explains the debate between harmony and cacophony, showing itself to consistent with the existential consumerist strategy (BAUMAN, 2008a; BAUMAND, RAUD, 2017).application/pdfporTrabalho imaterialMúsicoEstilo de vidaImmaterial LaborStrategy of living lifeAuthorial and Independent Scene MusiciansIndependent Musical SceneTrabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076128.pdfTexto completoapplication/pdf1716920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183010/1/001076128.pdf22f071122ec9800db4c624f37dbe690fMD51TEXT001076128.pdf.txt001076128.pdf.txtExtracted Texttext/plain243554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183010/2/001076128.pdf.txtb1d2b4bd83242db178d472bafdb7d7b5MD52THUMBNAIL001076128.pdf.jpg001076128.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183010/3/001076128.pdf.jpg40c74eef4c8fecac524f6a86686cad50MD5310183/1830102018-10-05 08:03:00.218oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183010Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente
title Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente
spellingShingle Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente
Biehl, Caroline
Trabalho imaterial
Músico
Estilo de vida
Immaterial Labor
Strategy of living life
Authorial and Independent Scene Musicians
Independent Musical Scene
title_short Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente
title_full Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente
title_fullStr Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente
title_full_unstemmed Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente
title_sort Trabalho imaterial e estratégia de viver a vida em busca de afinação : o músico da cena autoral e independente
author Biehl, Caroline
author_facet Biehl, Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biehl, Caroline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grisci, Carmem Ligia Iochins
contributor_str_mv Grisci, Carmem Ligia Iochins
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho imaterial
Músico
Estilo de vida
topic Trabalho imaterial
Músico
Estilo de vida
Immaterial Labor
Strategy of living life
Authorial and Independent Scene Musicians
Independent Musical Scene
dc.subject.eng.fl_str_mv Immaterial Labor
Strategy of living life
Authorial and Independent Scene Musicians
Independent Musical Scene
description Este estudo objetivou identificar, apresentar e analisar, à luz do trabalho imaterial, o trabalho e a estratégia de viver a vida de músico da cena autoral e independente na sociedade do hiperespetáculo. Sua base teórica foi fundamentada sob a noção de trabalho imaterial (GORZ, 2005; GRISCI, 2006; LAZZARATO; NEGRI, 2001), sociedade do espetáculo (DEBORD, 1997) e hiperespetáculo (LIPOVETSKY 2015), indústria musical e cena musical independente (GALLETA 2014; HERSCHMANN, 2012; MAUDONNET, 2015; NETO, 2015; FRANCIS, 2011; VIVEIRO; NAKANO, 2008), e estratégia existencial consumista (BAUMAN, 2008a; BAUMAN; RAUD, 2017). A pesquisa caracterizou-se como exploratória qualitativa e contou com a participação de quatorze músicos da cena autoral e independente que participaram, pelo menos, de um de dois coletivos de músicos da cena autoral e independente de Porto Alegre/RS e que estão ativos na cena. A coleta de dados se deu pela realização de um grupo focal com seis participantes de um dos coletivos mencionados e entrevistas semiestruturadas com outros oito músicos de ambos os coletivos. A análise de conteúdo seguiu orientações de Minayo (2001) e resultou três categorias de análise: (i) (auto)composição e trabalho imaterial: a difícil arte de ser músico da cena autoral e independente; (ii) música e cena autoral e independente; e (iii) estratégia de viver a vida em busca de afinação. O estudo permitiu mostrar o esforço em busca de afinação como estratégia de viver a vida de músico da cena autoral e independente. Algo que se dá em meio a tensão – consentir, resistir – no que diz respeito aos princípios e valores que circulam na cena independente cada vez mais dependente. A estratégia de viver a vida em busca de afinação explicita o debate entre a harmonia e a cacofonia, mostrando-se condizente com a estratégia existencial consumista (BAUMAN, 2008a; BAUMAND; RAUD, 2017).
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-02T02:34:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183010
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001076128
url http://hdl.handle.net/10183/183010
identifier_str_mv 001076128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183010/1/001076128.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183010/2/001076128.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183010/3/001076128.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 22f071122ec9800db4c624f37dbe690f
b1d2b4bd83242db178d472bafdb7d7b5
40c74eef4c8fecac524f6a86686cad50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085456717545472