Auto-eficácia geral e auto-relato de falhas de memória prospectiva e retrospectiva em adultos e idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benites, Daniela
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14288
Resumo: O estudo do auto-relato de falhas de memória pode colaborar para o campo de investigação da qualidade de vida e de perda de memória, principalmente entre idosos. Sendo que percepção de auto-eficácia de memória é relacionada à capacidade de memória, questionou-se quais seriam as associações entre autoeficácia geral e o auto-relato de falhas de memória geral, prospectiva e retrospectiva a partir de dois estudos. O primeiro apresenta a tradução, adaptação e validação para o português do Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PRMQ) (Smith e cols., 2000). A amostra constou de 642 participantes com idade entre 16 e 81 anos (26,62±13,89). Análises fatoriais apontaram que dos 16 itens do PRMQ, somente oito apresentaram validade de construto. Após a adição de dois itens divididos, obteve-se a validade convergente e discriminante em uma amostra de 38 participantes com idade entre 60 e 81 anos (69,03±5,28). O PRMQ-10 é apresentado como válido e fidedigno na sua composição reduzida, com cinco itens para cada uma das escalas: prospectiva e retrospectiva. Para o segundo estudo, foram investigadas as relações entre o autorelato de falhas de memória (prospectiva e retrospectiva), com auto-eficácia geral, idade, escolaridade e sexo. Os participantes foram os mesmos do primeiro estudo. Análises de regressão hierárquica e de covariância revelaram que o auto-relato de falhas de memória prospectiva está mais fortemente associado à auto-eficácia geral. Contrariamente, o auto-relato de falhas de memória retrospectiva apresentou maior associação com escolaridade e idade. São discutidos pontos de reciprocidade entre o auto-relato de falhas de memória e avaliações de desempenho de memória.
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spelling Benites, DanielaGomes, William Barbosa2008-10-11T04:12:58Z2006http://hdl.handle.net/10183/14288000662147O estudo do auto-relato de falhas de memória pode colaborar para o campo de investigação da qualidade de vida e de perda de memória, principalmente entre idosos. Sendo que percepção de auto-eficácia de memória é relacionada à capacidade de memória, questionou-se quais seriam as associações entre autoeficácia geral e o auto-relato de falhas de memória geral, prospectiva e retrospectiva a partir de dois estudos. O primeiro apresenta a tradução, adaptação e validação para o português do Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PRMQ) (Smith e cols., 2000). A amostra constou de 642 participantes com idade entre 16 e 81 anos (26,62±13,89). Análises fatoriais apontaram que dos 16 itens do PRMQ, somente oito apresentaram validade de construto. Após a adição de dois itens divididos, obteve-se a validade convergente e discriminante em uma amostra de 38 participantes com idade entre 60 e 81 anos (69,03±5,28). O PRMQ-10 é apresentado como válido e fidedigno na sua composição reduzida, com cinco itens para cada uma das escalas: prospectiva e retrospectiva. Para o segundo estudo, foram investigadas as relações entre o autorelato de falhas de memória (prospectiva e retrospectiva), com auto-eficácia geral, idade, escolaridade e sexo. Os participantes foram os mesmos do primeiro estudo. Análises de regressão hierárquica e de covariância revelaram que o auto-relato de falhas de memória prospectiva está mais fortemente associado à auto-eficácia geral. Contrariamente, o auto-relato de falhas de memória retrospectiva apresentou maior associação com escolaridade e idade. São discutidos pontos de reciprocidade entre o auto-relato de falhas de memória e avaliações de desempenho de memória.Studies concerning self-reported memory failures can contribute to investigations about quality of life field and memory loss, mainly among elders. Once general self-efficacy has been indicated as an intervenient factor in memory tasks, it was aimed to investigate the association between general self-efficacy and self-report of general, prospective and retrospective memory failures. The first study presents the Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PRMQ) (Smith e cols., 2000) translation into Portuguese and psychometric validation. The sample was 642 participants aged between 16 and 81 years old (26,62±13,89). Factorial analysis showed construct validity of eight in 16 items. Two divided items were added to the retrospective factor, and convergent and concurrent validity were established in a sample of 38 participants aged between 60 and 81 years old (69,03±5,28). Thus, the Portuguese version of PRMQ showed validity and confidence with 10 items, five on each scale: prospective and retrospective. In the second study, performed with the same sample, are presented relations among self-reported memory failures (prospective and retrospective), general selfefficacy, age, years of formal education and gender. Analysis of hierarchical regression and covariance revealed a strong association between self-reported prospective memory failures and general self-efficacy. By contrast, the selfreported retrospective memory failures showed a strong association with years of education and age. As a further result, reciprocity between memory complaints and experimental results in memory tasks is discussed.application/pdfporMemóriaPsicometriaValidade dos testesAutoeficáciaAutorrelatoDiferenças de idadeSelf-reportProspective memoryGeneral self-efficacyAuto-eficácia geral e auto-relato de falhas de memória prospectiva e retrospectiva em adultos e idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento (até 2007)Porto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000662147.pdf000662147.pdfTexto completoapplication/pdf388105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14288/1/000662147.pdf1ade8512cb4e14bfeec504d74e520cffMD51TEXT000662147.pdf.txt000662147.pdf.txtExtracted Texttext/plain161015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14288/2/000662147.pdf.txtc95d91bca533ef22d9e9b2e0c480dba1MD52THUMBNAIL000662147.pdf.jpg000662147.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14288/3/000662147.pdf.jpg30db1fb23ef3562b1fc46bda33b6fda5MD5310183/142882023-08-02 03:33:41.644292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14288Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-02T06:33:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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